terça-feira, 25 de junho de 2019

Apocalipse 3:1

Apocalipse 3:1 - E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
E AO ANJO DA IGREJA. A falta de compreensão por parte de alguns líderes cristão, no tocante ao que vem a ser o anjo, que quer dizer, mensageiro da igreja, tem feito com que muitos líderes cristãos se achem no direito de se fazerem semideuses. A verdade é que João não podia colocar o nome do líder local, para quem a carta estava sendo encaminhada, então, ele colocou em todas as cartas a função do líder local, que era a de transmitir a mensagem de Deus para a igreja de Cristo, que estava em Sardes

QUE ESTÁ EM SARDES ESCREVE. Como as demais cidades citadas nas cartas deste livro, Sardes era mais uma das províncias romanas, que foi quase que destruída nos começos do primeiro século de nossa era cristã, mas que foi ajudada pelo imperador Tibério, estabelecendo então naquela cidade o culto ao monarca, o que era algo exigido pelas autoridades romanas. Sardes era rica, na extração de ouro do rio Pactolo.

ISTO DIZ O QUE TEM OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS. Há quem diga que João estava escrevendo sobre o que está escrito em Isaías 11:2 - E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. Que na época em que o profeta escreveu esta citada passagem, era uma profecia sobre o Messias de Deus.

E AS SETE ESTRELAS. Estas sete estrelas representa os líderes locais das igrejas para as quais estas cartas estavam sendo enviadas conforme Apocalipse 1:20 - O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. Já em (Apocalipse 1:16), afirma que estas estrelas estão a destra de Cristo. Fala de posição.

CONHEÇO AS TUAS OBRAS. Esta também é uma frase que se repete nas cartas do Apocalipse nos ensinando do acompanhamento que o Senhor Jesus faz de tudo que ocorre nas suas igrejas espalhadas sobre toda a terra. E aqueles que vivem dignamente na presença de Deus se alegram com esta colocação feita por Cristo, ao tomar conhecimento que suas atividades do bem, estão sendo vista por Cristo Jesus.

QUE TENS NOME DE QUE VIVES. Quando atentamos para a interpretação histórica do texto, então, chegamos à conclusão de que, o povo de Deus que estava na cidade de Sardes vivia de aparência, movidos pelo sentimento de hipocrisia. Já a interpretação escatológica desta colocação nos remete a pensar nos tempos posteriores das igrejas reformadas, em que a mornidão espiritual foi prevalecente, principalmente na Europa.

E ESTAIS MORTO. No início da reforma protestante realmente aconteceu um verdadeiro avivamento espiritual, porem, não demorou muito tempo, até que uma onda de morte espiritual fosse notificada em toda a Europa e até na Alemanha, e Estados Unidos posteriormente. A título de hoje, tanto a Europa quanto a América do Norte, pouco se houve falar em uma igreja cristã que represente de verdade a igreja de Cristo, porque a morte espiritual se acentuou e se agravou nestes dois continentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...