quinta-feira, 20 de junho de 2019

Apocalipse 1:9

Apocalipse 1:9 - Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
EU, JOÃO, QUE TAMBÉM SOU VOSSO IRMÃO. O apóstolo faz questão de se identificar para os seus leitores como sendo alguém que também fazia parte da família de Deus na terra, que é a igreja, como irmão daqueles para quem estava escrevendo seu livro profético. Neste mesmo livro, João também se identifica como alguém que era servo de Jesus Cristo. Supõe-se que João, que escreveu o livro das revelações, chamado de Apocalipse é o apóstolo João que também é o autor do evangelho segundo João, além das três epístolas pastorais. Ele é o apóstolo do amor, que tinha comunhão com Cristo.

E COMPANHEIRO NA AFLIÇÃO. Como apóstolo de Jesus de Nazaré, acompanhou todas as perseguições que o Cristo de Deus teve que enfrentar. Participou pessoalmente dos muitos momentos de aflições e tribulações que o Cordeiro de Deus teve que suportar para servir de sacrifício de redenção pela sua igreja. Como fazia parte do grupo dos doze, ele teve que passar por duras perseguições tanto dos Judeus, quanto do império romano, que depois de matarem a Cristo, procuravam destruir o cristianismo. João tinha pleno conhecimento das aflições que a igreja de Cristo vinha enfrentando para sobreviver em meio a tantas perseguições e aflições dos judeus e dos romanos.

E NO REINO, E PACIÊNCIA DE JESUS CRISTO. Mas também, o apóstolo carregava consigo a esperança de que fazia parte do reino de Deus e de Cristo, por isso que tinha a confiança de ser na eternidade participante do governo do Senhor Jesus. Reino de Cristo este, que ele conquistou a duras penas, e com muita paciência e perseverança, Deus o fez Senhor e Cristo. Jesus, como Filho de Deus e Príncipe, não precisava passar por tudo que teve que enfrentar. Mas, como um guerreiro do reino de Deus, desejava ser merecedor do reino e do domínio que passou a governar no céu e na terra.

ESTAVA NA ILHA DE PATMOS. Nesta época, Patmos era um conjunto de ilhas vulcânicas do mar Egeu, ao sudoeste de Samos, ao sul de Mileto. Atualmente também é chamada de Palmosa e fica cerca de oitenta quilômetros de Éfeso. Essa ilha tem dezesseis quilômetros de comprimento e dez de largura. É uma ilha totalmente estéril e rochosa em quase sua totalidade. No tempo do imperador Domiciano essa ilha era usada no confinamento de presos do Estado romano. Não somente o apóstolo João, mas também muitos cristãos ficaram presos em Patmos como castigo aos mesmos.

POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS. O apóstolo João, bem como os demais do grupo dos dozes e também os pregadores itinerantes do evangelho, neste mesmo período, viviam em torno da propagação das boas novas do reino de Deus e de Cristo. E por conta disto, eram perseguidos, presos e mortos por causa da palavra de Deus e do evangelho que pregavam. João estava preso em Patmos por causa de suas pregações.

E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO. Os Judeus juntamente com o império romano e os pecadores mataram a Jesus de Nazaré por não aceitarem de que ele era o Messias de Deus. Mas, nem por isso, os pregadores do evangelho deixaram de anunciarem e provarem pelas Escrituras e pela vida de Jesus, que ele era o Emanuel de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...