segunda-feira, 22 de julho de 2019

Apocalipse 20:1-2

Apocalipse 20:1-2 - E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E VI DESCER DO CÉU UM ANJO. Geralmente, quando o escritor tem a intenção de falar sobre um novo evento, ele afirma ter ouvido ou visto, tudo aquilo que ele passa a descrever. De forma que, neste caso, o vidente João passa a ver um anjo que veio do céu. Este céu, sobre o qual João se reporta, diz respeito a própria presença de Deus, o seu lugar altíssimo, onde está o seu trono. É grande o envolvimento dos anjos de Deus, nos eventos próprios em que o livro do Apocalipse revela para os últimos dias.

QUE TINHA A CHAVE. Essa é uma expressão que nos fala sobre o poder e autoridade de resolução. Este anjo que desceu do céu, ou seja, da presença mesmo do Deus Todo-poderoso, veio com poder outorgado do trono Daquele que está assentado no mais alto e sublime trono, Neste caso, a chave é um instrumento que tem o poder de abrir uma porta ou um espaço que dá lugar para outro, o que fica entendido em seguida.

DO ABISMO. O que é este abismo, sobre o qual se refere o vidente João? De acordo com o pensamento comum, do homem natural, é um buraco sem fundo, algo que não tem fim. Já para a crença dos judeus, este abismo quer dizer, hades, um buraco profundo, que chega ao centro do globo terrestre. Já para o pensamento do cristianismo, este abismo fala a respeito de inferno, que é a mesma coisa que hades.

E UMA GRANDE CADEIA NA MÃO. João teve a visão de um anjo poderoso da parte do reino de Deus, que estava com uma grande cadeia na mão. A título de hoje, essa cadeia seria uma algema, para manietar ou imobilizar um elemento perigo, a fim de que ele não faça mal a autoridade policial. Quando João fala de “grande cadeia”, não é a questão do tamanho, mas sim, do quanto é forte, inviolável e segura tal cadeia.

ELE PRENDEU O DRAGÃO. Este é chamado de grande dragão vermelho, conforme Apocalipse 12:3 - E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. Não somente as crenças judaicas e cristãs pintam Satanás como um animal diabólico, mais também as culturas pagãs em suas esculturas assim procedem de igual modo.

A ANTIGA SERPENTE, QUE É O DIABO E SATANÁS. Quando João fala a respeito da antiga serpente, ele está falando da serpente que enganou a Eva, esta serpente que era a personificação de Satanás, assim chamado de acordo com o hebraico, mas que é o mesmo diabo, classificado pelo grego do Novo Testamento. De forma que, João não está falando de três pessoas, mas sim da mesma personagem maligna que caiu do céu.

E AMARROU-O POR MIL ANOS. O que fez o anjo de Deus com o diabo? Primeiro, prendeu o inimigo do reino de Deus, o imobilizou com algumas fortes e invioláveis, depois, o lançou no abismo para que fique preso por mil anos. Esses mil anos, corresponde ao governo milenial de Cristo sobre a terra. Com isso, João nos ensina que durante o governo do Filho de Deus, não haverá manifestação do diabo sobre a terra, porque este anjo das trevas estará imobilizado e preso no abismo ou inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...