sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:14

Apocalipse 2:14 - Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
MAS ALGUMAS POUCAS COISAS TENHO CONTRA TI. Jesus ver e acompanha tudo que acontece no meio do seu povo, por isso que Ele repete em todas as cartas: Eu conheço as tuas obras. E sabendo Ele dos erros que são aceitos como normais pelos líderes e pelo povo de Deus, o Senhor Jesus alerta que haja mudança para melhor, quanto antes, porque se não houver arrependimento urgente, Ele tomará as devidas providências, no sentido de aplicar a disciplina correta para o devido concerto.

PORQUE TEM LÁ OS QUE SEGUEM. Não eram todos, mas alguns estavam tomando um rumo totalmente contrário às doutrinas cristãs, porque ser discípulo de Cristo é seguir os ensinos que estão contidos na mensagem do evangelho, de acordo com as regras da nova aliança da graça de Deus com sua igreja remida. Ser servo de Cristo, pressupõe-se que a pessoa deixa de seguir o errado para andar nas pisadas de Cristo, o Mestre.

A DOUTRINA DE BALAÃO. De acordo com as tradições judaicas, que passou a ser aceita pelos cristãos também, a doutrina de Balaão era o tipo de ensino que induzia o povo de Deus ao erro. Podemos encontrar algumas referências bíblicas sobre Balaão em Números capítulos 22-24, que o chama de profeta. Já no Novo Testamento temos em 2 Pedro 2:15, Judas 1:11 e esta referência do texto presente de do Apocalipse.

O QUAL ENSINAVA BALAQUE. Tendo Balaque visto a multidão dos filhos de Israel e sabendo que não tinha como vencê-los pela guerra, então, o rei dos moabitas contratou o profeta Balaão para que amaldiçoasse o povo de Israel. E até certo ponto, o profeta se deixou influenciar pelos presentes do rei, ao ponto de tomar atitudes contra o povo de Deus. Balaão se deixou manipular por vantagens pessoais terrenas.

A LANÇAR TROPEÇO DIANTE DOS FILHOS DE ISRAEL. O evento registrado no livro de Números não fala diretamente sobre o que João escreve neste versículo, porem, a tradição judaica trazia consigo este ensino de que foi Balaão quem orientou a Balaque para que fizesse o povo de Israel se desviar para a idolatria e para a prostituição e o próprio povo seria derrotado por seus pecados contra o Deus único e verdadeiro.

PARA QUE COMESSEM DOS SACRIFÍCIOS DA IDOLATRIA. Números 25:1-4 - E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-Peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. Não era permitido que os filhos de Israel se inclinassem para a idolatria pagã.

E SE PROSTITUÍSSEM. Esta prostituição tanto pode ser vista como sendo a própria idolatria, bem como a prostituição sexual, porque os filhos de Israel estavam proibidos de se casarem com mulheres estranhas. Os filhos de Israel se envolveram com a idolatria ao deu dos moabitas Baal-Peor e também a prostituição com as filhas dos moabitas, por meio de Cosbi, filho do príncipe dos moabitas. A idolatria aos ídolos e as imagens de esculturas dos pagãos também é um tipo de prostituição abominável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...