sábado, 29 de junho de 2019

Apocalipse 5:4

Apocalipse 5:4 - E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
E EU. Apesar de não está no seu corpo físico, porque carne e sangue não herdam o reino de Deus, porem, João estava completamente envolvido neste projeto da revelação dos mistérios futuros de Deus. Os demais apóstolos já haviam partido da terra, e o vidente sabia que havia a palavra de Deus, que a igreja precisava da mensagem deste tão importante livro, que narra a escatologia de Deus para os últimos dias. João percebe que este projeto de Deus era indispensável para a igreja de Cristo.

CHORAVA MUITO. Diante do que estava posto, com uma situação sem solução, no momento, um impasse completamente sem saída, o servo de Deus se sentiu profundamente angustiado, e isso começou a se exteriorizar por meio de lágrimas. O choro de João expressava sua decepção por ver que algo tão importante, não poderia se concretizar. Esta tristeza de João era da alma, do mais íntimo do seu ser, do espírito.

PORQUE NINGUÉM. Certamente, o pensamento do escritor deste livro deve ter retrocedido as mais longas eras passadas, fixando sua mente nos mais ilustres dos homens de Deus do passado distante, como os heróis da fé, porem, ninguém foi capaz de cumprir aquela missão. Não há dúvida que João deve também ter pensado nos mártires do cristianismo, que deram suas vidas pelo reino, mas ninguém era digno.

FORA ACHADO DIGNO. No capítulo anterior deste livro, João escreveu sobre poderosíssimos seres celestiais, como os seres viventes, que assistiu diretamente diante do trono de Deus, bem como de vinte e quatro anciãos, os mais ilustres dos heróis da fé dos hebreus, e ainda sobre doze representantes mais importantes do cristianismo. Todavia, ninguém estava apto a cumprir o que era necessário se fazer.

DE ABRIR O LIVRO. No primeiro versículo deste capítulo fala exatamente sobre o livro selado com sete selos. Geralmente, os documentos mais importantes da antiguidade eram selados e lacrados, para que somente as pessoas envolvidas pudessem tomar conhecimento do que se tratava tal testamento, acordo e contrato. O livro em foco tinha que ser aberto para que todos tomassem conhecimento do seu conteúdo, pois não há condições de alguém conhecer a mensagem de um livro com ele fechado.

NEM DE O LER. Apesar do livro está escrito por dentro e por fora, mas era o seu conteúdo interior, no seu mais profundo, que as verdades escatológicas viriam a tona. Quando se escreve um livro é para ser lido, porque se assim não for, não passará de uma peça de museu, e João não queria somente contemplar aquele poderoso e misterioso livro da escatologia. No entanto, ninguém pôde ler aquele valioso livro.

NEM DE OLHAR PARA ELE. O choro de João tinha razão de ser, porque este era um problema sem solução, e há quem diga que o vidente se sentiu o mais inútil de todos os seres criados. No versículo anterior tem esta mesma colocação, em que o escritor afirma que ninguém, nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, fora achado digno de olhar para aquele raríssimo livro. Hoje nós temos este livro a nossa disposição, com suas revelações diante de nós, e que devemos lhe dar o devido valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...