sexta-feira, 28 de junho de 2019

Apocalipse 4:7

Apocalipse 4:7 - E o primeiro ser vivente era semelhante a um leão, e o segundo ser vivente semelhante a um boi, e tinha o terceiro ser vivente o rosto como de homem, e o quarto ser vivente era semelhante a uma águia voando.
E O PRIMEIRO. Este versículo é uma réplica do que está escrito em Ezequiel 1:10 - E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro. Neste caso, o profeta está justamente falando sobre os querubins de Deus, a quem ele chama de seres viventes.

SER VIVENTE. Mais uma vez destacamos o fato de que João estava em um ambiente totalmente diferente da terra, nas mansões celestiais, em que ele recebeu revelações e visões da parte de Cristo para escrever tudo que está registrado neste livro. Portanto, o vidente João usa linguagem humana para descrever algo que não tem igual na terra, porem, ele usa termos que são parecidos para fazer sua comunicação.

ERA SEMELHANTE AO LEÃO. O leão é o rei da selva, porque é um animal forte corajoso, que enfrenta qualquer outro tipo de animal, sem medo, mas com a coragem de um devorador dos seus adversários. Como guardião do trono de Deus, este ser vivente tinha que ser forte, com uma coragem inabalável para enfrentar qualquer ameaça ao governo de Deus, pronto a enfrentar qualquer inimigo de Deus e seu reino.

E O SEGUNDO SER VIVENTE SEMELHANTE A UM BOI. O boi é também o animal mais forte dentre os animais domesticáveis, que pode viver em harmonia com os filhos dos homens. Tem um ditado que diz, se o boi soubesse a força que tem não se deixava dominar completamente pelo homem. O segundo ser vivente é descrito por João como alguém que tem uma força extraordinária, mas que é manso e dócil também.

E TINHA O TERCEIRO SER VIVENTE O ROSTO. É bom lembrar que João está descrevendo sobre os querubins, os serafins, os terafins e os ofanins de Deus, estes seres espirituais que assistem diretamente diante do trono da majestade celestial. Quanto a este ser vivente, o vidente atina para o seu resto, porque foi o que mais lhe chamou a atenção, porque o aspecto deste ser espiritual era parecido com o homem.

COMO DE UM HOMEM. O homem é o ser vivo que habita sobre a terra, que pode ser chamado de coroa da criação de Deus. Quando Deus criou a terra, compartilhou do seu governo com o homem, sobre tudo que há sobre nosso planeta. Gênesis 1:26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. O homem é muito importante.

E O QUARTO SER VIVENTE ERA SEMELHANTE A UMA ÁGUIA VOANDO. Um pouco diferente do que escreveu o profeta Ezequiel, João parece por em ordem o que indiretamente ele fala sobre uma hierarquia de poderes na proteção do trono de Deus. O leão fala de algo imbatível, o boi fala de algo muito forte, o homem fala de alguém que representa a criação especial de Deus, e a águia voando fala da proteção celestial, que a tudo contempla. A águia é a representante mais ilustre das aves que voam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...