sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:11

Apocalipse 2:11 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
QUEM TEM OUVIDOS. Em todas as sete cartas, vamos encontrar esta mesma recomendação de Cristo para suas igrejas, chamando a atenção dos seus seguidores para uma mensagem de edificação, até porque o Senhor Jesus sempre quer o melhor para seu povo. Como se diz em um ditado evangélico, o ouvido é a boca da alma, por meio do qual a palavra de Cristo chega ao homem essencial. Basta que os remidos de Cristo deem atenção aos avisos do Espírito Santo, e no final das contas, tudo dá certo.

OUÇA O QUE. Como no evangelho está escrito: A fé vem, pelo ouvir a palavra de Deus, assim sendo, se faz necessário que os eleitos de Cristo fiquem atentos ao que o Espírito de Deus tem a dizer ao povo de Deus. Em todos os tempos, são inumeráveis as atividades do Espírito de Deus, no sentido de orientar aos chamados de Cristo, para que todos sigam a direção correta, em executar sempre a soberana vontade de Deus.

O ESPÍRITO. Dentro do que está registrado nestas cartas do livro do Apocalipse, aprendemos que uma das funções muito significante do Espírito Santo é ser um ideal comunicador da vontade de Deus para a igreja de Cristo. Realmente é ele que se utiliza dos pregadores, ensinadores e profetas de Deus, por meio dos dons espirituais e ministeriais para falar coisas boas, que edificam o rebanho de Cristo Jesus, o Mestre.

DIZ AS IGREJAS. Uma outra coisa que nós devemos aprender, com este conteúdo bíblico é a necessidade de congregar, porque o Espírito de Deus passa a mensagem de Deus para as igrejas. Não que João estivesse falando de um templo religioso, como temos muitos nos dias de hoje, mas Cristo se refere neste versículo ao seu povo que se reúne para orar, louvar o nome do Senhor e ouvir a mensagem de Deus, tendo como comunicador o Espírito Santo, que se utiliza muito dos servos do Senhor Jesus Cristo.

O QUE VENCER. Vencer, neste caso da igreja cristã que estava na cidade de Esmirna, era permanecer sendo fiel a Cristo, mesmo tendo que enfrentar, as tribulações, prisões e até a morte por amor ao evangelho e ao nome de Cristo. Mas esta mensagem também nos chega nos dias de hoje como promessa para aqueles que na conjuntura atual lutam para vencer os desejos da carne, o mundanismo e o império das trevas.

NÃO RECEBERÁ O DANO. Neste ponto, o Senhor Jesus fala dos prejuízos que sofrerão os ímpios, incrédulos e ateus, que vivem nesta dimensão de sua existência somente para os desejos carnais, para o mundo e sendo influenciados pelo diabo com os seus demônios. Não receber o dano da segunda morte é ter o privilégio de herdar a vida eterna, ser galardoado por Cristo com a salvação, e ser revestido da imortalidade.

DA SEGUNDA MORTE. Podemos conjecturar que a primeira morte seria a morte física, porque a morte clínica é a passagem de uma modalidade da existência humana para outra. Já esta segunda morte, sobre a qual fala Cristo Jesus, diz respeito à condenação eterna, que representa a separação eterna das almas do Deus da vida. Os remidos de Cristo não provarão da segunda morte, mas somente aqueles que de livre consciência rejeitam a salvação e redenção oferecidas por Cristo Jesus, o Salvador da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...