sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:13

Apocalipse 2:13 - Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
CONHEÇO AS TUAS OBRAS. Esta é uma das frases que se repete nas cartas do Apocalipse em que destaca a Onisciência de Cristo Jesus. Podemos afirmar que o Senhor Jesus fala diretamente com o próprio João, que foi o escritor desta carta, bem como com o líder local da igreja em Pérgamo, mas principalmente com os membros daquela comunidade cristã para quem de verdade a carta estava sendo enviada. Além de que esta mensagem também chega a todos nós da atualidade como conselho.

E ONDE HABITAS, QUE É ONDE ESTÁ O TRONO DE SATANÁS. A cidade de Pérgamo era um ambiente propício para o estabelecimento do domínio de Satanás nas vidas das pessoas, pois naquela cidade já estava estabelecido o culto as autoridades do império romano, e a idolatria campeava em todos os seus quadrantes. A palavra de Deus afirma que por traz da idolatria, o diabo com os seus demônios são adorados.

E RETÉNS O MEU NOME. Em meio aos muitos ídolos que eram adorados e venerados pelos moradores de Pérgamo, os servos e servas de Cristo, naquela cidade, não negavam o nome de Cristo, como único Mediador entre Deus e os homens. Podemos interpretar que, enquanto os idólatras buscavam de forma enganosa as suas falsas divindades, os cristãos naquela igreja divulgavam a salvação e a vida eterna em Cristo.

E NÃO NEGASTES A MINHA FÉ. De acordo com o judaísmo, os seus seguidores valorizavam as obras da lei de Moisés. Os gentios e pagãos daquela época viviam simplesmente para os prazeres da vida e para a idolatria abominável. Porem, os servos de Cristo viviam da fé autêntica em Cristo Jesus e em sua obra perfeita de redenção. A fé no nome de Cristo é o elemento mais cativante do cristianismo verdadeiro e ideal.

AINDA NOS DIAS DE ANTIPAS. Certamente este homem foi um dos líderes locais da comunidade cristã de Pérgamo, em que nos seus dias houve uma perseguição muito forte contra a igreja de Cristo naquele lugar. Há uma história em que se conta de que ele foi martirizado dentro de um boi feito de bronze, em que foi aquecido com fogo até que Antipas ficasse totalmente cozido, mas morreu louvando e glorificando a Deus.

MINHA FIEL TESTEMUNHA. Esta informação é importante porque nos ensina que este servo de Cristo, mesmo enfrentando pressão, perseguição e até a morte, não deixava de seguir o evangelho de Cristo. Hoje é fácil seguir o evangelho das boas novas, mas no tempo em que este livro foi escrito, ser uma fiel testemunha do Senhor Jesus era motivo de ser perseguido e morto, o que aconteceu com Antipas, servo de Cristo.

O QUAL FOI MORTO ENTRE VÓS, ONDE SATANÁS HABITA. Não se sabe há quanto tempo este fato tinha acontecido, no tocante a morte de Antipas, por ser uma fiel testemunha do Senhor Jesus. A verdade era que, todos tinham conhecimento do martírio deste homem de Deus, por não negar o nome de Cristo e ser morto em defesa de sua fé cristã. Percebe-se que Satanás foi o estingador de tal feito, porque ele usa pessoas e circunstâncias para atingir seus objetivos maléficos de malignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...