sexta-feira, 21 de junho de 2019

Apocalipse 1:11

Apocalipse 1:11 - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
QUE DIZIA: EU SOU O ALFA E O ÔMEGA. De conformidade com o evangelho da graça divina, o que pode ser dito sobre o Deus Pai, também pode ser atribuído ao Filho de Deus, Jesus Cristo. Porque pela vida e ministério de Jesus Cristo podemos dizer que os mesmos atributos que são atribuídos a Deus podem ser atribuídos a Cristo. Por isso que podemos dizer que em Cristo Jesus, todas as coisas tem sua origem e nele todas as coisas tem seu porto seguro. Até porque nele e para ele é que foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, porque ele é tudo para todos, ele é o Alfa de tudo.

O PRIMEIRO E O DERRADEIRO. Cristo é o primeiro porque toda a criação veio a existir por ele e antes que todas as coisas viessem a existir ele já era. É isso que nos ensina o mesmo escritor do livro do Apocalipse em seu evangelho João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E quando se afirma que Cristo é o derradeiro é que a eternidade futura de todas as coisas depende do Verbo eterno de Deus, Rei dos reis e Senhor dos senhores.

E O QUE VÊS, ESCREVE-O NUM LIVRO. Mais uma vez o autor sugere de que o conteúdo do livro do Apocalipse foi o produto visionário das revelações de Deus. O vidente João foi arrebatado pelo Espírito Santo de Deus para ver as coisas que hão de acontecerem nos fins dos tempos. O próprio Senhor Jesus não deixou por escrito nenhuma obra literária de cunho religioso, mas depois de sua ascensão as nações celestiais ele orientou aos escritores do Novo Testamento para que escrevessem seus trabalhos em forma de livros ou epístolas. No caso do Apocalipse, ele é chamado de livro, pelo tamanho do seu conteúdo e a importância de sua mensagem escatológica.

E ENVIA-O ÀS SETE IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA. Esta Ásia a que se refere o autor diz respeito à Ásia Menor, que fica atualmente na Turquia asiática. As cidades citadas pelo autor logo em seguida ficavam em um círculo, que começava por Éfeso e se fechava em Laodicéia. Estas cidades foram enumeradas, não pela importância econômica, social ou política que ocupavam, mas sim pelos seus valores espirituais no cristianismo. Não se sabe ao certo se foram escritas cópias deste livro para cada uma destas cidades ou uma única cópia foi sendo repassada de cidade em cidade e de igreja em igreja.

A ÉFESO, E A ESMIRNA, E A PÉRGAMO. A igreja de Éfeso se destacou pela sua fidelidade, pelo seu trabalho e paciência nas perseguições. Ao que tudo indica, Éfeso era a igreja matriz da Ásia Menor. A igreja de Esmirna era uma comunidade cristã sofredora e perseguida. E Pérgamo era uma igreja de fé que não negava a Cristo Jesus.

E A TIATIRA, E A SARDES, E A FILADÉLFIA E A LAODICÉIA. Tiatira era uma igreja de boas obras, cheia de amor, Servia a Cristo com muita fé e paciência. Sardes era uma igreja com muitas dificuldades e deficiências espirituais. Filadélfia era uma Igreja com um desenvolvimento espiritual exemplar, com muitas boas virtudes e Laodicéia era uma igreja que precisava de renovação pela sua mornidão espiritual, morte espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...