terça-feira, 25 de junho de 2019

Apocalipse 3:2

Apocalipse 3:2 - Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
SÊ VIGILANTE. A colocação feita por Cristo nos faz compreender o estado de demência a que se encontrava boa parte dos cristãos desta igreja, em que não percebiam nem sentiam o quanto estavam perdendo a espiritualidade real. De fato esta mesma condição aconteceu durante séculos de mornidão espiritual que aconteceu na Europa e América do Norte, que teve como desfecho a morte espiritual de muitos cristãos. É como se Cristo estivesse dizendo: Acorda meu povo para uma nova realidade.

E CONFIRMA O RESTANTE. O líder local de Sardes tinha uma responsabilidade muito grande diante dos desafios que lhe estavam expostos, ao ver que o povo de Deus não estava nem ai para uma vida espiritual mais voltada para as coisas que são de cima. Olhando com bondade, Cristo queria preservar pelo menos um remanescente, a fim de não ficar sem representante naquele lugar, onde a situação era caótica e péssima.

QUE ESTAVAM PARA MORRER. Por que este seria o resultado, se um despertamento não fosse executado com urgência? Porque Deus não permaneceria no meio do seu povo, e a ausência de Deus tem como resultado a morte espiritual. Este recado pode servir para o povo de Deus destes últimos dias, em que aqueles que buscam a presença do Senhor, assim devem fazer com muita sinceridade, e com todo empenho.

PORQUE NÃO ACHEI. No primeiro versículo desta carta, o Senhor Jesus diz que conhece tudo que acontece com o seu povo, porque Ele é Deus, e como tal Ele é Onisciente, bem como Onipresente. Tendo pleno conhecimento do estado espiritual dos seus seguidores na cidade de Sardes, porque Ele estava presente entre eles, então, Cristo avisa que as coisas iam de mal a pior. Nas cartas, quando tudo vai bem, Cristo elogia e reconhece, mas quando vai mal ele alerta, querendo mudanças para melhor.

TUAS OBRAS. Quando refletimos sobre o que estava acontecendo na igreja de Cristo em Sardes, dá para perceber que outros objetivos estavam ocupando espaço na vida dos seguidores do evangelho, ao ponto de Cristo reprovar as obras dos seus seguidores. O que eles estavam praticando no dia a dia, não tinha como contribuir para o crescimento do reino de Deus, nem era motivo de Cristo ser glorificado.

PERFEITAS. Tudo que Cristo fez e realizou na terra, Ele o fez de maneira perfeita, nos deixando o exemplo para que sigamos os seus passos. 1 João 2:6 - Aqueles que diz que o conhece, deve andar como ele andou. Porque eu vos deixei o exemplo, para que assim como eu vos fiz, façais vos também (João 13:15). Ser discípulo de Cristo, pressupõe seguir os seus ensinos, e copiar o seu modo de vida em tudo que se faz.

DIANTE DE DEUS. O povo de Deus na cidade de Sardes havia perdido o temor do Senhor, e com isso, tinha também perdido a noção de que tudo é acompanhado pela presença de Deus, e que tudo está claro e patente perante o Juiz dos vivos e dos mortos. Quando alguém se torna simplesmente um religioso, tal pessoa se preocupa em se envolver em ativismo religioso para mostrar que pratica as regras de sua denominação, sem se preocupar no que está realmente fazendo para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...