sábado, 29 de junho de 2019

Apocalipse 5:6

Apocalipse 5:6 - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
E OLHEI, E EIS QUE ESTAVA NO MEIO DO TRONO. Não há dúvida que, quando o ancião anunciou a João que tinha alguém digno de abrir o livro e desatar seus selos, isso deve ter despertado no vidente, uma vontade grande de ver o Leão da tribo de Judá, o Filho de Davi. A primeira pessoa que estava no centro do trono era o Deus único e verdadeiro, mas na sua destra, junto ao Pai, está o Cordeiro de Deus. Por isso que a Cristo foi dado todo poder na terra, mas também em cima dos céus, porque Ele é Rei.

E DOS QUATRO SERES VIVENTES E ENTRE OS ANCIÃOS. Estes quatros seres viventes, sobre os quais João fala, são anjos poderosos que assistem diante do trono de Deus, que concentram em si grandes poderes, força, sabedoria e visão. Já os anciãos, nos falam dos homens mais ilustres de Israel, mas também do cristianismo. Porem, mais excelente do que os seres viventes e do que os anciãos é Cristo Jesus, o Filho de Deus.

UM CORDEIRO. No seu evangelho João diz: João 1:29-30 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é Aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. Como Cordeiro, Cristo serviu de sacrifício de expiação, levando sobre si mesmo os nossos pecados, porque Ele morreu em nosso lugar.

COMO HAVENDO SIDO MORTO. Antes da vinda do Messias de Deus para redimir a sua igreja, que Ele comprou com seu precioso sangue, Deus estava irado com Israel, por seu povo se encontrar desviados dos seus caminhos, mas principalmente com a humanidade. Alguém precisava fazer o sacrifício de propiciação para aplacar a ira de Deus, e foi justamente isso que o Cordeiro de Deus fez, estabelecendo a reconciliação.

E TINHA SETE CHIFRES E SETE OLHOS. Biblicamente falando, o número sete é um número completo, que também nos fala de plenitude e perfeição. No Velho Testamento, a palavra chifres de animais, fala a respeito de poder, que neste caso, nos ensina sobre o poder de Cristo. Os sete olhos, nos revela sobre o poder de percepção e sabedoria da parte de Cristo, Ele que como Deus, conhece todas as coisas, Onisciente.

QUE SÃO OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS. João já tem descrevido sobre estes sete espíritos de Deus em (Apocalipse 1:4) que diz que estes sete espíritos estão diante do trono de Deus. Em (Apocalipse 3:1), e também em (Apocalipse 4:5), que chama estes sete espíritos de lâmpadas de fogo, que estão diante do trono de Deus. É bom lembrar que, estes sete espíritos citados aqui, não se trata do Espírito Santo de Deus, não.

ENVIADOS A TODA A TERRA. Nas demais referências citadas no parágrafo anterior, estes sete espíritos, que não se trata do Espírito Santo de Deus, estão diante do trono de Deus, no céu. Mas agora, João afirma que, estes mesmos espíritos também são enviados a toda a terra. Certamente são seres espirituais que cumprem na terra missões específicas a serviço do reino de Deus e em favor dos filhos dos homens, conforme aprendemos em (Hebreus 1:14). Podemos dizer que são anjos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...