terça-feira, 25 de junho de 2019

Apocalipse 3:4

Apocalipse 3:4 - Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
MAS TAMBÉM TENS. O Senhor Jesus vinha, nos versículos anteriores falando, sobre aquelas pessoas que se deixaram levar pela morte espiritual, ao ponto de perderem suas sensibilidades, no sentido de se esquecerem do que antes haviam recebido do Senhor. Neste versículo que estamos comentando, o Cristo glorificado aponta de que nem tudo estava perdido, e a esperança faz raiar um ponto de luz, em meio às trevas, onde a santidade é a força propulsora dos que escaparam da morte espiritual.

EM SARDES. Sardes é uma tipologia de uma igreja que se deixa levar pela hipocrisia religiosa, em que grande parte dos seus membros praticam o ativismo religioso em detrimento de uma verdadeira vida transformada pelo poder do evangelho. Mas Sardes também pode ser um exemplo de remanescente espiritual, em que os servos de Cristo sobrevivem, em meio aos caos espiritual, como luz do mundo e sal da terra.

ALGUMAS PESSOAS. Deus nunca ficou sem representante na terra, e podemos ver isso na pessoa de Adão, na época do dilúvio, Abraão, depois do dilúvio, João Batista, que deu o ponta pé inicial na nova dispensação da graça de Deus, o seu próprio Filho Jesus que implantou o cristianismo na terra. Em Sardes, tinha lá algumas pessoas que buscavam de todas as formas escaparem da morte espiritual, adorando ao Deus único.

QUE NÃO CONTAMINARAM. Em se tratando da interpretação histórica, podemos conjecturar que o escritor trata das questões morais e espirituais dos que faziam parte da igreja cristã de Sardes. Em que estas pessoas, que optaram em não se contaminar com as imoralidades e os costumes promíscuos daquela sociedade pervertida, é porque deram prioridade a santidade de vida, renunciando todo o mundanismo.

SUAS VESTES. Esta é uma metáfora que Cristo se utiliza para falar da nova vida que estes seus servos buscavam viver, fazendo a diferença no meio da sociedade. No caso da interpretação escatológica, devemos atentar para os casos da Europa e da América do Norte, em que os cristãos modernos foram engolidos pelas coisas desta vida, ao ponto de Cristo se afastar do meio deles, e por isso morreram espiritualmente. A igreja brasileira precisa ficar esperta, e atentar para estes dois exemplos dados atualmente.

E COMIGO ANDARÃO DE BRANCO. No próximo versículo diz o seguinte: Apocalipse 3:5 - O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Esta também é uma metáfora em que fala de santidade, de pureza, mas também de glória, de poder e de domínio que os remidos de Cristo receberão.

PORQUE SÃO DIGNAS DISTO. Vale a pena viver uma vida que dignifique o nome de Cristo e glorifique o nome do Deus único e verdadeiro. Estamos sendo transformado de glória em glória na mesma imagem de Cristo, pelo mesmo Espírito Santo de Deus, conforme (2 Coríntios 3:18). O que nos espera na eternidade com Cristo é algo indescritível pela linguagem humana, algo que até mesmo os escolhidos de Cristo ficarão deslumbrados diante de tamanha hora, glória, resplendor, poder e domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...