quinta-feira, 20 de junho de 2019

Apocalipse 1:10

Apocalipse 1:10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.
EU. O que o autor deste livro passa a relatar não foi coisa de ouvir falar de terceiros. Ele próprio foi o visionário dos relatos e visões que passa a expor. Supõe-se que este João é o mesmo que escreveu o evangelho de João, bem como as três epístolas pastorais além deste livro do Apocalipse. Ele próprio se denomina de servo de Jesus Cristo no início desta obra escatológica, como também diz ser irmão de todos aqueles que servem ao reino de Deus e de Cristo, sendo testemunha do Senhor Jesus Cristo.

FUI ARREBATADO. O escritor deste livro afirma que foi arrebatado. Esta é uma experiência que poucos seres humanos já passaram por ela, e diz respeito a ser tomado pelos sentidos para uma outra dimensão da existência humana. São experiências espirituais que somente aqueles que são designados por Deus é que tem o privilégio de passarem. Certamente o vidente João saiu do seu corpo físico em sua unidade espiritual para um estágio ou estado de ser avançado, além da esfera material, porem, com plena consciência do que estava vendo e ouvindo.

NO ESPÍRITO. A palavra Espírito dentro do texto a que o autor faz esta citação é usada à primeira letra maiúscula para designar o Espírito de Deus. É correto se dizer que o Espírito Santo foi quem arrebatou o ser espiritual de João para mostrar as revelações que ele passa a ter do Filho de Deus, Jesus Cristo, e de tudo que haverá de acontecer nos tempos do fim, a que se reporta de forma escatológica este livro. Alguns dos profetas do antigo testamente tiveram esta mesma experiência espiritual com Deus. Um exemplo deles foi o profeta Ezequiel, ele quem mais usou esta declaração.

NO DIA DO SENHOR. Este dia do Senhor do qual escreve o escritor e vidente João, pode se referir ao domingo, que foi o dia da ressurreição de Cristo, e que ficou sendo chamado pelos cristãos primitivos como sendo o dia do Senhor. Como também pode ser o dia do arrebatamento da igreja de Cristo Jesus, e ainda pode ser o dia conhecido como o período grande tribulação, que também é conhecido como o dia do julgamento de Deus. É mais provável que este dia do Senhor se refira especificamente ao domingo, pois, este era o dia de reunião e adoração da igreja em seus começos.

E OUVI DETRÁS DE MIM UMA GRANDE VOZ. Certamente o apóstolo se encontrava em estado de êxtase neste momento. Com isso, é bem provável que se encontrasse de olhos fechados e em profunda adoração ao Senhor. Quando de repente foi quebrado o silêncio e ele ouviu uma grande voz. A voz foi ouvida detrás do apóstolo, porque tudo foi inesperado e de súbito. Nisto é que está envolvido o mistério de Deus neste livro.

COMO DE TROMBETA. Esta é uma figura de linguagem que tem algo a nos ensinar sobre fatos que estarão sendo revelados. O toque da trombeta nos fala sobre o anuncio de algo importante que está para acontecer, como também serve de sinal para que, os que á ouvem, possam estar de prontidão para novas incumbências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...