terça-feira, 25 de junho de 2019

Apocalipse 3:3

Apocalipse 3:3 - Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
LEMBRA-TE, POIS. Boa parte daqueles que congregavam na igreja de Sardes estava afetada pela patologia da amnésia, coisa que tem se tornado comum na maioria das pessoas destes últimos dias. Por outro lado esta questão também pode ser aplicada ao que se pode chamar de sono profundo da morte espiritual, o que é natural não lembrar dos deveres espirituais, nem das responsabilidades para com as coisas de Deus. Porem, Cristo chama a responsabilidade dos adormecidos espirituais de Sardes.

DO QUE TENS RECEBIDO. As pessoas que não fazem parte da comunidade cristã, o ser humano natural pode até querer se abster de suas responsabilidades, por não conhecerem toda a verdade. Mas aqueles que estão sempre em contato com a palavra de Deus sabem que Deus tem outorgado muitas dádivas aos que vivem na sua presença. E o Espírito Santo tem dado o seus dons ao povo de Deus e de Cristo Jesus.

E OUVIDO, E GUARDA-O. O Espírito de Deus tem se utilizado dos seus instrumentos, os servos de Cristo, para falar com o povo de Deus, seja por meio da profecia, da palavra de sabedoria ou da palavra do conhecimento. Faz-se necessário que os ouvintes dos ensinos bíblicos possam guardar a palavra ouvida, porque quem assim procede tem todas as chances reais de viverem dignamente na presença de Deus.

E ARREPENDE-TE. Cristo esperava atitudes corretas daqueles que estavam vivendo fora do plano da salvação, com mudanças radicais para aqueles que precisavam se adequar a vontade de Deus. O verdadeiro arrependimento é necessário e urgente para todos aqueles que querem receber o perdão de Deus. Nem tudo está perdido, o que Cristo espera é que as pessoas reconheçam que estão erradas e se arrependam.

E SE NÃO VIGIARES. São muitas as forças negativas que procuram influenciar o ser humano para o pecado e o erro, e com isso, faz-se mais que necessário que os servos de Cristo fiquem espertos, no sentido de não serem manipulados pelas forças do mal, e com isso, caírem na tentação de desagradarem a Deus. Ser vigilante é ficar atento em todas as áreas da vida, para não ser enganado pelo diabo com seus demônios.

VIREI SOBRE TI COMO UM LADRÃO. Cristo se utiliza de uma metáfora para alertar ao povo de Deus em Sardes, sobre sua chegada de surpresa. Na realidade, a vinda de Cristo será algo que vai surpreender até mesmo os discípulos mais prudentes do seu reino, até porque, o Senhor Jesus avisou que ele voltará em um momento em que ninguém saberá. Mas esta vinda também aponta para suas providências previstas.

E NÃO SABERÁS A QUE HORAS SOBRE TI VIREI. No que concerne à metáfora do ladrão, o fato é que o ladrão não avisa a hora em que ele vem para fazer o arrombamento de uma casa, e quando menos se espera, ele já tem alcançado o seu intuito. Em se tratando da vinda de Cristo para tomar a devida providência contra aqueles que vivem errados, não será diferente, porque em muitos dos casos, as pessoas erram, pecam e não tem consciência de que vão prestar conta dos seus erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...