quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:20

Romanos 16:20 - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.
E O DEUS. Este é o Deus Todo-poderoso, que também é Onipotente, aquele que têm todo poder e realiza tudo que lhe apraz, quando e como ele bem deseja. Também é o Deus Onisciente, que tem pleno e absoluto conhecimento de todas as coisas, porque como o Deus criador de todas as coisas e sabe de tudo que acontece em todos os lugares e em todos os momentos. Este é o Deus Onipresente, que está em todos os lugares ao mesmo tempo. É o Deus grande, mas é aquele que mora nos corações.

DE PAZ. O Deus de paz criou o homem e vinha todos os dias manter comunhão com sua criação lá no jardim do Éden. É o mesmo Deus que chamou seu amigo Abraão para manter plena harmonia com os seus descendentes, os filhos de Israel. É também o mesmo Deus que deu de presente o seu próprio Filho para morrer em nosso lugar, para estabelecer a verdadeira reconciliação do homem para com o seu criador.

ESMAGARÁ EM BREVE SATANÁS. Paulo fala a respeito do adversário de Deus e de Cristo, inimigo da igreja de Cristo e acusador contra os servos de Cristo. Não há dúvida que o escritor se deixa tomar por um sentimento escatológico em que ele faz uma previsão de vitória para a igreja de Cristo, com uma derrota esmagadora sobre o império das trevas. Há quem diga que o apóstolo esteja pensado na volta de Cristo para buscar a igreja do Senhor Jesus ainda em seus dias, como nos esperamos hoje.

DEBAIXO DOS VOSSOS PÉS. Ainda que indiretamente, se percebe que havia alguma situação naquela igreja em que o inimigo estava tendo vantagens sobre os irmãos em Roma. Porem, o apóstolo dos gentios já previa que o adversário seria vencido. Esta expressão usada pelo escritor dizia respeito àquela guerra em que o vencedor subjugava seu inimigo debaixo dos seus pés o humilhando diante de todo o exército.

A GRAÇA DE NOSSO SENHOR. Tendo no início deste versículo falado sobre a paz de Deus, porque esta era a saudação judaica. Agora, Paulo a respeito da graça e Cristo, mas por que o apóstolo fala sobre a graça de Cristo? Porque o Senhor Jesus foi que abril a porta da graça para os gentios. Além do mais, a igreja cristã na cidade de Roma era composta de judeus e gentios, como saudação tinha que falar da graça de Cristo.

JESUS CRISTO. Às vezes lemos Paulo falando somente no nome próprio de Jesus, outras vezes ele fala somente no sobrenome Cristo, porem na grande maioria o apóstolo escreve Jesus Cristo, porque ele tanto fala no homem Jesus de Nazaré, que é o Messias de Deus, mas também quer dá a entender aos seus leitores que Jesus também é o mesmo Emanuel, ou seja, Deus entre os filhos dos homens, o Eterno.

SEJA CONVOSCO. AMÉM. Paulo desejava efetivamente que a paz de Deus, bem como a graça de Cristo estivesse com todos os irmãos, que faziam parte da igreja cristã na capital do império romano, a cidade de Roma. O “Amém” em alguns casos. No final das cartas de Paulo funcionava como assinatura de Cristo, porem, neste caso, é como se Paulo estivesse dizendo aos seus leitores que, o que ele estava escrevendo-lhes tinha a aprovação de Cristo, Ele que também é o Amém de Deus por confirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...