sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 16:7

Romanos 16:7 - Saudai a Andrônico e a Júnias, meus compatriotas e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.
SAUDAI A ANDRÔNICO. Mais dois nomes poucos conhecidos dentro das páginas do Novo Testamento, porem, não desconhecidos dos líderes do cristianismo, dadas as informações que neste versículo são inseridas a respeito de Andrônico e Júnias. Andrônico quer dizer: Aquele que é sempre vitorioso, certamente por algum tipo de sucesso em sua vida que o caracterizava como tal. É provável que este homem fosse o esposo de Júnias, conforme alguns comentaristas chegam a afirmar, o que deve ser.

E A JÚNIAS. Este é um nome que tanto pode ser atribuído a um homem, como também a uma mulher e se refere ao mês de Junho, mas que também era atribuído a falsa divindade dos gregos chamada juno, que era a esposa de Júpiter. Conforme a tradição do cristianismo Júnia era esposa de Andrônico, eles que provavelmente eram de Jerusalém, por serem pessoas de alta estima dos apóstolos, conterrâneos de Paulo.

MEUS COMPATRIOTAS. Em algumas versões bíblicas aparece a designação de “parentes” o que aponta Andrônico e Júnia como pertencentes a família do apóstolo Paulo, ou apenas um deles. Todavia, é melhor compreender como sendo este casal compatriotas de Paulo, o que nos faz pensar que eles eram judeus, por isso que eles eram bem conhecidos dos apóstolos de Jerusalém, com chance de serem da Judeia.

E MEUS COMPANHEIROS NA PRISÃO. Já este indicativo nos fala a respeito do momento em que Paulo estava na Ásia Menor, provavelmente na cidade de Éfeso, onde ele foi preso algumas vezes. É correto se pensar que Andrônico e Júnia, sua esposa tenham sido presos pelo mesmo motivo que Paulo, por não negarem sua fé em Cristo Jesus. Como a prisão deles foi no mesmo lugar e tempo, ficaram com Paulo.

OS QUAIS SE DISTINGUIRAM. Este nobre casal era de boa reputação e bem conhecido entre as principais lideranças de Jerusalém, razão desta significativa informação da parte de Paulo. Há quem diga que, o esposo, no caso, Andrônico fazia parte daqueles setenta discípulos originais de Cristo. O certo é que eles conviveram com os apóstolos de Jerusalém, provavelmente como pessoas bastante influentes em Jerusalém.

ENTRE OS APÓSTOLOS. Há um certo debate sobre esta colocação de Paulo quanto a Andrônico ter sido um dos apóstolos de Cristo, o que é improvável, a não ser que os setenta discípulos originais também tenham recebido a nomenclatura de apóstolos também. Mas, o que Paulo diz aqui é que este casal eram pessoas que se distinguiram perante os apóstolos de Jerusalém, como pessoas notáveis e boas.

E QUE FORAM ANTES DE MIM EM CRISTO. Esta frase dita pelo apóstolo dos gentios confirma que este casal foram pessoas que tiveram o privilégio de conviveram pessoalmente com o Senhor Jesus, o que leva a muitos pensarem que realmente Andrônico tenha sido um dos setenta discípulos originais de Cristo. Paulo só veio a se converter ao cristianismo um pouco mais tarde, porem, de acordo com suas próprias informações, este casal já servia a Cristo há anos, quando Cristo estava entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...