sábado, 29 de junho de 2019

Apocalipse 5:5

Apocalipse 5:5 - E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
E DISSE-ME UM DOS ANCIÃOS. Os anciãos, apocalipse 4:4 - E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro. Um dos vinte e quatro anciãos, com a permissão de Deus, certamente, se dirige ao vidente João para lhe consolar e fornecer uma palavra de esperança. Este ser iluminado por Deus, mostra um raio fulgurante de luz, uma solução para aquele impasse que fez João chorar.

NÃO CHORES. O choro de João. No versículo anterior diz o seguinte: E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. Mas como não chorar diante de uma situação dramática que se desenhou diante do homem de Deus? É que aquele porta voz de Deus e da comunicação divina, estava preste a mostrar uma saída para o problema que fez o vidente João chorar.

EIS AQUI O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. Leão da tribo de Judá, essa era uma metáfora dos hebreus, que se referia ao Messias, como da tribo de Judá, que profeticamente era comparado ao leão. Gênesis 49:9-10 - Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se, e deita-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Essa era uma profecia Messiânica, sobre Jesus Cristo.

A RAÍZ DE DAVI. 2 Samuel 7:12 - Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Apocalipse 19:16 - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Existem vários outras referências sobre Jesus como filho de Davi. Davi, que também era de Judá.

QUE VENCEU. O Cristo de Deus, que também é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, venceu aos seus inimigos, triunfando sobre eles na cruz do Calvário, porque Ele é o Leão da tribo de Judá. O Filho de Deus venceu a morte, ao ressuscitar de entre os mortos, além de vencer o diabo com os seus demônios, o império das trevas, porque o Redentor do mundo desfez definitivamente as obras do diabo.

PARA ABRIR O LIVRO. Nenhum outro foi achado digno desta tão sublime missão, conforme Apocalipse 5:2-3 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele. Agora, o problema estava resolvido, o impasse desfeito, e o choro do vidente João, poderia cessar de vez.

E DESATAR OS SEUS SETE SELOS. Esta palavra teve o seu fiel cumprimento, conforme aprendemos em Apocalipse 1:1 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo. Os mistérios que estavam ocultos, e os segredos que estavam guardados e selados, a partir de então seriam desvendados, por isso que o livro do apocalipse é chamado de revelação de Jesus Cristo para a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...