sábado, 29 de junho de 2019

Apocalipse 5:7

Apocalipse 5:7 - E veio, e tomou o livro da destra daquele que estava assentado no trono.
E VEIO. Atitude é o que João esta falando, ação de Cristo para resolver um problema e trazer uma solução de um impasse. Acreditamos que esta atitude do Senhor Jesus fez com que o vidente cessasse de chorar imediatamente, porque o motivo de sua tristeza estava sendo removido. Essa ação positiva da parte do Cristo glorificado mudou o rumo da história, uma vez que, a revelação dos fatos escatológicos foi necessária para que a igreja conhecesse a realidade, e o mundo saiba da verdade dos fatos futuros.

E TOMOU. Percebe-se a importância e a dignidade de Cristo diante deste fato, uma vez que, ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, foi achado digo de pegar neste livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. Apocalipse 5:2-3 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. Mas o Cordeiro de Deus resolveu o impasse pela sua dignidade e poder.

O LIVRO. Pelo que se desenrola a partir do sexto capítulo do livro do Apocalipse, podemos conjecturar que este livro diz respeito ao próprio livro do apocalipse, com suas mensagens escatológicas das coisas que ainda hão de acontecerem. No entanto, pensamos que este livro que Cristo tomou em suas mãos, envolve muito mais do que o conteúdo do livro do apocalipse, com todas as profecias da escatologia bíblica e etc.

DA DESTRA. Onde estava o livro selado com sete selos? A destra de Deus, e isso fala de sua importância, valor e preciosidade. Esta colocação feita pelo escritor nos ensina de que todos os seres, e coisas que estão à destra de Deus são importantes, porque na linguagem metafórica diz respeito a poder, força, honra, valor e importância. Tanto este precioso livro, quanto o próprio Cristo estavam à destra de Deus no alto céu.

DAQUELE. Este é o Deus único e verdadeiro, Criador, Sustentador e que governa todas as coisas que há nos céus, na terra e em todo o universo. João fala a respeito Dele em Apocalipse 4:3 - E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. A Ele sejam dadas honra, glória, poder e ações de graças para sempre.

QUE ESTAVA ASSENTADO. Assentado sobre o trono é a posição mais honrada que se possa imaginar, em se tratando de Deus, porque ninguém está acima Dele, para que possa dizer o que deve fazer. O Deus Todo-poderoso governa todas as coisas com uma autoridade soberana, ao ponto de realizar tudo que lhe apraz, sem restrição alguma, isso porque para Ele, nada é impossível. O seu domínio não tem limites hoje e sempre.

NO TRONO. Este é o trono mais sublime e elevado de todos. Os governos humanos, por mais fortes que pareçam ser, mas tem limites geográficos, bem como no tempo, porque nenhum ser humano é rei, pode estar ou ocupar posições elevadas, mais um dia há de passar. Todavia, o governo de Deus é sobre tudo e sobre todos, sem limites geográficos, e quanto ao tempo, se resume em uma palavra “eternidade”. Quem um dia quis tomar este trono, foi derrotado e precipitado nas densas trevas e perdição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...