sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:12

Apocalipse 2:12 - E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios.
E AO ANJO. Por que a carta seria endereçada ao líder local da igreja que estava em Pérgamo? Porque o líder era o responsável por passar para a igreja de Cristo as informações contidas nesta carta, do mesmo modo como os demais, para quem foram enviadas as outras cartas de Apocalipse. Nunca qualquer líder de uma igreja será igual a um anjo nesta terra, mas a palavra “anjo” nas sete cartas, fala de mensageiros de Deus, e no caso dos líderes locais das igrejas eram os pregadores da palavra de Deus.

DA IGREJA. Estas igrejas sobre as quais João escreve, não tinham endereço fixo, porque neste mesmo tempo, não haviam templos dedicados ao cristianismo, até porque até 313 de nossa era cristã, não era permitido pelo império romano, à construção de templos dedicados ao cristianismo. Somente depois do casamento do Estado romano com o cristianismo é que se começou a construção de templos cristãos.

QUE ESTÁ EM PÉRGAMO. De forma que, as autoridades romanas levaram estas cartas e entregaram a quem eles achavam que eram cristãos em cada cidade e quem recebia a carta, entregava ao líder secreto e o tal repassava para a comunidade toda. Pérgamo quer dizer cidade fortaleza ou cidade castelo, mas que tem também o significado metafórico de casada, por ter ela feito um casamento com o mundanismo da época.

ESCREVE. Esta foi uma ordem de Cristo para o vidente João que faz parte de todas as cartas deste livro das revelações. O fato de João se encontrar preso na Ilha de Patmos sem atividades eclesiásticas, certamente lhe forneceu tempo suficiente para a dedicação de tempo integral para a composição, não somente destas cartas, mas também de todo o conteúdo literário do livro profético do Novo Testamento, Apocalipse. João escreveu as coisas que viu, as que são e as que hão de acontecerem.

ISTO DIZ AQUELE. Aprendemos que tudo que está escrito no livro das revelações, o Apocalipse, saiu diretamente da boca do Cristo glorificado, e, portanto, este maravilhoso livro não tem uma mensagem meramente humana, apesar de ter sido escrito por João, mas ele nasceu no coração de nosso Senhor Jesus Cristo. “Aquele” fala a respeito do dono da igreja, que estava em Pérgamo, Ele que é o Verbo de Deus.

QUE TEM A ESPADA AGUDA. Com esta colocação feita aqui, temos uma citação bem parecida em Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. A palavra de Deus tem um poder extraordinário de penetração nos corações.

DE DOIS FIOS. Certamente esta palavra deve ter tido efeito primeiro na própria vida de João o transformando em um servo de Cristo mais fiel ainda ao seu Senhor e Rei, Jesus Cristo. Do mesmo medo, ela também deve ter produzido mudanças fortes na vida do líder local da comunidade cristã de Pérgamo. E por fim, quem tomou conhecimento desta mensagem deve ao mesmo tempo ter se convertido mais ainda para o reino de Deus, bem como nós devemos hoje recebe-la, que esta palavra é digna de aceitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...