quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:21-22

Romanos 16:21-22 - Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus compatriotas. Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.
SAÚDAM-VOS. Até o versículo anterior, Paulo enviava suas próprias saudações aos seus amigos, conhecidos e conterrâneos, mas agora, em sua carta, também são enviadas saudações dos que estava com ele, neste momento em que esta carta estava sendo escrita. Como o ministério de Paulo, neste mesmo tempo já era robusto, então, era natural que, onde ele estivesse, também estava em sua companhia vários dos seus amigo de ministério e cooperadores da obra de Deus.

TIMÓTEO. Timóteo era filha de mãe judia, porem, de pai gentio. Vinha sendo instruído nas Sagradas Escrituras dos Judeus desde muito jovem, pela sua mãe Eunice e a sua avó Loide, mas nunca se tornou em um convertido ao judaísmo, razão porque ainda era incircunciso quando foi encontrado por Paulo. Ele era nativo de Lista e não de Derbe, como alguns costumam afirmarem. Foi consagrado ao ministério ainda jovem.

MEU COOPERADOR. Na realidade, Timóteo se converteu ao cristianismo por meio das atividades evangelísticas de Paulo, é tanto que ele é chamado pelo apóstolo de meu filho na fé. Foi intensamente instruído por Paulo nas coisas do reino de Deus, sendo consagrado ao ministério ainda bem jovem pelo próprio Paulo. Em muitas das cartas de Paulo ele foi o amanuense, menos desta carta aos Romanos que foi Tércio.

E LÚCIO, JASOM. Lúcio é mais um nome próprio desta lista, e que significa o iluminado, talvez pelo dom de revelação que ele tinha. Há que diga que ele seja o mesmo Lúcio Cirene citado em Atos 13:1. Jasom quer dizer: Aquele que brevemente vai ter o dom de curar. Fala-se que este é o mesmo que em Tessalônica hospedou a Paulo em sua casa, e por conta disto foi maltratado pelos judeus naquela ocasião.

E SOSÍPATRO, MEU COMPATRIOTA. É provável que este Sosípatro se trate do mesmo Sopater de ato 20:4 - E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Conforme a colocação do apóstolo era compatriota de Paulo, ou seja, era assim como Paulo de descendência judaica, como outros citados pelo apóstolo Paulo.

EU, TÉRCIO, QUE ESTA CARTA ESCREVI. O “eu” é enfático, para destacar em separado que o amanuense toma a responsabilidade pessoal de enviar também sua saudação. Tércio quer dizer, o terceiro, talvez por ser o terceiro filho de seus pais, ou por algum cargo que ele ocupava na congregação local. Tércio próprio se intitula de escritor desta carta, onde Paulo citava e ele escrevia. Paulo tinha dificuldades visuais para escrever.

VOS SAÚDO NO SENHOR. Não se sabe se Tércio pediu autorização de Paulo para expor sua saudação pessoal aos leitores desta carta, porem, com isso ficamos sabendo que ele era também conhecido dos irmãos de Roma, caso contrário, não havia necessidade nem de se identificar, nem de muito menos enviar saudações de próprio punho. Quando se fala em saudação em nome do Senhor é que tal correspondência era de cunho religioso, depois, porque era enviada em nome de Cristo, o Amém de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...