quarta-feira, 31 de julho de 2019

Atos 1:18

Atos 1:18 - Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
ADQUIRIU UM CAMPO. Mateus 27:6-10 - E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros. Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue. Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor determinou.

O GALARDÃO DA INIQUIDADE. O Sacerdote comprou um campo com as trintas moedas de prata que Judas jogou dentro do templo nos pés dos príncipes dos Sacerdotes. Esse terreno foi adquirido com o galardão da iniquidade. Ou seja, um lugar que ficou conhecido como campo de sangue foi comprado com a recompensa de sua maldade em derramar sangue inocente. É tanto que ele se apresentou aos príncipes dos sacerdotes dizendo: Pequei traindo sangue inocente. Este local ficou sendo utilizado como cemitério para sepultar os que são culpados de derramamento de sangue.

PRECIPITANDO-SE. Mateus 27:3-5 - Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. Tem determinados tipos de arrependimentos que é tarde demais, porque o estrago já tem sido irreparável. Houve remorso na alma do traidor, Todavia, o que ele tinha feito, não tinha como se desfazer.

REBENTOU PELO MEIO. Existem várias narrativas a respeito da morte de Judas Iscariotes. A bíblia revela que ele tomado por um grande remorso, depois de ter jogado o dinheiro aos pés dos príncipes dos sacerdotes, se retirou e se enforcou. E ao que tudo indica ele ficou pendurado aonde tinha se enforcado. Nem seus parentes nem conhecidos foram tirá-lo para sepultá-lo, dada à crueldade que ele tinha praticado contra o inocente Jesus.

TODAS AS SUAS ENTRANHAS SE DERRAMARAM. Como ele não foi retirado e ficou dias pendurado, certamente levando sol, foi inchando e ao mesmo tempo se decompondo como acontece com todo cadáver. E de tanto ficar inchado se partiu ao meio, com isso suas entranhas se derramaram. As consequências pela sua maldade contra um inocente resultaram em uma morte horrorosa e terminou apodrecendo ao relento.

JUDAS FOI USADO PELO INIMIGO PARA TRAIR A CRISTO. Lucas 22:3 - Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze. João 6:70-71 - Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo. E isto dizia ele, de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze. João 13:2 - E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse.

Atos 1:17

Atos 1:17 - Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério..
PEDRO ESTÁ FALANDO SOBRE JUDAS ISCARIOTES. Homem de Queriote (Queriote Hezrom). Um dos doze apóstolos, o que traiu Jesus Cristo. É chamado o filho de Simão Iscariotes (João 6. 71). O seu caráter, com o resultado final, foi sempre do conhecimento de Jesus (João 6.64). A sua fraqueza logo se manifestou na cena da unção em Betânia (Jo 12.4,5). A convivência de Cristo com Judas de forma a nunca repudiá-lo nos ensina de que precisamos conviver com todo tipo de gente, até mesmo com aquelas pessoas que sabemos que mais cedo ou mais tarde vai nos decepcionar.

A OPORTUNIDADE DESPERDIÇADA. Judas Iscariotes teve a melhor de todas as oportunidades que a vida pode oferecer a um ser humano. Ele viveu ao lado de Cristo durante mais de três anos. Teve o privilégio de ver com os próprios olhos os inumeráveis milagres de o Senhor Jesus realizou. Teve a feliz chance de ouvir os mais profundos e edificantes ensinos da parte do Grande Mestre e Rabi, Jesus de Nazaré. Vivenciou as obras de Deus no dia a dia feitas pelo Deus homem. Certamente tinha o pleno conhecimento de que Jesus era o Messias prometido profeticamente por Deus.

FOI CONTADO COM OS DOZE. Varias são as referencias que falam sobre a relação dos doze apóstolos do Senhor Jesus e lá está o seu nome escrito. A bíblia fala sobre muitos discípulos que seguiam ao Mestre Jesus. Todavia, ele escolheu para si doze dos meus grandes amigos para que recebessem a designação de apóstolos. Que foram pessoas que estiveram todo tempo acompanhando e cooperando no ministério do Filho de Deus. Quem não gostaria de fazer parte deste grupo seleto que andava lado a lado com o Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque?

ALCANÇOU A SORTE. Ele foi um homem de sorte. Mas que não soube dar valor a esta tão grande felicidade de ser um dos doze. Teve tudo em suas mãos, porem, jogou na lama da iniquidade a preciosidade de uma oportunidade única na vida. Teve a sorte de ser um homem de confiança de Cristo, quando foi posto como o tesoureiro do grupo. E talvez este contato com o dinheiro o tenha levado a um sentimento de ganância, ao ponto de vender o seu amigo por trinta moedas de prata. Foi um homem sortudo, escolhido por Cristo, No entanto, perdeu a oportunidade de.

FAZIA PARTE DO MINISTÉRIO APOSTÓLICO. Por tão pouco, perdeu a chance de escrever uma linda história de vida. O ministério apostólico foi muito importante na cooperação para com o Senhor Jesus. Ele não estava sozinho, ele contava com os seus amigos para corroborar em suas atividades. E este ministério apostólico passou a ser muito importante para a igreja nos seus primórdios, com a partida de Cristo, para estar à destra de Deus. O quanto seria importante para os demais apóstolos e também para a igreja o tesoureiro do grupo? Se este não tivesse tomado a atitude errada e precipitada. Judas Iscariotes era importante no grupo, mas estragou sua sorte e vida.

NOTA: Sobre o livro de Atos dos apóstolos, é provável que o autor não tenha usado este título ao escrever o seu conteúdo, até porque nem todos ganham destaque nas narrativas da obra. Alguns chamam de atos de Espírito do Deus pela influencia do Espírito do Senhor na formação da igreja primitiva. Com destaquem em Paulo e Pedro.

Atos 1:16

Atos 1:16 - Meus irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus.
MEUS IRMÃOS. Este era e sempre foi o tratamento dado pelos líderes da igreja primitiva a todos aqueles que fazem parte da família de Deus. O cristianismo se constitui em uma grande família, isso porque todos os convertidos pelas boas novas de Cristo tiveram um mesmo nascimento que é o novo nascimento (João 3:3,5) E não nascera da carne nem do sangue, nem pela vontade do homem, mais segundo a vontade de Deus Pai (João 1:13). São filhos de um mesmo Pai que é Deus (Romanos 8:14). No cristianismo não tem ninguém melhor que o outro, somos todos irmãos.

CONVINHA QUE SE CUMPRISSE A ESCRITURA. Existem varias referencias bíblicas nas escrituras falando sobre o fato que envolveria a pessoa que iria trair o Messias de Deus. Uma delas fala sobre o preço da traição e encontramos em Zacarias 11:12-13 - Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O SENHOR, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do SENHOR.

O ESPÍRITO SANTO PREDISSE. O Espírito Santo, é a terceira Pessoa da Trindade. Nas Sagradas Escrituras é denominado ‘O Espirito’, ‘O Santo Espírito’, ‘O Espírito de Deus’, ‘O Espirito do Filho de Deus’, e o ‘Consolador’, “Paráclito Divino”. Desde o primeiro livro da bíblia até o último deles são notáveis as atividades do Espírito santo de Deus. Ele é na realidade o portador da inspiração divina na escrita da palavra de Deus.

PELA BOCA DE DAVI. Os textos a que se refere o apóstolo Pedro neste momento, nós encontramos em Salmos 41:9 - Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar. Salmos 109:8 - Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. Aquele que era uma pessoa de confiança de Cristo, a quem o mestre confiou o cargo de tesoureiro do grupo, se levantou contra o Messias de Deus. Traiu o seu mestre por dinheiro, e perdeu o seu lugar de apóstolo do Senhor Jesus.

ACERCA DE JUDAS. Todas estas profecias já falavam sobre Judas Iscariotes. Homem de Queriote (Queriote Hezrom). Um dos doze apóstolos, o que traiu Jesus Cristo. É chamado o filho de Simão Iscariotes (Jo 6. 71). o seu caráter, com o resultado final, foi sempre do conhecimento de Jesus (Jo 6.64). A sua fraqueza logo se manifestou na cena da unção em Betânia (Jo 12.4,5).

QUE FOI O GUIA DAQUELES QUE PRENDERAM A JESUS. Judas fez um acordo com os líderes religioso de Israel para entregar a Cristo. Marcos 14:10-11 - E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para lho entregar. E eles, ouvindo-o, folgaram, e prometeram dar-lhe dinheiro; e buscava como o entregaria em ocasião oportuna. Tendo como sinal um beijo. E o preço de trinta moedas de prata.

Atos 1.15

Atos 1.15 - E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas).
NAQUELES DIAS. Até então o grande líder do movimento cristão na terra era o Senhor Jesus quando ainda estava pessoalmente entre os apóstolos. Esse novo movimento religioso chamado nova aliança de Deus com os homens, teve na realidade um nascedouro um tanto pequeno, com apenas alguém clamando no deserto (João Batista). Todavia, logo que o seu líder maior insurgiu, Cristo Jesus, tomou outro rumo de crescimento ininterrupto e progressivamente exponencial.

LEVANTOU-SE PEDRO. Com a morte de Cristo e sua ascensão aos céus, abria-se a possibilidade de alguém assumir a liderança religiosa do novo grupo. Na realidade, Pedro já tinha certa caracterização deste tipo de novo líder, dada a sua aproximação com o Mestre Jesus de Nazaré. Ao que nos parece ele era em dados momentos o representante dos apóstolos para com Jesus. Digamos que ele era o porta voz do grupo de apóstolos que intermediava as demandas deles perante Jesus.

PEDRO. É o irmão de André, os dois primeiros discípulos que Cristo convidou para serem pescadores de homens, e não mais de peixes. Simão, filho de Jonas, pescador de Betsaida da galileia, foi incluído no número dos 12 Apóstolos, Negou a Cristo três vezes na hora da provação. Confessou que Cristo era o filho de Deus, era o discípulo mais chegado ao que tudo indica do grupo, e provavelmente o porta voz de todos. Teve uma grande importância.

NO MEIO DOS DISCÍPULOS. Discípulo é aquele que aprende de alguém ou que segue os ensinos do seu mestre. Neste caso eram os discípulos de Cristo, o grande Mestre, ele que foi chamado de Rabi em várias ocasiões. Além de líder do grupo de apóstolos que é diferente de discípulo, Pedro já contava com o respeito da pequena igreja que tinha naqueles primórdios os seus começos. Certamente a igreja primitiva reconhecia a aproximação de Pedro e Cristo, quando este ainda estava na terra. Surgia um líder.

CENTO E VINTE PESSOAS. Evidentemente que esse não era o número total dos que seguiam a Cristo neste momento. As boas novas propaladas pelo Senhor Jesus teve um impacto muito significativo nas pessoas que há ouviram. E milhares de pessoas já o confessavam como o Messias de Deus, portanto já criam nele como único salvador. Cento e vinte era o número daqueles que estavam reunidos no cenáculo onde aconteceu o primeiro derramamento de Espírito Santo, no dia de pentecostes.

NOTA: A partir deste versículo começa uma nova secção do livro de Atos que é sobre o preenchimento da vaga deixada por Judas Iscariotes que foi o traidor, por Matias. Essa foi a primeira providência da nova comunidade cristã. Não pode haver dúvida de que o número doze era considerado um número importante, talvez por simbolizar a representatividade das doze tribos de Israel. O fato de que os apóstolos escolheram Matias para completar o número doze, talvez eles não cogitassem um ministério de evangelismo entre os gentios. Coisa que aconteceu com o apóstolo Pulo logo depois. Há quem diga que houve precipitação.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Atos 1.14

Atos 1.14 - Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
A PERSEVERANÇA. É a espera com paciência e resignação. Jesus não lhes falou quanto tempo eles deviam ficar em Jerusalém, até serem revestidos de poder e da virtude do Espírito Santo. Nem por isso eles ficaram inquietos nem preocupados por quanto tempo teriam que esperar o cumprimento da promessa. Estavam preparados e cheios de esperança de que algo de muito bom ia acontecer. Desistir não fazia parte dos planos dos servos de Cristo nem tão pouco recuar passava pela cabeça deles.

UNANIMIDADE. Todos tinham o mesmo objetivo que era esperar nas promessas de Cristo, todos falavam uma mesma linguagem em concordância de que aquilo que o Senhor havia falado teria o seu fiel cumprimento. Pensavam as mesmas coisas e agiam conforme o princípio da união. Fecharam questão em torno de uma mesma aliança com o Mestre Jesus de Nazaré. Não tinha lugar para divisão nem permitiam que houvesse contradição entre o grupo. Tenham a mesma expectativa e buscavam entrelaçar entre si os mesmos conceitos. A plena comunhão era o que prevalecia.

ORAÇÃO E SÚPLICA. A igreja perseverava unida em oração e súplica. Buscando e certamente rogando que a promessa da vida do Espírito Santo se cumprisse o mais rapidamente possível. Estavam permanentemente se consagrando nos pés do Senhor. E não era somente em oração, mas, o escritor declara que estavam em súplica, que é uma espécie de clamor fervoroso. Estavam todos tomados pelo sentimento de que a oração e a súplica fornecia a energia quantitativa para aquecer o termômetro do pentecostes que se aproximava.

COM AS MULHERES. Cristo veio para quebrar paradigmas culturais e estabelecer novos parâmetros com um cristianismo democrático e sem machismo. As culturas mais antigas eram recheadas de machismo e discriminação para com as mulheres. O judaísmo não era diferente no tocante a desvalorização das mulheres, principalmente nos assuntos religiosos. Na nova aliança de Cristo as boas novas do evangelho muda esta metodologia de tratamento para com as mulheres as colocando em par de igualdades em praticamente todos os aspectos.

MARIA MÃE DE JESUS. Todas as informações a seu respeito, somente as Escrituras é que no-las dá. O que passar disto é Mariolatria e não é permitido pelas escrituras. Sua virgindade eterna é anti-bíblica, porque ele teve um pato normal, assim como segundo a escritura teve um vida conjugal plena com seu marido José. É tanto que conforme o novo testamento ela teve outros filhos e filhas. Sua ascensão aos céus também faz parte de fábula católica, não podendo ser comprovada em nenhum lugar da bíblia.

OS IRMÃOS DE JESUS. Em Mateus 12:47-48 - E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Marcos 6:3 - Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? Querer negar o que está na bíblia não pode.

Atos 1.13

Atos 1.13 - E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
ENTRANDO AO CENÁCULO ONDE HABITAVAM. O cenáculo era um aposento de andar superior. Certamente este é o lugar onde os discípulos se reuniram nesta e em outras ocasiões. Provavelmente este foi o mesmo lugar onde o Senhor Jesus celebrou a última santa ceia com os seus amigos. Como também este deve ser o mesmo lugar onde a igreja primitiva recebeu o derramamento do Espírito Santo no dia de pentecostes. Este local ficava usualmente em cima da residência do dono da casa e era usado como lugar de reunião. Foi em um lugar como esse que Paulo fez um grande discurso em trôade (Atos 20:8).

PEDRO E TIAGO. Pedro, É o irmão de André, os dois primeiros discípulos que Cristo convidou para serem pescadores de homens, e não mais de peixes. Simão, filho de Jonas, pescador de Betsaida da galileia, foi incluído no número dos 12 Apóstolos e teve uma importância destacada entre os demais. Tiago, Tiago era um dos três mais íntimos do Senhor Jesus. Conforme as evidências este mesmo Tiago foi executado por Herodes conforme Atos 12:2. Foi o primeiro Mártir depois de Cristo, na história do cristianismo.

JOÃO E ANDRÉ. João também era um dos três mais íntimos de Jesus. Tanto Tiago como João foram chamados de filhos do trovão. André, Foi um dos doze Apóstolos de Cristo, o seu nome significa “Varonil”, Era filho de Jonas que é o mesmo que João, e procedia de Betsaida, na Galileia, conforme aprendemos em João 1:44 - E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.

BARTOLOMEU E MATEUS. Bartolomeu é o mesmo que Natanael. Significa: Dom de Deus. Discípulo de Cristo, e um verdadeiro israelita, em quem não havia dolo - como ele se converteu acha-se descrito em João 1.45-51. Era natural de Cana da Galileia, e foi um daqueles poucos discípulos a quem Jesus apareceu no mar de Tiberíades, depois da Sua ressurreição (João 21.2). Mateus, o apóstolo que, pela comparação de (Mateus 9.9) com (Marcos 2.14) e (Lucas 5.27,28), é identificado com Levi, o filho de Alfeu. Além disso, o nome de Mateus aparece em todas as quatro listas dos apóstolos (Mateus 10 - Marcos 3 - Lucas 6 - Atos 1). Mateus era publicano, ou recebedor da alfândega nos domínios de Herodes Antipas, em Cafarnaum, porto do mar da galileia.

TIAGO FILHO DE ALFEU. Os Evangelhos fazem apenas referências passageiras a Tiago, filho de Alfeu (Mateus 10.3; Lucas 6.15). Muitos estudiosos creem que Tiago era irmão de Mateus, visto a Bíblia dizer que o pai de Mateus também se chamava Alfeu (Mc 2.14).

SIMÃO O ZELOTE E JUDAS, IRMÃO DE TIAGO. Mateus refere-se a um discípulo chamado "Simão, o Cananeu", enquanto Lucas e o livro de Atos referem-se a "Simão, o Zelote". esses nomes referem-se à mesma pessoa. Zelote é uma palavra grega que significa "zeloso"; "cananeu" é transliteração da palavra aramaica kanna'ah, que também significa "zeloso". Judas, irmão de Tiago, é a mesma pessoa que Labeu, Tadeu, e Judas filho de Tiago. Do qual falam as referencias (Mateus 10:3) e (Lucas 10:15).

Atos 1:12

Atos 1:12 - Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
ENTÃO VOLTARAM. A última reunião do Senhor Jesus com os seus apóstolos se deu no monte das oliveiras que não ficava distante da cidade de Jerusalém. Ali o Mestre lhes deu instruções importantes acerca do Reino de Deus, depois subiu ao céu. Terminada a reunião os amigos de Cristo não tendo mais o que fazer no monte das oliveiras, voltaram para Jerusalém para se encontrarem com os discípulos e lhes contarem o que havia ocorrido com o Senhor Jesus, no que diz respeito a sua ascensão aos céus.

JERUSALÉM. É a capital declarada de Israel e sua maior cidade tanto em população quanto área, com 732 100 residentes em uma área de 125,1 km² ou 49 milhas quadradas. Localizada nas Montanhas da Judeia, entre o mar mediterrâneo e o norte do Mar Morto, a Jerusalém moderna tem crescido aos arredores da cidade antiga. A cidade tem uma história que data do IV milênio A.C., tornando-a uma das mais antigas do mundo. Foi o centro do cristianismo durante muito tempo, sendo substituídas neste particular por Roma depois da desastrosa aliança entre a igreja e o estado em 312 d.C.

MONTE DAS OLIVEIRAS PERTO DE JERUSALÉM. Uma planada elevação, com um pouco mais de um quilômetro e meio de comprimento, ao oriente de Jerusalém (Ezequiel 11.23 - Zacarias 14.4). Está o monte das oliveiras separado da cidade pelo estreito vale do Cedrom. Cerca de 90 metros mais alto do que o monte do templo, e vai gradualmente subindo desde a parte norte da cidade na direção do oriente até à distância de, aproximadamente, 1200 metros ao sul de Harã, onde o Cedrom se desvia para o oriente, correndo para o mar Morto.

CAMINHO DE UM SÁBADO. Esta é a única passagem bíblica que fala sobre este caminho de um sábado ou jornada de um sábado. Alguns comentaristas bíblicos acham que se trata de uma medida de distância, algo parecido com mil passos duplos egípcia. Que conforme o judaísmo era a distância que a pessoa podia percorrer durante o descanso do sábado. Esse ditado ficou sendo conhecido como uma distancia relativamente pequena. Alguns dos mais conhecedores da geografia bíblica da terra santa afirmam que a distância de Jerusalém ao monte das oliveiras é cerca de um quilômetro. Apesar de a expressão somente ser encontrada em o Novo Testamento, no entanto, crer-se que na prática isso retrocede desde aos tempos da conquista de Canaã pelos filhos de Israel. Onde a determinação da lei seria de que o sétimo dia seria especial no sentido de que o povo descansava de suas atividades semanal. Em que o povo de Deus devia ficar em suas casas buscando ao Senhor em orações, consagração e examinando a lei do Senhor.

COMEÇAVA UM NOVO TEMPO PARA A IGREJA. Com a ascensão de Cristo, agora, eram os apóstolos que estavam encarregados de darem continuidade à obra de Cristo na terra. Voltaram para Jerusalém para esperarem o cumprimento da promessa do derramamento do Espírito santo sobre as suas vidas e da igreja, que nascia ali.

Atos 1:11

Atos 1:11 - Os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
VARÕES GALILEUS. Os dois anjos de Deus estavam observando o comportamento dos apóstolos, que certamente estavam como que extasiados diante do que ocorrera naquele lugar. E aqueles dois mensageiros de Deus, porque a palavra “anjo quer dizer mensageiros”, lhes trouxeram uma importante mensagem. Os anjos chamaram os apóstolos de Galileus, é que pelo menos a maioria, senão todos eram da galileia. A Galiléia Compreendia aquele território que foi repartido pelas tribos de issacar, Zebulom, Naftali e Aser, e também uma parte de Dã, e da Peréia além do rio.

PORQUE ESTAIS OLHANDO PARA O CEU? Os apóstolos estavam com os olhos fitos no céu. A visão era de deixar qualquer um sem fôlego. Durante mais de três anos os apóstolos tiveram o privilégio de ver com os seus próprios olhos o filho de Deus. Um deles deixou escrito o seguinte. João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Os mesmos olhos que tantas vezes puderam contemplar de perto a imagem meiga e ao mesmo tempo resplandecente, agora perdiam de vista rumo ao infinito a visão beatifica de quem mais gostavam de ver.

ESSE JESUS QUE DENTRE VÓS. Esse Jesus, é o Messias de Deus, o profeta do qual Moisés havia falado (Deuteronômios 18:15,18), o Filho de Davi ((2 Samuel 7:14-16) o Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque (Salmos 110:4). O verbo de Deus que habitou entre nós (João 1:14). Esse Jesus que dentre vos. Ele fazia parte deste mesmo grupo e foi companheiro de ministério durante mais de três anos. Conviveu com os seus amigos em uma vida simples. Foi ele mesmo que os havia escolhido fazia parte do seu povo, da sua igreja que estava nascendo.

FOI RECEBIDO EM CIMA NO CÉU. A ascensão de Cristo aos lugares celestiais foi o selo de aprovação aos seus labores durante a sua vida na terra, bem como a fruição de suas obras fascinantes durante o seu ministério. Como também representa a aprovação do Pai a sua missão redentora que veio cumprir. Acima de tudo foi à prova contundente de que ele foi o Messias enviado de Deus Pai para salvar a humanidade. Somente alguém da envergadura espiritual como Jesus de Nazaré era digno de ser recebido nas mansões celestiais pelo Deus de santidade e pureza. Deus o recebeu de volta.

HÁ DE VIR. A volta de Cristo é na verdade uma realidade para a igreja. Na bíblia está escrito: Porque mais um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará (Hebreus 10:37). Ele próprio garantiu: Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra (Apocalipse 22:12). Em outra parte ele adverte: Eis que venho sem demora, guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa (Apocalipse 3:11).

ASSIM COMO PARA O CÉU O VISTES IR. A mesma certeza de que os apóstolos tinham da ascensão de Cristo as mansões celestiais para estar a destra de Deus, deve ser a mesma convicção que devem ter de que ele voltará para buscar os seus remidos.

Atos 1:10

Atos 1:10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco.
OLHOS FITOS NO CÉU. A visão era de deixar qualquer um sem fôlego. Durante mais de três anos os apóstolos tiveram o privilégio de ver com os seus próprios olhos o filho de Deus. Um deles deixou escrito o seguinte. João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Os mesmos olhos que tantas vezes puderam contemplar de perto a imagem meiga e ao mesmo tempo resplandecente, agora perdiam de vista rumo ao infinito a visão beatifica de quem mais gostavam de ver. Uma nuvem o ocultou dos seus olhos.

CÉU. Estavam com os olhos fixos no céu, porque tinha a certeza de que foi para lá que o Filho de Deus tinha ido. Jesus está no céu à destra de Deus pai. Atos 7:55-56 - Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 3:20-21 - E envie Deus a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que permaneça no céu até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

ENQUANTO ELE SUBIA. E de repente, e não mais do que de repente a força gravitacional foi desapegando do Filho de Deus, e ele começou a flutuar acima da terra. E foi subindo lentamente as alturas diante dos olhos de todos que estavam presentes naquela reunião. Não dá nem para imaginar como foi aquela cena fantástica de se ver alguém sendo absorvido por uma nuvem sem que tivesse algum tipo de força propulsora que a levasse até lá. Certamente os apóstolos estavam admirados da cena.

EIS QUE JUNTOS DELES. A escritura não nos faz saber, mas certamente, houve uma mistura de alegria e tristeza com a partida do mestre. Consequentemente alguns deviam estar pensando de que o Senhor os havia abandonado. Todavia, o Senhor enviou os seus anjos para registrar o momento da ascensão de Cristo. Eles sempre estiveram presentes com Jesus e os apóstolos. Eles assistiram o nascimento de Jesus (Lucas 2:9). Também estavam no momento de sua crucificação (Mateus 26:53). Se fizeram presente na sua ressurreição (Mateus 282-3). Sempre presentes (Lucas 22:43).

DOIS VARÕES. Eram dois anjos de Deus. Os anjos são criatura de natureza espiritual. Os anjos aparecem mencionados no Antigo Testamento, embora raras vezes nos livros mais antigos, e também no Novo Testamento. Anjos, Arcanjos, Querubins, Serafins. De alguns deles são dados os nomes, em concreto dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. A Bíblia apresenta-os como enviados de Deus para cumprir diferentes missões junto dos homens. Neste momento eles estavam ali para testemunhar de que Jesus, o Filho de Deus tinha entrado no céu, mais um dia voltaria, assim como para o céu os apóstolos haviam visto ir. Eles estavam ali como representantes do Reino de Deus na terra.

VESTIDOS DE BRANCO. Isso fala do grau de pureza e do aspecto de santidade que predomina o Reino de Deus. Além do mais isso caracterizava a missão de paz e de boas novas da qual eles eram portadores. Os mensageiros de conciliação se vestiam assim.

Atos 1:9

Atos 1:9 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E QUANDO DIZIA ISTO. Jesus estava explicando aos seus apóstolos a respeito do dom do Espírito Santo, que teve o seu cumprimento logo mais, conforme (Atos 2:4). Esse evento garantiria a continuidade da obra de redenção para toda a humanidade. Ou seja, todos os seres humanos se assim o quiserem serão beneficiados com o poder restaurador do Espírito de Deus. O Mestre mudava o foco da conversa com os seus apóstolos lhes fazendo entender de que o seu Reino não é terreno mais espiritual.

VENDO-O ELES. Esta foi na realidade a última aparição pública do Senhor Jesus antes de sua ascensão aos céus. Mas, o Novo Testamento está recheado de passagens demonstrando as aparições de Cristo depois de ressuscitar de entre os mortos. Ele apareceu às mulheres (Mateus 28:8,10). Apareceu a Maria Madalena (Marcos 16:9). Também a Pedro (1 Coríntios 15:5). Aos dois discípulos (Lucas 24:15-16,30-35). Aos dez (Lucas 24:36-3. Aos onze (Marcos 16:14). Mas agora, era o momento de ir para o Pai.

FOI ELEVADO AS ALTURAS. E de repente, e não mais do que de repente a força gravitacional foi desapegando do Filho de Deus, e ele começou a flutuar acima da terra. E foi subindo lentamente as alturas diante dos olhos de todos que estavam presentes naquela reunião. Não dá nem para imaginar como foi aquela cena fantástica de se ver alguém sendo absorvido por uma nuvem sem que tivesse algum tipo de força propulsora que a levasse até lá. Certamente os apóstolos estavam admirados da cena.

UMA NUVEM O RECEBEU. A ascensão de Cristo aos lugares celestiais foi o selo de aprovação aos seus labores durante a sua vida na terra, bem como a fruição de suas obras fascinantes durante o seu ministério. Como também representa a aprovação do Pai a sua missão redentora que veio cumprir. Acima de tudo foi à prova contundente de que ele foi o Messias enviado de Deus Pai para salvar a humanidade. Somente alguém da envergadura espiritual como Jesus de Nazaré era digno de ser recebido nas mansões celestiais pelo Deus de santidade e pureza. Deus o recebeu de volta.

OCULTANDO-O A SEUS OLHOS. Durante mais de três anos os apóstolos tiveram o privilégio de ver com os seus próprios olhos o filho de Deus. Um deles deixou escrito o seguinte. João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida. Mas a partir de agora, não seria mais assim.

CRISTO ESTÁ NO CÉU A DESTRA DE DEUS. Atos 2:34-36 - Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes Deus o fez Senhor e Cristo. Efésios 1:20-221 - Deus manifestou o seu poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome.

Atos 1:8

Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
MAS RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO. E recebereis o poder do Espírito Santo. Cristo revelou que mais importante do que pensar no poder político de um reino para Israel, como estavam pensando os seus apóstolos, o mais importante era ter o privilégio de poder receber a virtude e o poder do Espírito Santo. Jesus estava de partida para os céus, e o Espírito santo iria lhe representar na nova dispensação.

QUE HÁ DE VIR SOBRE VÓS. Na bíblia está escrito de que os seguidores de Cristo são templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3:16). Jesus falou que iria para o Pai, mas, enviaria o consolador amado para estar com os seus servos (João 16:8 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei). E ele cumpriu esta promessa.

E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS. Com a ascensão de Cristo eram os apóstolos que ficariam com a missão de continuar levando as boas novas de Cristo as gerações futuras. Eles viram com os próprios olhos tudo que Jesus fez e realizou e ouviram com os próprios ouvidos os ensinos do grande Mestre e Rabi, o Senhor Jesus. Eram testemunhas em loco dos fatos que envolveram a vida e morte do Cristo de Deus.

JERUSALÉM. É a capital declarada de Israel e sua maior cidade tanto em população quanto área, com 732 100 residentes em uma área de 125,1 km² ou 49 milhas quadradas. Localizada nas Montanhas da Judeia, entre o mar mediterrâneo e o norte do Mar Morto, a Jerusalém moderna tem crescido aos arredores da cidade antiga. A cidade tem uma história que data do IV milênio A.C., tornando-a uma das mais antigas do mundo.

JUDEIA. Palavra hebraica que significa: Louvor. É uma região localizada a oeste do mar Morto, entre este mar e o mar Mediterrâneo. Estende-se ao norte até as colinas de Golan, e ao sul até a faixa de Gaza. Na antiguidade era uma Província Romana e foi dominada por muitos outros povos, como: assírios, persas, macedônios. etc. Atualmente é uma região em contínuo conflito entre israelenses e palestinos.

SAMARIA. Seu significado é: Torre de vigia. A província de Samaria compreendia primeiramente todo o território ocupado pelas dez tribos revoltadas, as quais se reuniram sob o governo de Jeroboão. Estendia-se desde Betel até Dã, e desde o mar Mediterrâneo até à Síria e Amom. Este território foi diminuído pela inclusão das tribos de Simeão e Dã no reino de Judá.

ATÈ OS COFINS DA TERRA. O Reino de Deus que os apóstolos agora estavam pertencendo era muito maior geograficamente do que o território de Israel. Cristo estava lhes mostrando que eles seriam responsáveis como seus testemunhas de implantarem o seu Reino em Tanto em Jerusalém, como também na Judeia e Samaria e muito mais que isso, em todo o planeta terra. A título de hoje pode-se dizer que estas palavras proféticas do Jesus tem se cumprido. A igreja esta em todo lugar.

Atos 1:7

Atos 1:7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
A RESPOSTA DE CRISTO. Imagine o mestre explicando: A pergunta de vocês é irrelevante. Não tem nenhum sentido para vocês, nem para ninguém. O poder do reino que vocês têm sonhado para Israel não está acessível para ninguém de Israel neste tempo. Entretanto, para vocês, israelitas convertidos ao cristianismo, existe um poder disponível que deve ser recebido imediatamente. É o poder do Espírito Santo que logo mais vocês estarão recebendo, é só ficarem em Jerusalém para receberem.

A PREOCUPAÇÃO DOS APÓSTOLOS. Os judeus estavam programados as coisas desta vida, até porque a antiga aliança era em termos materiais e, portanto com promessas compensatórias para esta vida presente. Estavam completamente movidos pelo sentimento de revolta pelo domínio estrangeiro sobre sua terra. Estavam cansados de pagarem tributos aos romanos que os dominava como se fossem escravos. O fruto do seu trabalho se esvaia em impostos pagos para sustentar o império e seus príncipes.

APARENTEMENTE UMA DURA RESPOSTA DA PARTE DE CRISTO. O grande Mestre e Rabi de Israel não havia medido esforços durante mais de três anos lhes falando e ensinando as coisas novas do Reino de Deus. Era, portanto, inconcebível que a esta altura dos acontecimentos os seus mais chegados seguidores ainda tivessem dúvidas sobre os parâmetros da nova aliança de Cristo com a sua igreja. Não cabia mais especulação sobre um reino terreno do Messias para os Israelitas. Eles não receberam o seu Messias. Também não poderiam mais esperar que ele fosse seu Rei terreno.

OS TEMPOS E AS ESTAÇÕES DE DEUS. Ao lermos a pergunta dos apóstolos em Atos 1:6 descobrimos que a pergunta feita ao Senhor Jesus tinha como pano de fundo o tempo. Certamente os que formularam a indagação estavam modulando o momento presente ou em curto prazo para que houvesse uma intervenção de Deus, no sentido de tomar o domínio romano e restabelecer o reino aos filhos de Israel. Eles estavam sendo imediatistas, todavia, o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens.

DEUS TEM CONTROLE SOBRE OS TEMPOS E AS ESTAÇÕES. Eclesiastes 3:1 - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Nada foge do controle divino porque o Senhor é organizado em seus planejamentos e em seus projetos. Ele tudo executa a seu tempo para fazer cumprir a sua soberana vontade. Seus propósitos tem o fiel cumprimento dentro do cronograma de suas determinações. Teve a dispensação da lei e agora era o tempo da graça. São duas estações no tempo de Deus em que ele agiu para fazer valer o seu querer.

TUDO ACONTECE DENTRO DO PODER DE DEUS. O ser humano por ser materialista e limitado aos seus sentidos orgânicos não tem a capacidade de ver e entender que o Deus criador tem o domínio sobre tudo e sobre todos. As coisas mais significativas que já sucederam e que ainda hão de acontecer na história da humanidade ou tem a execução do próprio Deus Todo-poderoso ou sua permissão. Não precisa ninguém se preocupar com o que há de acontecer no futuro, assim como os apóstolos estavam com essa preocupação. Deus tem absoluto controle sobre os fatos escatológicos.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Atos 1:6

Atos 1:6 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
A REUNIÃO. Cristo havia sido crucificado e morto pelos pecados da humanidade. Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia de entre os mortos. Apareceu muitas vezes a várias pessoas. Já havia passados quarenta dias de sua ressurreição e fazia a última reunião com os seus apóstolos antes de sua ascensão as mansões celestiais. Era natural que os seus amigos e companheiros de ministério tirassem as suas dúvidas sobre as coisas futuras, principalmente sobre o povo de Deus Israel.

A ESPERANÇA MESSIÂNICA DO POVO JUDEU. Depois de Israel se tornar uma nação já havia passado por dois cativeiros, um com os sírios e outro com os babilônicos. No tempo de Cristo o povo judeu se encontrava subjugado ao domínio romano. A grande esperança do povo naquele momento era de que o Messias, como filho de Davi, tomaria o reino de Israel do poder romano. Todavia, Jesus mesmo sendo o descendente de Davi, deixou bem claro de que o seu Reino não é terreno, mas espiritual. E na sua primeira vinda não cumpriu as expectativas do povo neste particular.

O TEMPO DA RESTAURAÇÃO. As profecias referentes à antiga dispensação eram condicionais. A restauração de Israel na dispensação vinculado a vinda do Messias dependia da resposta positiva do povo ao plano de Deus. Como Israel não recebeu o seu Cristo como devia (João 1:11) essas promessas foram adiadas para o tempo do fim, provavelmente no período do milênio. O que era um fato histórico passou a ser uma realidade espiritual. A proposta da nova aliança e a restauração da alma.

O REINO DE ISRAEL. No princípio da formação de Israel como nação não havia um reino humano com uma organização estatal. O que prevalecia era a Teocracia, ou seja, o Reino de Deus sobre a nação e sobre a vida do seu povo. Com uma legislação bem definida por meio da lei de Moisés. Depois, o povo instituiu o estado de Israel como uma instituição humana com o domínio da nação per um rei. Mas, não demorou muito para que essa hegemonia governamental perdesse a primazia, vindo à nação inteira a ser dominada por outras nações.

CRISTO VEIO COM A PROPOSTA DA IMPLANTAÇÃO DO REINO DE DEUS. O projeto da nova aliança de Cristo para a humanidade não é de um reino terreno. O novo pacto de Deus com os homens é a concretização da Teocracia Divina sobre a vida individual das pessoas. Israel como nação falou no recebimento desta projeção de Deus para que voltasse a Teocracia. O Messias, Jesus Cristo, propõe um reino muito mais abrangente do que nacionalista. O alcance deste Reino de Cristo é universal para todas as nações.

O REINO DE DEUS. É um Reino Teocrático, onde o Deus todo poderoso domina sobre tudo e sobre todos. Cristo é o príncipe este Reino de Deus por meio de uma nova dispensação, chamada dispensação da graça. O Espírito Santo vem organizando este Reino de Deus, desde que o Rei Jesus subiu para estar assentado a destra de Deus Pai. Os súditos deste Reino de Deus são todos aqueles que se enquadram o perfil da nova aliança de Deus para com os homens. As boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

Atos 1:5

Atos 1:5 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
JOÃO BATISTA. O seu nome quer dizer: Deus tem misericórdia. João Batista, o Precursor de Cristo Jesus nosso Senhor. A vinda de João foi profetizada por (Isaías 40.3), e por (Malaquias 4.5) e (Mateus 11.14), sendo o seu nascimento anunciado aos seus idosos pais por ‘um anjo do Senhor’ (Lucas 1.5 a 23). Seu pai Zacarias era sacerdote, e sua mãe Isabel ‘era das filhas de Arão’. Ele era a voz que clama no deserto. Pregava o batismo de arrependimento e a chagada o Messias de Deus.

O BATISMO DE JOÃO BATISTA. Ele batizava com água. No judaísmo helenístico, era comum gentios se converterem ao judaísmo. No entanto, segundo as tradições judaicas tinha que seguir os rituais estabelecidos pelas normas vigentes, para serem os gentios aceitos na comunidade judaica. João demonstrava que na nova aliança basta se converter, ser batizado com o batismo do arrependimento e essa pessoa era aceita como pertencente ao Reino de Deus. Por isso que João batizava com água.

MAS VÓS SEREIS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO. No período da antiga aliança, O Espírito santo era dado não a todos, mas a pessoas específicas para cumprirem determinadas tarefas ou missões. Todavia, havia da parte de Deus profecias do derramamento do Espírito do Senhor em plenitude nos tempos da nova aliança. Joel 2:28-29. Agora era chegada a dispensação da nova aliança e a promessa do derramamento do Espírito Santo ficou sendo chamada de Batismo no Espírito Santo.

O ESPÍRITO SANTO. O Espírito Santo, é a terceira Pessoa da Trindade. Nas Sagradas Escrituras é denominado ‘o Espirito’, ‘o Santo Espírito’, ‘o Espírito de Deus’, ‘o Espirito do Filho de Deus’, e o ‘Consolador’, “Paráclito divino”. Desde o primeiro livro da bíblia até o último deles é notável as atividades do Espírito santo de Deus. Esteve presente na vida de Cristo em todos os momentos e é prometido também na vida de todos aqueles que nascerem de novo. Ele é o portador dos dons espirituais.

NÃO MUITO DEPOIS DESTES DIAS. Seguindo a cronologia narrada por Lucas neste livro de Atos. Temos a ressurreição de Cristo e passados quarenta dias o Senhor Jesus se reúne com os seus apóstolos para lhes falar dos seus planos futuros para a sua igreja, lhes dando instruções concernentes ao Reino de Deus. Com mais dez dias a frente se cumpririam estas palavras ditas pelo Senhor Jesus Cristo. Que determinou que eles ficassem em Jerusalém até serem revestidos do poder e da virtude do Espírito Santo.

O DIA DE PENTECOSTES. Depois desta última reunião entre Jesus e os seus apóstolos, ele subiu aos céus para se assentar definitivamente a destra da majestade celestial. Os apóstolos e parte dos discípulos de Cristo tomaram o seu conselho e ficaram em Jerusalém. E no dia de pentecostes, cinquenta dias depois da ressurreição, estavam todos reunidos em um mesmo lugar e de repente foram todos cheios do Espírito Santo, no cumprimento da promessa.

Atos 1:4

Atos 1:4 - E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
ESTANDO COM ELES. Provavelmente isso se refere à última reunião do Senhor Jesus com os seus apóstolos antes de sua ascensão. Depois de sua ressurreição de entre os mortos ao terceiro dia, ele se apresentou aos seus apóstolos para lhes dar instruções sobre como deveriam dar continuidade a sua igreja depois de sua ascensão aos céus para se assentar a destra de Deus Pai. E para lhes falar sobre as coisas do Reino de Deus. Os quarenta dias em que Jesus passou ainda na terra antes da ascensão foram importantes.

DETERMINOU-LHES. O Messias que veio cumprir a redenção da humanidade neste ínterim, já havia consumado a obra a que fora enviado como ungido de Deus a realizar. Verdadeiramente, tinha conquistado o respeito dos seus seguidores e principalmente dos seus apóstolos. Com isso tinha autoridade o suficiente para determinar ou ordenar o que fosse conveniente no plano de Deus para a vida deles e da igreja. E essa determinação da parte de Cristo era para que se cumprisse a sua palavra.

QUE NÃO SE AUSENTASSEM DE JERUSALÉM. A capital de Israel era o berço da antiga aliança de Deus com os Hebreus. A vontade de Cristo Jesus era que também se tornasse o centro de onde nasceria o Cristianismo com todos os elementos da Nova Aliança de Deus para com a humanidade por meio do seu Filho Jesus. Foi em Jerusalém que Jesus fez grandes prodígios e ensinou as coisas do reino de Deus, além de ter sido crucificado em seu entorno e também ressuscitado.

MAS QUE ESPERASSEM A PROMESSA DO PAI. No período da antiga aliança, O Espírito santo era dado não a todos, mas a pessoas específicas para cumprirem determinadas tarefas ou missões. Todavia, havia da parte de Deus profecias do derramamento do Espírito do Senhor em plenitude nos tempos da nova aliança. Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. É um exemplo desta promessa do Senhor ao seu povo da nova dispensação.

QUE DE MIM OUVISTES. Certamente, o Senhor Jesus se refere neste particular as palavras de João Batista, dando testemunho a respeito dele. João 1: 32-33 - E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Só quem pode batizar com o Espírito Santo é Jesus de Nazaré.

NOTA: COBERTURA DO LIVRO DE ATOS. Este volume histórico do Novo Testamento não cobre todo o período da Igreja primitiva, mas abrange mais ou menos três décadas dos primórdios da Igreja, provavelmente entre os anos de 33 à cerca de 63 d.c. Metade do seu conteúdo fala sobre as atividades de Paulo e um terço as atividades de Pedro, enquanto que o restante se refere as atividades dos outros líderes da igreja de Cristo da época.

Atos 1:3

Atos 1:3 - Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
DEPOIS DE TER PADECIDO. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29). O seu sacrifício já era previsto nas profecias messiânicas. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

APRESENTOU-SE VIVO. O cordeiro foi crucificado na cruz do calvário em nosso lugar. Morreu pelos nossos pecados no madeiro e morte de cruz. Foi sepultado entre os mortos, porem, ao terceiro dia ressuscitou para a vida. E se apresentou vivo para todo o sempre, porque a morte não pode o vencer, até porque ele é a ressurreição e vida (João 11:25).

COM MUITAS E INFALÍVEIS PROVAS. O Novo Testamento está recheado destas provas da ressurreição de Cristo de entre os mortos. Ele apareceu às mulheres (Mateus 28:8,10). Apareceu a Maria Madalena (Marcos 16:9). Também a Pedro (1 Coríntios 15:5). Aos dois discípulos (Lucas 24:15-16,30-35). Aos dez (Lucas 24:36-3. Aos onze (Marcos 16:14) E muitas outras passagens.

SENDO VISTO DURANTE QUARENTA DIAS. É somente o livro de Atos que nos fornece esse relato de que houve um intervalo de pelo menos quarenta dias entre a ressurreição de Cristo e a sua ascensão as mansões celestiais. Por conseguinte, devemos a este livro histórico do Novo Testamento este fato importante da vida de Cristo. Não encontramos em nenhum dos evangelhos sinóticos esta informação.

FALANDO DAS COISAS DO REINO DE DEUS. Foi para isso que ele também veio em sua missão. Fazia parte do ministério de Cristo falar das boas novas do Reino de Deus. Isaías 61:1-2 - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos. A apregoar o ano aceitável do SENHOR.

NOTA: O LIVRO DE ATOS. Este volume é a única história da igreja cristã em essência, escrita antes do século III d.c. Bastaria este fato para se reconhecer universalmente o valor desta obra literária, não somente como um mero documento histórico, mas como uma obra prima que registra os começos da igreja cristã no mundo.

Atos 1:2

Atos 1:2 - Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera.
ATÉ O DIA DE SUA ASCENSÃO. O primeiro tratado ao qual se refere o Dr. Lucas trata de um resumo da vida de Cristo desde o seu nascimento até a sua ascensão às mansões celestiais. Onde ele faz um lampejo dos atos poderosos de Jesus de Nazaré demonstrando de que ele era o Messias de Deus. Além do mais, o conteúdo literário do evangelho de Lucas traz uma síntese dos ensinamentos de Cristo. Protagonizando os parâmetros da nova aliança de Deus com os homens.

RECEBIDO EM CIMA. Está expressão bíblica se refere ao momento da ascensão de Cristo e da sua entronização a destra de Deus. Atos 1:9-11 – Nos fala justamente sobre o momento da ascensão do Senhor Jesus. Depois de ressuscitar de entre os mortos chegou o momento de retornar para de onde veio. Já em muitas outas partes nos ensina a palavra do Senhor de que o Cristo de Deus foi recebido com honra plena à destra de Deus Pai todo poderoso. Filipenses 2:9 – Deus o exaltou soberanamente.

OS ENSINOS DE CRISTO. Um dos títulos de Jesus foi Rabi, que traduzido quer dizer mestre. Nenhum outro na história da humanidade superou ao Cristo de Deus em ensinos profundos e ao mesmo tempo simples e de fácil compreensão. Sua metodologia didática e pedagógica tem a capacidade de alcançar a todas as classes sociais e mentalidades culturais. Sua forma de ensinar não era apenas teórica, porque suas palavras e pregações encontravam ressonância no que ele fazia e realizava. Seus ensinos vinham carregados de autoridade e poder. Ele é o verbo de Deus.

ESPÍRITO SANTO. Cristo transmitia os seus ensinamentos pelo Espírito de Deus. E na bíblia está escrito de que o Espírito do Senhor é quem revela as profundezas de Deus, conforme 1 Coríntios 2:10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Eis a razão porque o Senhor Jesus foi, é e sempre será o maior de todos os Mestres de toda a história da humanidade. Isso porque ele ensinava as coisas do Reino de Deus pelo Espírito Santo.

AOS APÓSTOLOS. A sua metodologia pedagógica de ensino estava a disposição de todos os que desejassem lhe ouvir. No entanto, a preocupação do Senhor Jesus era preparar um grupo de discípulos a quem veio a ser chamado de Apóstolos para dar continuidade a sua obra no que diz respeito a sua igreja. Jesus sabia de que seria crucificado e morto pela humanidade. E depois de sua morte, quem daria continuidade a sua obra na terra? Os apóstolos, que foram aqueles que conviveram com Cristo!

ESCOLHIDOS. A escritura declara de que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Dentre muitos discípulos o próprio Cristo escolheu para se o grupo dos doze, a quem deu o nome de apóstolos. Mateus 10:2-4 - Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Foram eles que receberam os ensinos de Jesus para dar continuidade a igreja em seus primórdios.

Atos 1:1

Atos 1:1 - FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.
AUTOR DE ATOS DOS APÓSTOLOS. Destaca-se acima de tudo a autoria comum e a unidade sobre Atos-Lucas. Isso faz do Dr. Lucas o mais extensivo escritor de todo o Novo Testamento. Somando-se esses dois volumes Atos-Lucas têm então mais de um quarto do volume de todo do Novo Testamento. Considerando-se Atos-Lucas de mesma autoria, porque é universalmente reconhecida como de Lucas, são duas divisões de uma mesma obra literária. Portanto, o livro de Atos é de autoria de Lucas.

O PRIMEIRO TRATADO. Diz respeito ao evangelho de Lucas. O livro de Atos é a continuação da narração do levantamento e propagação do cristianismo. Sendo que a primeira parte, ao que o autor chama de primeiro tratado se refere ao livro de Lucas. O texto que estamos comentando não deixa dúvida de que estes dois volumes, o evangelho de Lucas e o livro de Atos fazem parte de um mesmo esforço literário do discípulo e não apóstolo Lucas. O primeiro tratado faz parte dos evangelhos sinóticos.

QUEM FOI TEÓFILO? Seu nome significa: “Aquele que ama a Deus, ou amigo de Deus”. Ele é o mesmo que foi tratado de excelentíssimo no evangelho de Lucas 1:3. Todavia, Teófilo continua sendo um nome próprio e não tem nenhum significado, além disto. Ele foi a pessoa a quem Lucas dedica o seu Evangelho e os Atos dos Apóstolos (Lucas 1.3 - Atos 1.1). Julga-se que ele tinha sido um gentio de alta categoria, que, sob a influência da pregação evangélica, veio para o Cristianismo. Ao que tudo indica era uma autoridade.

O AUTOR DIZ QUE O PRIMEIRO TRATADO FALA SOBRE O QUE JESUS COMEÇOU. Na realidade o que o Dr. Lucas deixou registrado em seu evangelho não diz respeito à totalidade dos feitos de Cristo. O autor deixa claro de que ele deu apenas um lampejo das coisas que Jesus realizou. Evangelho de João 21:25 - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Essa é a realidade.

O QUE JESUS FEZ. Diz respeito às grandes obras que ele prodigalizou durante o seu ministério em prol de todos aqueles que vieram ao seu encontro em busca de sua ajuda. Refere-se às muitas e diversas curas e milagres que ele realizou em benefício dos enfermos como também os atos de libertação dos que eram atormentados per espírito maus. O que Jesus fez ficou registrado nos evangelhos, do qual faz parte o primeiro tratado citado pelo autor de Atos, como feitos insuperáveis por qualquer outro.

O QUE JESUS ENSINOU. Um dos títulos de Jesus foi Rabi, que traduzido quer dizer mestre. Nenhum outro na história da humanidade superou ao Cristo de Deus em ensinos profundos e ao mesmo tempo simples e de fácil compreensão. Sua metodologia didática e pedagógica tem a capacidade de alcançar a todas as classes sociais e mentalidades culturais. Sua forma de ensinar não era apenas teórica, porque suas palavras e pregações encontravam ressonância no que ele fazia e realizava. Seus ensinos vinham carregados de autoridade e poder. Ele é o verbo de Deus.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Apocalipse 22:20-21

Apocalipse 22:20-21 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
AQUELE QUE TESTIFICA. Aquele que testifica neste versículo é o mesmo que testifica em Apocalipse 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. Portanto, quem testifica é nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Ele que enviou o seu anjo para testificar estas coisas a João, e João por sua vez ficou encarregado de escrever este livro e repassar para as igrejas.

ESTAS COISAS DIZ. Não há dúvida que o livro, neste particular, fala a respeito de tudo que está registrado em seu conteúdo, que serve de alerta para a igreja remida de Cristo, com o fim dos servos de Cristo se preparar para a volta gloriosa do Filho de Deus, para arrebatar seus escolhidos para si mesmo. Mas também serve de aviso ao mundo, no que diz respeito a tocar a trombeta de alerta sobre os juízos de Deus.

CERTAMENTE CEDO VENHO. AMÉM. Somente neste capítulo há quatro referência sobre a vida de Cristo Jesus para buscar a sua igreja amada, conforme ele prometeu, em João 14:2-3 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

ORA VEM SENHOR JESUS. Esse é o chamado do Espírito Santo, bem como da igreja viva do Cristo ressurrecto, conforme Apocalipse 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. No momento determinado por Deus, tanto o Espírito Santo, quanto a igreja de Cristo, estarão clamando para que o Filho de Deus volte para nos buscar.

A GRAÇA. Assim como muitos dos livros, cartas ou missivas do Novo Testamento terminam falando da graça de Cristo, este livro não poderia ser diferente. Há quem diga que este livro, pelo menos de princípio foi escrito exclusivamente para os gentios, porque contem apenas a palavra “graça” e não também a palavra paz. Falar sobre a graça de Cristo é descrever sobre a nova dispensação pelo evangelho das boas novas.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Encontramos mais uma vez o título completo do Filho de Deus, que é nosso Senhor Jesus Cristo. João termina seu livro reconhecendo o senhorio de Cristo, Ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). Jesus é o nome próprio do Filho de Deus é quer dizer: Aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo fala a respeito da missão do Emanuel, que é o Messias de Deus, e fala do ungido de Deus e o enviado como Salvador.

SEJA COM TODOS VÓS. AMÉM. Finalizamos este comentário dizendo que, este livro sempre teve um valor muito grande para a história da igreja de Cristo, como alerta aos servos de Deus. No futuro, este livro vai nortear os acontecimentos dos juízos de Deus sobre a terra e seus moradores. Quero agradecer imensamente ao Espírito Santo de Deus pela inspiração e iluminação na exposição deste comentário do Apocalipse. F.A.S.

Apocalipse 22:19

Apocalipse 22:19 - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
E, SE ALGUÉM TIRAR QUALQUER PALAVRA. Juntando-se o versículo anterior a este versículo presente, o que se deseja e manter a integridade desta coletânea por completa, sem acrescentar nem diminuir qualquer palavra do seu conteúdo. Moisés ao escrever sua lei para os filhos de Israel ele também disse o mesmo, em Deuteronômio 12:32 - Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás. Muitos documentos antigos mantinham esta fórmula de preservação.

DO LIVRO DESTA PROFECIA. O livro do apocalipse tem uma importância fundamental no Cânon do Novo Testamento, porque este é um livro diferenciado dos demais, uma vez que, quase todo o seu conteúdo trata de eventos futuros em que Deus irá tratar com a humanidade. Os demais livro do Novo Testamento trata de coisas que aconteceram durante o primeiro século, porem, o Apocalipse é um livro escatológico.

DEUS TIRARÁ A SUA PARTE. Há quem diga que, neste caso, esta mensagem é dirigida aqueles que durante o tempo da grande tribulação estarão do lado de Deus, e que por compaixão dos moradores da terra, tentarão diminuir o conteúdo do livro, como se isso fosse modificar tudo aquilo que já está determinado sobre os juízos de Deus. E esta advertência é no sentido de avisar que haverá prejuízos para quem assim fizer.

DO LIVRO DA VIDA. O escritor falou neste livro sobre o livro da vida em Apocalipse 3:5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Provavelmente, quem tentar tirar qualquer coisa do que está escrito neste livro, será riscado do livro da vida, e com isso perderá o direito a salvação e a vida eterna.

E DA CIDADE SANTA. O livro também fala a respeito desta cidade santa em Apocalipse 21:2,10 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Quem diminuir este livro não entrará em Jerusalém, a cidade de Deus, que representa a própria presença do Deus Todo-poderoso, o tabernáculo de Deus.

E DAS COISAS QUE ESTÃO ESCRITAS. Existem muitas promessas da parte de Deus para os justos e remidos no conteúdo deste livro do Apocalipse, portanto, o alerta que é dado neste versículo do livro é no sentido de avisar aos servos de Deus, que estarão sobre a terra durante o tempo da grande tribulação, que se eles diminuírem o conteúdo deste livro, terão prejuízos incalculáveis, com a perda das bênçãos de Deus.

NESTE LIVRO. A nova aliança da graça de Deus com a igreja amada de Cristo, contem infinitas promessas para os que forem dignos da salvação em Cristo Jesus. E as mais preciosas promessas da nova dispensação são para o futuro, ou seja, para a eternidade com Deus e com Cristo Jesus. Grande parte destas promessas estão contidas e asseguradas nas páginas deste livro, para todos os remidos de Cristo Jesus, o Senhor.

Apocalipse 22:18

Apocalipse 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro.
PORQUE EU TESTIFICO. É Cristo que pelo seu Espírito continua falando sobre as advertências finais deste livro escatológico, e agora, com um aviso importante sobre o próprio livro, que chega aos seus momentos finais, em termos de conteúdo, mais que trás consigo uma mensagem de futuro. Este versículo e o próximo tem uma importância muito grande, no sentido de preservação da mensagem central das profecias que estão registradas neste livro. O que Cristo fala é algo por demais sério.

A TODO AQUELE QUE OUVIR. Verdade é que estas advertências da parte do Senhor serviram para todas as gerações, desde o tempo em que o próprio livro do Apocalipse foi escrito por João, principalmente para os moradores da Ásia menor, onde ficavam as sete igrejas citadas daquela região. No entanto, elas serviram muito mais para as gerações que irão conviver com os juízos descritos pela mensagem deste livro.

AS PALAVRAS DA PROFECIA. Encontramos no Novo Testamento uma variedade de estilo literário em que seus autores usados por Deus, pela inspiração do Espírito Santo, expuseram o evangelho das boas novas de Cristo. Porem, o Apocalipse é um tipo de literatura especial, no que diz respeito ao seu fator profético. Dentro deste livro revelador, podemos observar que seu conteúdo, quase tudo é escatológico.

DESDE LIVRO QUE. Repito, as advertência serviram para todas as épocas, desde que este livro foi escrito, mas, é possível que nas entrelinhas destas palavras, contenha uma previsão para os fins dos tempos, em que o Senhor prevê um movimento contrário contra as profecias deste livro, no sentido de modificar seu conteúdo. Cuidadosamente, o Senhor Jesus faz o alerta, para que haja a preservação do livro.

SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR ALGUMA COISA. Esta advertência feita pelo Senhor Jesus, era algo comum no final das literaturas de cunho religioso, nos tempos mais antigos. Moisés escreveu o seguinte: Deuteronômio 4:2 - Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando. O que está escrito fala de uma revelação completa.

DEUS FARÁ VIR SOBRE ELE AS PRAGAS. Diante desta colocação é que os comentaristas defendem que, esta previsão deverá ter o seu cumprimento para o próprio tempo da grande tribulação. É provável que neste tempo do fim, alguém queira acrescentar mais profecias ao conteúdo deste livro, diante do agravamento dos acorridos em seu próprio tempo, o que não será permitido por Cristo Jesus, porque esta palavra é fiel.

QUE ESTÃO ESCRITAS NESTE LIVRO. O aviso funciona como advertência, no sentido de que ninguém busque acrescentar nada mais do que já está previsto nas profecias do livro. Agora, se alguém teimar em desobedecer esta alerta e procurar acrescentar qualquer coisa, além do que já está profetizado para os fins do tempo, então, tal indivíduo terá que sofrer as consequências já previstas. É provável que os inimigos do reino de Deus venham a transgredir este alerta, tendo que sofre pela desobediência.

Apocalipse 22:17

Apocalipse 22:17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
E O ESPÍRITO. Neste versículo, a palavra “Espírito” está posta no texto com sua inicial maiúscula, o porque não se trata do espírito que habita nos seres humanos, nem nos espírito das trevas, mais o escritor escreve sobre o Espírito Santo de Deus. O Espírito de Deus foi derramado sobre a igreja de Cristo desde o dia de pentecostes, em cumprimento da promessa de Deus feita pelo profeta (Joel 2:28-29). E Ele vem preparando a igreja de Cristo para o dia glorioso do arrebatamento dos remidos.

E A ESPOSA DIZEM. Essa esposa, sobre a qual se reporta o vidente João em seu livro do Apocalipse diz respeito a igreja amada de Cristo Jesus. Os comentaristas deste livro escatológico afirmam que esta expressão representa um tempo profético em que o igreja do Senhor Jesus, no momento certo do arrebatamento, ela estará clamando pela volta do Esposa amado, Jesus Cristo, que prometeu vir buscar sua esposa amada.

VEM. A igreja de Cristo aguarda ansiosamente aquela promessa que o Senhor jesus fez em João 14: 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. A volta de Cristo para arrebatar os seus escolhidos é muito importante para igreja.

E QUEM OUVE, DIGA: VEM. Certamente João fala sobre aqueles que ouvem a mensagem escatológica deste livro, a quem ele chama de bem-aventurado em Apocalipse 1:3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Já os pregadores tem essa importante missão de anunciarem a mensagem deste livro, porque as pessoas precisam tomarem conhecimento do que vai acontecer no final.

E QUEM TEM SEDE, VENHA. Talvez o escritor se refira ao que está registrado em Apocalipse 21:6 - E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. O convite é para que todos venham ao Filho de Deus, ele que é a salvação.

E QUEM QUISER, TOME DE GRAÇA. Neste ponto, os defensores do livre arbítrio ou livre vontade, se apoiam para dizer que Cristo não força a ninguém a vir a Ele, mas permite que todos exerçam sua própria vontade. Servir a Cristo e ao seu reino não custa nada para quem quer que seja, porque a salvação não é comprada. De acordo com a nova dispensação, a salvação em Cristo Jesus é pela multiforme graça de Deus.

DA ÁGUA DA VIDA. Em um diálogo pessoal com a mulher samaritana, Jesus declara que ele é a fonte da água da vida, em João 4:10,14 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Portanto, Jesus é esta fonte de água que dá vida eterna a todos os remidos.

Apocalipse 22:16

Apocalipse 22:16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
EU, JESUS. O Espírito de Cristo é o Espírito de profecia, conforme Apocalipse 19:10 - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Assim sendo, o próprio Senhor Jesus quem fala todas as profecias que estão contidas no livro do Apocalipse para avisar a sua igreja das coisas futuras, bem como alertar ao mundo sobre os juízos de Deus.

ENVIEI O MEU ANJO. O que João afirma nesta sua declaração é justamente o que está registrado em Apocalipse 1:1-2 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo. O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Tem a participação de anjo.

PARA VOS NOTIFICAR. Todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo e que chegam a tomar conhecimento das profecias escatológicas do livro do Apocalipse, logo são tomados pelo sentimento de vigilância, no sentido de se preparar cada vez mais para a volta de Cristo Jesus. Além de que, àquelas pessoas que ainda não servem a Cristo, mas que se tornam conhecedoras destas verdades, são constrangidas a se converterem ao reino de Deus, isso para escaparem dos juízos futuros de Deus.

ESTAS COISAS. Não há dúvida que o escritor se refere a todas as coisas que estão contidas neste livro das revelações, que é um livro em que, quase toda a sua totalidade são conteúdos escatológicos, sobre os últimos acontecimentos sobre este mundo. Estas coisas, sobre as quais fala o livro, são fieis e verdadeiras e dignas de toda aceitação, porque não faz parte da ideologia de João, mas são revelações de Deus.

NAS IGREJAS. De princípio, o conteúdo deste livro escatológico seria transmitido para as igrejas da Ásia menor, conforme Apocalipse 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono. Consequentemente os líderes locais desta referidas igreja se encarregariam de espalhar com as demais igrejas.

EU SOU A RAIZ E A GERAÇÃO DE DAVI. Certamente o Senhor Jesus fala a respeito da promessa de Deus ao seu servo Davi em 2 Samuel 7: 12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Cristo é o Rei da descendência de Dave, pois é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

E RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHA. Esta passou a ser uma colocação feita pelos cristãos a Cristo Jesus como sendo a ressurreição e a vida. João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? O Cristo glorificado mostra o intenso brilho desta estrela, e quando se fala da manhã, é que em cristo, o Filho de Deus, surgiu a mais viva esperança de salvação e vida eterna.

Apocalipse 22:15

Apocalipse 22:15 - Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
FICARÃO DE FORA. Quase todo este capítulo vinte e dois de Apocalipse serve como recomendações finais, em que o escritor alerta os servos de Cristo a que sejam vigilantes quanto à volta de Cristo, é tanto que se refere quatro vezes sobre este assunto. Mas também fala sobre aqueles que não terão direito a entrar na nova Jerusalém, que é símbolo de salvação e vida eterna. Estes que ficarão de fora representam aqueles que serão lançados no lago de fogo e enxofre, a segunda morte.

OS CÃES. Este era um provérbio judaico que falava a respeito dos povos que viviam sem Deus, ou todos os pagãos, que não se interessavam pelas coisas do reino de Deus. O cão era considerado pelos judeus como um animal imundo e abominável, desprezível, e assim os filhos de Israel tratavam aos filhos dos homens que não acreditavam no Deus único e verdadeiro. Ser um cão era ser uma pessoa detestável.

OS FEITICEIROS. Nós temos na bíblia o caso do primeiro rei de Israel, chamado Saul, que foi rejeitado por Deus por ter procurado uma feiticeira. E isso se tornou um provérbio em Israel para todo aquele que era rejeitado por Deus. Quando o escritor fala neste texto sobre a feitiçaria, ele se refere a todo e qualquer ensino ou prática religiosa ocultista que não está de acordo com o evangelho da verdade de Cristo.

E OS QUE SE PROSTITUEM. Nesta expressão, o vidente João se reporta sobre todos os pecados que envolvem o sexo ilícito, que é a prostituição, o adultério, sexo entre duas pessoas casadas, a prevaricação que é o sexo entre uma pessoa casada e outra solteira, bem como a fornicação, que é o sexo entre duas pessoas solteiras. João também fala a respeito do homossexualismo entre homens, ou entre mulheres. Todas as formas de pecados sexuais tem se proliferado no mundo como se fosse normal.

E OS HOMICIDAS. Certamente o livro do Apocalipse fala a respeito de todas as formas em que se usa pra tirar a vida, incluído o suicídio, que é o pior tido de homicídio, em que a pessoa tira a sua própria vida. Naturalmente que, aqueles que não têm o temor devido a Deus, por não terem o receio da prestação de contas perante a justiça divina, se tiverem seus interesses contrariados são capazes de praticarem tristes homicídios.

OS IDÓLATRAS. Este livro tem um extenso material sobre a Babilônia misteriosa, em que o principal erro do império religioso de Roma é justamente a questão da idolatria, com a adoração e veneração dos ídolos e das imagens de esculturas. Mas a idolatria não se resume apenas ao politeísmo religioso, porem, alguém pode ser idólatra de si mesma, de Mamom, que é o dinheiro, e de outras tantas coisas desta vida terrena.

E QUALQUER QUE AMA E COMETE MENTIRA. Esta última frase engloba tantas coisas que desvirtuam o ser humano de Deus, que a própria vida do homem terreno passa a ser uma grande mentira. O ser humano foi criado por Deus para exercer planos dentro do cronograma das realizações de Deus. Porem, a partir do momento em que, o ser humano deixa de cumprir suas funções para as quais foi criado, sua própria existência passa a ser uma farsa. Quem ama e comete o engano não terá vida eterna.

Apocalipse 22:14

Apocalipse 22:14 - Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
BEM-AVENTURADOS. Ser bem-aventurado é ser feliz e abençoado em tudo que faz, com a esperança de que no final de suas realizações tudo vai dar certo. Por mais que um homem natural possa desfrutar de momentos de alegria nesta vida, mas ele nunca vai ter uma felicidade completa, porque o resultado final de seus caminhos será o caminho de Morte. Mas, o remido de Cristo, mesmo que nesta dimensão de sua existência tenha que passar por alguns percalços, porem, na eternidade será feliz.

AQUELES QUE GUARDAM. Os incrédulos vivem sem lei, quanto a vida espiritual porque não acreditam nas Sagradas Escrituras. Os seguidores do judaísmo buscavam de todas as formas guardarem a legislação de Moisés, porem, não conseguiam porque suas exigências eram impraticáveis. Agora, quanto a legislação de Cristo, todos os seus seguidores conseguem guardar, porque o Espírito Santo nos ajuda sempre.

OS SEUS MANDAMENTOS. Os mandamentos de quem? Nos dois versículos anteriores, quem se apresenta é Cristo Jesus, ao dizer: Apocalipse 22:12-13 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Assim sendo, a resposta é clara e obvia, bem-aventurado aquele que guarda a palavra de Cristo Jesus.

PARA QUE TENHAM DIREITO. Como a antiga dispensação era uma aliança para esta vida presente, quando os filhos de Israel, de alguma forma, guardavam os mandamentos, estatutos e juízos da lei de Moisés, então eram abençoados aqui e agora. Mas como a nova aliança de Cristo é eterna e celestial, então, quem guardar as recomendações do evangelho das boas novas de Cristo, terá seus direitos garantidos. Ninguém que neste mundo renunciar ao pecado por Cristo, perderá o seu galardão.

À ÁRVORE DA VIDA. No começo deste mesmo capítulo o escritor já mencionou esta árvore da vida, em Apocalipse 22:2 - No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava à árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Quando o homem pecou perdeu à árvore da vida, mas já na eternidade com Deus e com Cristo há encontrará.

E POSSAM ENTRAR NA CIDADE. Que cidade é esta? O vidente João também já descreveu em detalhes esta cidade santa, que é a Nova Jerusalém, conforme Apocalipse 21:2,10 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Esta cidade representa a presença de Deus.

PELAS PORTAS. Sobre estas portas, está escrito em Apocalipse 21:12-13 - E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. Cada porta é uma pérola, que não se fecharão continuamente.

Apocalipse 22:12-13

Apocalipse 22:12-13 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
E, EIS QUE CEDO VENHO. Ainda quando estava na terra, o Filho de Deus fez a promessa de vir buscar o seu povo, conforme João 14:2-3 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Apocalipse 22:20 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

E O MEU GALARDÃO ESTÁ COMIGO. 1 Coríntios 15:52-53 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Participar do arrebatamento da igreja de Cristo será o maior prêmio.

PARA DAR A CADA UM. A vinda do Senhor para arrebatar os seus remidos será um momento também de recompensas para todos que ele comprou com seu precioso sangue. 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Ninguém que tenha trabalhado na obra de Deus ficará de mãos vazias.

SEGUNDO AS SUAS OBRAS. A salvação é pela graça de Deus, Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Agora, os galardões que os filhos de Deus hão de receberem são segundo a obra de cada um. Essa é a lei da colheita, segundo a semeadura, que tanto vale para as obras más, bem como para os feitos louváveis. Cristo é justo e vai recompensar a cada um dos seus.

EU SOU O ALFA E O ÔMEGA. Esse título foi aplicado a Deus em Apocalipse 1:8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Bem como em Apocalipse 21:6 - E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Mas aqui se aplica ao Filho de Deus, Jesus Cristo.

O PRINCÍPIO E O FIM. Essa colocação é uma explicação da frase anterior, quando o Espírito de Cristo diz que ele é o Alfa e o Ômega. O Alfa era a primeira letra do Alfabeto hebraico, bem como o Ômega representava a última letra do mesmo alfabeto hebraico. Esse era uma expressão hebraica para dizer que o Deus Criador de todas as coisas é a fonte de todas as coisas, bem como nele todas as coisas terminam.

O PRIMEIRO E O DERRADEIRO. Essa colocação a respeito de Cristo o coloca em pé de igualdade com o Pai e isso faz parte da teologia do Novo Testamento, conforme João 10:30 – Disse Jesus: Eu e o Pai somos um. Essa frase já tinha sido por Cristo em Apocalipse 1: 17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o derradeiro. Essa mesma colocação pode ver vista em (Colossenses 1:16), no tocante a Cristo Jesus, o Senhor.

Apocalipse 22:10-11

Apocalipse 22:10-11 - E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
E DISSE-ME: NÃO SELES AS PALAVRAS. Antigamente, ainda no tempo do profeta Daniel foi dado uma ordem que ele selasse as suas profecias, conforme Daniel 12:4 - E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. Mas agora, já no tempo da nova dispensação, o Todo-poderoso fala para o vidente João que as revelações do livro do apocalipse devem estar disponíveis para todos os seus servos.

DA PROFECIA DESTE LIVRO. O livro de Daniel também tinha um conteúdo profético, principalmente a partir do capítulo sete, até o seu final, mas que foi selado para que somente no tempo do fim viesse a ser compreendido. Da mesma forma, desde o primeiro século de nossa era cristã, que o livro do Apocalipse é considerado uma literatura totalmente escatológica e profética, que terá o cumprimento brevemente.

PORQUE PRÓXIMO ESTÁ O TEMPO. Estes dois versículos funcionam como alerta para todas as gerações, principalmente para este geração presente e as futuras próximas, uma vez que, os sinais já são evidentes de que o Cristo de Deus está às portas para levar a sua igreja para si mesmo. Portanto, logo depois do arrebatamento da igreja de Cristo, não mais terá demora, para que os juízos do livro do Apocalipse se cumpram.

QUEM É INJUSTO, FAÇA INJUSTIÇA AINDA. Além de servir de alerta para o povo de Deus, o livro do apocalipse, neste texto, afirma que, nos fins dos tempos haverá um avanço gigantesco da prática da iniquidade sobre a terra. O mundo está de fato entrando de cabeça em práticas nefastas em que nem mesmo a malha moral da sociedade tem mais limites para as iniquidades e injustiças dos que vivem sem Deus.

E QUEM É SUJO, SUJE-SE AINDA. Os pecados mais bizarros que se possa imaginar tem se tornado aceitáveis pelos filhos dos homens, como se a irracionalidade fosse o normal no meio da sociedade. O sentimento de rebelião, incredulidade e ateísmo vem prevalecendo nestes últimos dias, na mais clara demonstração que os seres humanos sem Deus estão sendo dominados em sua grande maioria pelo diabo e seus demônios.

E QUEM É JUSTO, FAÇA JUSTIÇA AINDA. Todavia, do outro lado, o poderoso evangelho de Cristo tem chegado aos milhares, transformado vidas para que por meio da igreja remida de Cristo o reino de Deus seja cada vez mais forte na terra. A igreja amada de Cristo é a escora deste mundo, que caminha para a ruína total e absoluta. A presença da igreja no meio da sociedade é o que exporta o mundo atual e sempre.

E QUEM É SANTO, SEJA SANTIFICADO AINDA. O Espírito Santo de Deus está agindo de maneira forte e poderosa para separar um povo especial, zeloso de boas obras para o grande dia do arrebatamento dos justos desta terra. Enquanto o mundo auto se destrói, os filhos dos homens se deixam dominar pelo mal e pelas trevas, mas existe um povo que busca o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima.

Apocalipse 22:9

Apocalipse 22:9 - E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
E DESSE-ME. O anjo que falava com João, quando viu aquela sena, em que ele estava prostrado diante de seus pés, automaticamente deu uma resposta ao homem de Deus. No reino de Deus, o que funciona é a monoteísmo, em que somente o Deus único e verdadeiro pode ser adorado e venerado. Desde o patriarca Abraão, que os filhos de Israel apreenderam que somente o Criador de todas as coisas é digno de adoração. O cristianismo verdadeiro segue esta mesma fé monoteísta dos hebreus.

OLHA, NÃO FAÇAS TAL. Todos aqueles que são levados a seguir o politeísmo, é porque não conhecem, nem seguem este ensino transmitido pelo anjo de Deus ao escritor do livro do Apocalipse. No reino dos céus não é permitido que se adora a ídolos, nem imagens de esculturas, nem muito menos aos anjos, quanto mais aos pecadores. A idolatria é um dos pecados mais detestados por Deus é uma prática abominável.

PORQUE EU SOU CONSERVO TEU. O Novo Testamento nos declara que os anjos de Deus estão a serviço dos que hão de herdar a salvação, conforme Hebreus 1:13-14 - E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

E DE TEUS IRMÃOS. Os filhos dos homens se consideram irmãos uns dos outros por terem um tronco comum em sua árvore genealógica em Adão e Eva, o que representa uma verdade. Já os hebreus afirmam que são irmãos uns dos outros por terem os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó com pais em comum. Porem, os cristãos, desde os começos da igreja de Cristo, que se consideram irmãos uns dos outros, pelo fato de que, quem aceita a Cristo como Senhor e Salvador se torna filho de Deus.

OS PROFETAS. Desde os começos da história da humanidade que Deus sempre levantou grandes homens, a quem as Sagradas Escrituras chamam de profetas. Na história de Israel, o Senhor se utilizou de muitos dos seus servos para profetizarem a conversão do seu povo. Já dentro do tempo da nova dispensação da graça de Deus, o ministério de profeta foi reconhecido para aqueles que pregavam a palavra de Deus.

E DOS QUE GUARDAM AS PALAVRAS DESTE LIVRO. Ainda na introdução deste livro profético, o escritor escreveu a respeito da importância das palavras deste livro, em Apocalipse 1:3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Guardar as palavras deste livro é seguir tudo que nele se fala sobre os fins dos tempos.

ADORA A DEUS. Com essa colocação, o anjo do Senhor deixa bem clara para o vidente João que, somente o Deus Todo-poderoso é digno de toda adoração. Certamente o anjo pode ter percebido que João não tinha entendido ainda que ninguém é digno de adoração, nem os anjos, nem os ídolos, nem os homens, mas unicamente o Criador de todas as coisas. Adorar a Deus é invoca-lo na beleza de sua santidade, sabendo que o Deus único e verdadeiro é soberano, santo e digno de toda a nossa divida adoração.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...