quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:23-24

Romanos 16:23-24 - Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, Tesoureiro da cidade, e também o irmão Quarto. A graça de nosso SENHOR Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
SAÚDA-VOS GAIO, Gaio é um nome um pouco mais conhecido para o tempo da igreja primitiva, porque encontramos algumas referências a Gaio nas páginas do Novo testamento, não tendo como se dizer que seja a mesma pessoa. Em (1 Coríntios 1:14) nos fala a respeito de um certo Gaio que foi batizado por Paulo. Em (Atos 20:4) nos fala também de um certo Gaio que era de Derbe que acompanharia a Paulo na viagem a Jerusalém. E (3 João 1:1) para quem escreve o apóstolo João nesta sua carta.

MEU HOSPEDEIRO, E DE TODA A IGREJA. Tanto o Gaio que foi batizado por Paulo, como o que recebeu a terceira epístola do apóstolo João era pessoa que praticava a hospitalidade, e que certamente dava apoio à igreja que congregava em sua residência. Durante os três primeiros séculos de nossa era cristã, o império romano não permitia que os cristãos construíssem templos dedicados ao cristianismo.

SAÚDA-VOS ERASTO. O nome Erasto quer dizer: Aquele que realmente é amoroso por natureza. Pode-se citar duas referências com este mesmo nome em Atos 19:22 - E, enviando à Macedônia dois daqueles que o serviam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia. 2 Timóteo 4:20 - Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto. Não temos como saber se trata do mesmo Erasto citado aqui.

TESOUREIRO DA CIDADE. Neste caso, os comentaristas ariscam em falar de Erasto que se tornou tesoureiro na cidade de Corinto, porque existem provas históricas a este respeito sobre um certo Erasto que foi tesoureiro em Corinto. O tesoureiro era responsável pelo recolhimento dos impostos e tributos públicos, bem como pela devida aplicação dos recursos para o bem da coletividade, como figura pública.

E TAMBÉM O IRMÃO QUARTO. Nada se sabe nas páginas do Novo Testamento a respeito deste servo de Cristo, além do que é dito neste versículo. Quarto fala a respeito de ele ser o quarto filho homem de uma família. Não podemos deixar passar despercebido que, Quarto era um irmão na fé de Paulo, e com isso, ficamos sabendo que ele fazia parte da igreja remida de nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso irmão na fé.

A GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Não se sabe por que, neste espaço de sua carta, Paulo coloca somente a palavra “graça” sem a palavra paz, haja vista que a igreja de Roma era composta de judeus e gentios convertidos ao cristianismo. Esta graça de Cristo nos fala a respeito dos favores e benefícios que a expiação e propiciação de Cristo proporcionou para todos os moradores do planeta terra, judeus e gentios.

SEJA COM TODOS VÓS. AMÉM. O que o apóstolo dos gentios mais desejava era que os seus leitores fossem ricamente favorecidos com todos os benefícios que o Senhor Jesus veio trazer aos seus remidos. A morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo abril definitivamente a porta da braça para a igreja de Cristo, que é composta por todos os povos, línguas, nações e tribos. O “Amém” de Paulo, neste momento, ainda não era o fim de sua carta, mas fala-nos da aprovação de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...