sexta-feira, 28 de junho de 2019

Apocalipse 4:9

Apocalipse 4:9 - E, quando os seres viventes davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre.
E QUANDO OS SERES VIVENTES. Algumas versões bíblicas falam em animais, em vez de seres viventes, porem, o correto é o último, que é “seres viventes” ou seres espirituais de grande poder e glória. Estes seres espirituais servem diretamente diante da presença de Deus, como guardiãs do trono da majestade celestial, mantendo a segurança absoluta do ambiente e nada pode suceder de anormal ao redor do trono de Deus. Nada há na terra que possa ser iguais a estes seres celestiais, poderosíssimos.

DAVAM GLÓRIA. Por meio deste capítulo quatro de Apocalipse tomamos conhecimento de várias funções destes elevadíssimos seres espirituais, tais como garantir a segurança da presença de Deus, com seus poderes grandiosos, porque são criados para isto, além de controlar tudo, ao redor do trono. Mas eles também não seção dia e noite, em darem glória ao nome bendito do Deus que esta no seu trono.

E HONRA. João fala a respeito da forma reverente com que estes seres celestiais prestam seu culto de adoração ao Deus Todo-poderoso, Criador dos céus, da terra, do mar, do universo e de tudo que neles há. Se estes seres elevadíssimos em poder rendem honra ao Deus único e verdadeiro, por que os seres humanos frágeis e fracos, mortais não fazem isso? Negar-se a prestar honra a Deus é causa de grandes prejuízos.

E AÇÕES DE GRAÇAS. Ninguém e nem nada do que existe pode se negar a render ações de graças aquele que é o Criador e bem feitor de toda a sua criação. Nada acontece por um acaso ou por obra do destino, o governante universal está sempre por traz de todos os benefícios que nos são favoráveis. E estes seres viventes, que assistem perante o trono de Deus, dá o exemplo de gratidão ao Deus de bondade. E isto é um exemplo para nós seres humanos, que devemos seguir este mesmo exemplo.

AO QUE ESTAVA ASSENTADO NO TRONO. Esta frase, “ao que está assentado sobre o trono”, se repete pro três vezes neste capítulo, destacando a posição mais elevada que se possa imaginar, dada a magnitude de quem ocupa tal posição tão elevada. Quanto à referência ao trono de Deus, isto acontece por mais de doze vezes, falando a respeito do poder ilimitado Daquele que governa sobre todos e sobre tudo que existe.

AO QUE VIVE. Deus é a vida em essência, porque ele é o Alfa e o Ômega de toda a existência. A morte não tem nenhum efeito sobre Deus, até porque ela foi também criada por Deus, estando absolutamente debaixo do controle do Todo-poderoso. O tempo não tem nenhuma influência negativa quanto à pessoa de Deus, porque ele não entra nunca em estado de enfraquecimento ou corruptibilidade, porque Ele é eterno.

PARA TODO O SEMPRE. Esta frase corresponde ao que está escrito no versículo anterior que diz: Ao Todo-poderoso, que era, que é que há de vir. Deus vive para todo o sempre, e isto não fala somente da eternidade futura, mas desde a eternidade passada, Ele sempre existiu. A morte está sobre a terra por conta dos pecados da humanidade, mas ela não chega ao céu de Deus, uma vez que, nas mansões celestiais o que prevalece é vida eterna, principalmente para o Deus que é a fonte de toda vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...