sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:19

Apocalipse 2:19 - Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
EU CONHEÇO AS TUAS OBRAS. Para quem estava falando o Senhor Jesus Cristo? Podemos dizer que o primeiro a receber esta mensagem foi o próprio escritor do livro do Apocalipse, João. Certamente que o líder cristão da cidade de Tiatira também pode ter recebido esta palavra. Mas acima de tudo, Cristo fala diretamente com a sua igreja, para quem de fato esta carta estava sendo enviada. Tudo que a igreja de Cristo era e estava fazendo, o Filho de Deus tinha pleno conhecimento. Cristo Jesus é Onisciente.

E O TEU AMOR. Os seguidores de Cristo em Tiatira estavam neste aspecto cumprindo a lei de Cristo, amando ao Senhor Deus Criador de todas as coisas, com todas as suas forças, coração, alma e entendimento, bem como uns aos outros se amavam como recomendam os ensinos de Jesus de Nazaré. E podemos dizer ainda que os escolhidos de Cristo naquela cidade amavam a obra de Deus de forma absoluta e forte mesmo.

E O TEU SERVIÇO. Esta era uma igreja que se colocava a serviço do reino de Deus com inteireza de coração, corpo e alma. Os irmãos também tinha prazer em servir os irmãos uns aos outros, como se todos fossem uma grande família. Além do mais, esta comunidade cristã fazia uma obra de ação social extraordinário em prol da sociedade, não somente levando o evangelho de Cristo, mas praticando ação social pelo outros.

E A TUA FÉ. O rebanho do Senhor Jesus naquela igreja entendeu o significado de Fé, conforme Hebreus 11:1 - Porque a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. Eles viviam o que diz Hebreus 11:6 - Porque sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e é galardoador daqueles que o buscam. Na nova dispensação da graça de Deus, o único elemento que o homem entra é a sua fé.

E A TUA PACIÊNCIA. Neste caso, paciência é a capacidade de esperar, mesmo que aparentemente haja uma pequena ou remota possibilidade de acontecer o que se busca e espera. Em muitos casos, os servos de Deus são provados nesta área de suas vidas, no sentido de se aperfeiçoarem para receberem grandes dádivas da parte de Deus. Antes de dá seus dons, Deus nos capacita para sabermos lidar com as virtudes.

E QUE AS TUAS ÚLTIMAS OBRAS. Até este momento, esta igreja vinha provando do progresso e do desenvolvimento espiritual, ao ponto de ser reconhecida por Cristo Jesus como um povo que avançava em direção ao amadurecimento. O Espírito Santo estava trabalhando de maneira muito forte na vida dos servos de Cristo, no sentido de fazer com que aquela igreja fosse frutífera em todas as suas atividades e obras.

SÃO MAIS DO QUE AS PRIMEIRAS. O indicativo é de que, a obra de Deus em Tiatira tenha começado um tanto devagar, de forma pacata levando as boas novas do reino de Cristo, quase parando em seus trabalhos. Mas que aos poucos foram tomando gosto na obra de Deus, e que agora estavam dando mais fruto do que no início. Cristo se agrada quando ver seu povo completamente envolvido na obra do reino, buscando o reino de Deus em primeiro lugar, bem como pregando com amor o seu evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...