terça-feira, 25 de junho de 2019

Apocalipse 3:7

Apocalipse 3:7 - E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.
E AO ANJO DA IGREJA. Neste mesmo tempo, praticamente todos os principais líderes da igreja primitiva já haviam sido mortos pelas mãos das autoridades do império romano. A perseguição era terrível, de forma que, se Joao falasse o nome do líder local das igrejas, tais líderes seriam presos, torturados e mortos, pelos inimigos do cristianismo, que estavam sendo usados pelo diabo e os seus demônios infernais. É bom lembrar que tais cartas passavam pelas mãos das autoridades romanas.

QUE ESTÁ EM FILADÉLFIA ESCREVE. A palavra Filadélfia fala a respeito do amor fraternal, o que caracteriza a forma carinhosa com que Deus trata o seu povo neste período escatológico. Há uma convergência acentuada entre os comentaristas bíblicos, que nós estamos vivendo o tempo escatológico da igreja descrita a nossa frente. Faz-se necessário observar que esta é uma das igrejas que não tinha defeitos graves.

ISTO DIZ O QUE É SANTO. “Santo” neste caso, é uma colocação que fala de Cristo Jesus como sendo Deus, coisa que na velha dispensação só era dito sobre o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. É inegável que o Novo Testamento tem repetitivas ocorrências em que fala da divindade do Filho de Deus, e neste caso específico, o vidente João nos ensina da impecabilidade do Emanuel de Deus, Cristo.

O QUE É VERDADEIRO. Um dos motivos porque os judeus empreenderam todo o seu ódio contra Jesus de Nazaré foi justamente pelo fato que criaram um movimento negativo de que Jesus era um falso profeta, e que seus poderes era uma fraude. Porem, por tudo que aconteceu com a vida, morte e ressurreição do Filho de Deus, ficou mais do que comprovado que ele é a verdade em essência, como o próprio Deus.

O QUE TEM A CHAVE DE DAVI. Nós que vivemos um tanto distante do que aconteceu no tempo e no reinado de Davi, não temos tanto compreensão desta frase, o quanto os filhos de Israel tinham. Esta chave de Davi fala da chave do tesouro real, que o rei só entregava ao seu homem de confiança, que na realidade era o mordomo real, chamado de Eliaquim. Todavia, isso também fala de Jesus como filho de Davi.

O QUE ABRE, E NINGUÉM FECHA. Estas palavras combinam com o que Jesus falou em Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. E quando fazemos uma interpretação soteriologia do texto, podemos dizer que Cristo tem o poder e a chave que abriu a porta da graça para todas as nações do mundo, cumprindo assim sua missão universal em favor dos chamados gentios.

E FECHA, E NINGUÉM ABRE. Já esta outra colocação referente ao Messias de Deus pode ser compreendida como a mudança da aliança da lei para o novo tempo da aliança da graça salvadora, em que, o povo do velho pacto ficou trancafiado, do ponto de vista das promessas de Deus, até que Cristo cumpra sua missão absoluta para com os gentios. Conforme as previsões do evangelho de Cristo, a porta da graça permanecerá aberta para os gentios, até o grande dia do arrebatamento dos remidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...