sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 16:5-6

Romanos 16:5-6 - Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo. Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.
SAUDAI TAMBÉM A IGREJA. Neste ponto de sua carta, tem uma certa polêmica, porque é como se Paulo estivesse enviando sua carta para Éfeso, onde antes moravam Priscila e Áquila, e que havia uma igreja congregando nas dependências da casa deles. Na realidade, alguns comentaristas bíblicos chegam a afirmar que o capítulo dezesseis desta carta de Paulo aos Romanos não faz parte da grande carta que compreende do capítulo primeiro ao capítulo quinze, que termina com um “Amém”.

QUE ESTÁ EM SUA CASA. No entanto, nada impede que, agora, neste momento em que Paulo escreve a igreja cristã que estava na cidade de Roma, o nobre casal, Priscila e Áquila já estarem morando na capital do império romano, até porque eles foram alcançados com o evangelho em Roma, foram perseguidores, e tiveram de se mudar para Corinto, onde conheceram a Paulo, depois se mudaram para Éfeso.

SAUDAI A EPÊNETO. Esta é a única ocorrência deste nome em todas as páginas do Novo Testamento, e de conformidade com as tradições cristãs também nada se sabe sobre esta personagem, senão o que é dito pelo próprio apóstolo Paulo a seu respeito. O seu nome está ligado diretamente àquele que interpreta o bom louvor, talvez porque o apóstolo dos gentios tivesse usado seu talento no canto para a obra.

MEU AMADO. O apóstolo dos gentios era de fato um homem muito amoroso com seus amigos de ministério, bem como com todos aqueles que ele ganhava para Cristo e para o reino de Deus. Não é a toda que Paulo construiu um robusto ministério no mundo gentílico consagrado e ordenando ministros do evangelho em várias partes do mundo, isso porque ele sabia valorizar a todos aqueles que eram seus cooperadores.

QUE É AS PRIMÍCIAS DA ACAIA EM CRISTO. Há versões bíblicas que dizem: As primícias da Ásia, que é a Ásia Menor. Mais um indício de que o capítulo dezesseis de Romanos tenha sido enviado para Éfeso e não para Roma. Porem, poderia ser que Epêneto, agora, neste momento, assim como Priscila e Áquila, estivesse do mesmo modo morando em Roma. Epêneto foi um dos primeiros crentes da Ásia Menor.

SAUDAI A MARIA. Há muitas Marias, sobre as quais fala o Novo Testamento, mais seria pura conjectura afirmar que esta Maria citada por Paulo seria uma das Marias mais conhecidas dos evangelhos. É mais honesto se pensar que esta Maria aludida este texto por Paulo seja desconhecida, como quase todos os nomes citados neste capítulo dezesseis de Romanos. A frase seguinte é mostra uma luz sobre esta Maria.

QUE TRABALHOU MUITO POR NÓS. Esta colocação feita por Paulo leva alguns comentaristas a imaginarem que esta Maria seria uma diaconisa que anteriormente sérvio a igreja de Cristo em alguma cidade onde Paulo foi o seu fundador, mas que agora ela servia na igreja de Cristo que ficava na cidade de Roma. São várias as mulheres citadas por Paulo neste capítulo de sua carta, com notável louvor pelos seus serviços prestados a igreja de Cristo, bem como aos ministros do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...