quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:26-27

Romanos 16:26-27 - Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé. Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
MAS QUE SE MANIFESTOU AGORA. O escritor está se referindo ao mistério que esteve oculto, mas que pelo evangelho das boas novas veio a se manifestar. Este mistério nos fala do novo Israel de Deus que é a igreja remida de Cristo, que o Filho de Deus resgatou com seu precioso sangue. Este “agora” diz respeito a tudo que vinha acontecendo desde a chegada do Messias de Deus para cumprir todas as promessas que Deus havia feito antes, mas que o Emanuel se manifestou para fazer cumprir.

E SE NOTIFICOU PELAS ESCRITURAS DOS PROFETAS. São muitos as profecias contidas no Velho Testamento falando sobre a manifestação do Messias de Deus sobre a terra, bem como sobre tudo que passaria a vigorar no temo próprio da nova dispensação da graça de Deus. Já no Novo Testamento encontramos inúmeras passagens em que os escritores confirmam o cumprimento das Escrituras dos hebreus.

SEGUNDO O MANDAMENTO DO DEUS ETERNO. Com isso, Paulo vem a dizer que o novo tempo de Deus para os judeus e para os gentios era o cumprimento da vontade de Deus. Israel se fez de inocente, quando da manifestação do Messias prometido por Deus, mas Deus não faz nada, sem antes revelar seus segredos aos seus servos, os profetas (Amos 3:7). De forma que, a nova dispensação é mandamento de Deus.

A TODAS AS NAÇÕES. Haviam profecias da parte de Deus para todas as nações do mundo, e foi isso que Deus prometeu por exemplo ao seu amigo Abraão em Gênesis 22:18 - E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Esta descendência de Abraão, não diz respeito a descendência física, como Isaque e os judeus, mas sim a Cristo Jesus, o Salvador.

PARA A OBEDIÊNCIA DA FÉ. Assim como Abraão foi justificado diante de Deus pela sua fé, do mesmo modo também os que têm fé em Cristo Jesus, são abençoados com o crente Abraão. Gálatas 3:7-9- Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

AO ÚNICO DEUS, SÁBIO SEJA DADA GLÓRIA. Mais uma doxologia em que Paulo exalta ao Deus Todo-poderoso, Ele que é o único Deus verdadeiro, Criador de todas as coisas. O mesmo Deus que é Onisciente, que concentra em se mesmo toda saberia, e o conhecimento de todas as coisas. É a este Deus que redemos toda glória para sempre.

POR JESUS CRISTO PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. É por meio de Cristo Jesus que temos mais do que motivos para o exaltar. Por quê, por Jesus Cristo? Porque foi o Filho de Deus quem efetuou a reconciliação de todos os povos ao Deus único e verdadeiro, uma vez que, Cristo é o Cordeiro de Deus, que realizou a perfeita obra de redenção, por meio de sua propiciação e expiação de si mesmo. Jesus é o próprio Amém de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...