sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 16:3-4

Romanos 16:3-4 - Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus. Os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças, o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios.
SAUDAI A PRISCILA E A ÁQUILA. Final de carta, então Paulo começa sua lista de saudações. É provável que este casal tenha aceito o cristianismo na capital do império romano, mas que por perseguição do governo, tiveram que vir para a Ásia Menor, primeiro para Corinto, onde conheceram o apóstolo Paulo, mas depois foram morar em Éfeso. Já em Éfeso, eles foram os mestres de Apolo, que era um judeu de Alexandrina, mas que aceitou a Cristo como sendo o Messias de Deus e Salvador.

MEUS COOPERADORES. O nobre casal conheceu a Paulo quando este esteve trabalhando na cidade de Corinto, onde ficou na primeira etapa mais ou menos um ano e maio. E posteriormente na cidade de Éfeso, onde o apóstolo dos gentios ficou por mais de três anos trabalhando naquela cidade. Paulo como administrador das igrejas gentílicas era organizado e contava com o auxílio de muitos cooperadores.

EM CRISTO JESUS. Tudo que o apóstolo fazia era em torno da obra de Cristo e para Cristo, conforme aprendemos em Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Esta colocação feita por Paulo nos mostra que Priscila e Áquila trabalhavam com o apóstolo na obra.

OS QUAIS PELA MINHA VIDA. Há quem diga que este casal era bem sucedido economicamente e por conta disto protegia a Paulo dos muitos adversários que lhe perseguiam. Como eles viveram na capital do império, certamente tinham influências políticas com as autoridades, o que facilitava blindar o apóstolo dos gentios de ser preso e até executado. Percebe-se que eles de alguma forma protegiam a Paulo.

EXPUSERAM AS SUAS CABEÇAS. Com isso, Paulo deixa transparecer que Priscila e Áquila chegavam até a correrem risco de vida para protegerem a Paulo dos seus opositores. Enquanto o inimigo estava se utilizado das autoridades do império romano contra a vida de Paulo, Deus por outro lada se utilizava deste casal para dentro do possível proteger o homem de Deus, mesmo que tivesse de se prejudicar.

O QUE NÃO SÓ EU AGRADEÇO. Paulo como sendo um homem justo e temente a Deus de prontidão reconhecia o que Priscila e Áquila fizeram por ele. Agora, como este casal não se encontrava mais em Éfeso, mais por algum motivo em Roma, o apóstolo aproveita para lhes mandar saudações, bem como agradecimentos por tudo que eles fizeram pelo apóstolo dos gentios. Essa é a forma certa de reconhecer e agradecer.

MAS TAMBÉM TODAS AS IGREJAS DOS GENTIOS. Principalmente na cidade de Éfeso, por várias vezes o apóstolo Paulo passou por momentos de prisão e perigo de morte. Como ele era o apóstolo dos gentios, que fazia missões transculturais em todas as partes do mundo gentílico, então, todas as igrejas fundadas por ele e seus amigos de ministério reconheciam que Priscila e Áquila foram importantes na preservação da vida de Paulo, protegendo o apóstolo dos seus inimigos, para continuar sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...