sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:5

Apocalipse 2:5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
LEMBRA-TE, POIS. Tudo indica que o povo de Deus na cidade de Éfeso havia sido atingido pelo coma da amnésia profunda, fazendo com que o esquecimento se apossasse de sua mente, chegando a se esquecer de algo que era muito importante para sobrevivência dele. Porem, Cristo não se esquece de nada, tem pleno saber de tudo que envolve o seu povo, e cuida em lembrar daquilo que é necessário para o próprio bem do seu rebanho, isso porque Jesus quer sempre o melhor para todos.

DE ONDE CAÍSTES. O dono da Igreja, Cristo Jesus, fala a respeito do retrocesso que havia acontecido com o seu povo naquela cidade, em termos de não mais fazer o trabalho de evangelismo que antes eles faziam com muito amor, mas que no memento não mais estavam praticando o primeiro amor. De Éfeso, praticamente toda a Ásia Menor foi evangelizada, porque Éfeso era a porta de entrada naquela região.

E ARREPENDE-TE. Não é somente do pecado que nós precisamos nos arrepender, mas também de alguma missão que Deus tem determinado para que venhamos a fazer, mas que por motivos diversos não realizamos. Neste caso, este arrependimento significava que o povo de Deus em Éfeso deveria voltar a ser ativo na obra de Deus, no sentido de fazer missões como dantes havia feito muito bem, no tempo de Paulo.

E PRATICA AS PRIMEIRAS OBRAS. O tempo é carrasco em querer apagar a chama que nos move na obra de Deus, e muitos por conta das lutas e contrariedades chegam a baixar as armas, no sentido de parar ou retroceder, para não mais fazer a vontade de Deus, do mesmo modo de quando somos logo chamados pelo Senhor. Éfeso, ainda no tempo de Paulo, serviu de base missionária para que a Ásia Menor fosse evangelizada.

QUANDO NÃO, BREVEMENTE A TI VIREI. Neste ponto, o Senhor Jesus faz um alerto, em tom de aviso, no sentido de que o destinatário desta carta tomasse uma nova posição, no sentido de retomar a obra que tinha parado, mas que precisava recomeçar urgentemente. Percebe-se que Cristo tinha presa neste negócio, porque grandes prejuízos estavam acontecendo para o reino de Deus por conta da inercia da igreja.

E TIRAREI DO SEU LUGAR O TEU CASTIÇAL. O castiçal sobre o qual o Senhor Jesus se refere era a sua igreja que Ele comprou e remiu com o seu precioso sangue, porque Ele deu a sua vida pela sua igreja amada. Como Éfeso, até então, era a igreja mais forte da Ásia Menor, se o seu povo não despertasse para um avivamento urgente, corria o risco de perder a proeminência. O Senhor Jesus queria o melhor para seu povo em Éfeso.

SE NÃO TE ARREPENDERES. A proposta estava de pé, o Cristo esperava uma atitude positiva do seu povo, no sentido de que ele revesse sua posição de inercia, voltando o que era antes, porque muita gente precisava ser alcançada com o evangelho do reino de Cristo. O problema da inércia poderia causar uma paralisia crônica, e o medicamento estava à disposição do povo de Deus, que era justamente um verdadeiro arrependimento, acordando do sono da preguiça para fazer a obra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...