sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 16:8-9

Romanos 16:8-9 - Saudai a Amplíato, meu amado no Senhor. Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.
SAUDAI. Era como que um costume no final das correspondências alguém que escrevia para seus amigos, parentes, conhecidos ou autoridades acrescentar uma lista de nomes, que eram conhecidos pelos dois lados, por quem enviava a carta, bem como por quem recebia a epístola. Praticamente todas as cartas de Paulo em sua conclusão, o apóstolo faz uma lista dos que estavam com ele, bem como daqueles que provavelmente estariam com os destinatários de suas correspondências.

A AMPLÍATO. Certamente este não era o nome próprio de quem Paulo estava mandando sua saudação, porem, o apelido de um amigo seu, que era bem conhecido por muitos, e que significava, aquele que era muito honrado. Vários dos nomes citados na lista de saudações deste capítulo dezesseis de Romanos, também não são nomes próprios, mas são apelidos carinhosos através dos quais, Paulo fala de seus amigos.

MEU AMADO. Apesar de ser o grande apóstolo dos gentios, como também uma das mais notáveis autoridades eclesiásticas daquela época, porem, Paulo se conduzia com simplicidade e humildade entre seu grupo de cooperadores. Muitos dos que são considerados líderes influentes do cristianismo nos dias de hoje deveriam aprender com o exemplo de Cristo e de Paulo, que amavam seus companheiros de ministério.

NO SENHOR. Esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios nos faz saber que Amplíato era de fato um homem de Deus e que de alguma maneira também fazia parte do ministério consagrado e ordenado por Paulo. O crescimento da obra de Deus no mundo gentílico, muito mais do que no próprio país de Israel e palestina, fez com que o apóstolo Paulo também ordenasse muitos cooperadores para a grande obra, a que se tornaram seus campos missionários, tudo isso, na proporção do crescimento.

SAUDAI A URBANO. Conforme alguns comentaristas bíblicos este também não era um nome próprio de uma pessoa, até porque quer dizer: Aquele que sempre viveu na cidade, de onde vem à colocação nos dias modernos de, aquele que mora na zona urbana ou na cidade, diferente daqueles que moram na zona rural. Os pais colocavam os nomes de seus filhos, mas com o passar do tempo, surgiam os apelidos.

NOSSO COUPERADOR EM CRISTO. O certo é que esta pessoa sobre a qual Paulo falava era alguém que estava à disposição do ministério de Paulo para fazer a obra de Deus. Naquele tempo os trabalhos da obra de Deus eram os mais diversos possíveis, e Paulo contava com uma grande equipe de cooperados para poder dar conta dos serviços prestados ao reino de Cristo, bem como a igreja do Senhor Jesus.

E A ESTÁQUIS, MEU AMADO. Estáquis era um nome tipicamente usado nos países de cultura grega, mas que foi adotado também pelos romanos. O apelido quer dizer: Carro de grãos de trigo, ou ainda espiga de trigo. Este homem também fazia parte do círculo de amizade do apóstolo Paulo, certamente mais um daqueles que eram seus cooperadores na obra de Deus. Assim como AmplÍato, também Estáquis era uma pessoa muito querida do apóstolo dos gentios, bem como os demais de sua lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...