quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:19

Romanos 16:19 - Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.
QUANTO A VOSSA OBEDIÊNCIA. Apesar de não ser o fundador da igreja cristã que estava na capital do império romano, mas Paulo tinha muito conhecimento das coisas que aconteciam naquela comunidade Cristã. O fato é que ele era o coordenador geral dos trabalhos que se desenvolvia em todo o mundo gentílico, e como tal, tinha seus informantes em todos os lugares onde havia igrejas cristãs. Paulo não fundou esta igreja, porque o império o ameaçava e não o aceitava em Roma de jeito nenhum.

É ELA CONHECIDA. É bem provável que as lideranças da igreja matriz de Jerusalém, sempre estivessem visitando a igreja de Cristo na cidade de Roma, até porque esta era uma igreja importante, por fazer parte da capital do império romano. Como também não há dúvida que os amigos de ministério de Paulo também visitavam aquela comunidade cristã, até enviados pelo apóstolo Paulo para saber das novidades.

DE TODOS. O certo é que, neste mesmo tempo, tempo, tanto no país de Israel e na Palestina, bem como na Ásia e Europa, e ainda onde a comunidade cristã já havia chegado a boa fama da igreja cristã de Roma era conhecida de todos. Acredita-se que esta era uma das comunidades cristãs mais visitadas, por ser a igreja de Cristo que estava na capital do império romano. Quem não conheceu, mas sabia de sua força.

COMPRAZO-ME, POIS EM VÓS. Há uma certa discussão por parte de alguns historiadores do cristianismo, de que a igreja cristã da cidade de Roma estava ligada diretamente as lideranças de Jerusalém. Todavia, esta declaração de Paulo, neste ponto de sua carta, nos faz ver que o apóstolo dos gentios era de fato o seu administrador, porque Roma fazia parte do mundo gentílico. Pode até ser que depois dos anos setenta, quando Jerusalém foi destruída, alguém tenha ido para Roma.

E QUERO QUE SEJAIS SÁBIOS. Neste mesmo tempo, a Grécia era considerada o berço da cultura e do saber, se destacando a cidade de Corinto. Porem, a cidade de Roma por ser a capital do poderoso império político daquela época, buscava por todos os meios importar todas as ciências do saber da própria Grécia. E aqueles que faziam parte da igreja de Cristo, do mesmo modo buscavam o desenvolvimento intelectual.

NO BEM. No entanto, o apóstolo dos gentios mostra um caminho ainda mais excelente na aplicação do conhecimento acumulado, que é utilizar a inteligência e o saber para fazer o bem e a coisa certa. Os cristãos de Roma, além de terem o conhecimento secular, eles também tinha a sabedoria que vem do alto, que é a mais preciosa, desta forma, poderiam superar os cidadãos comuns de Roma em tudo.

MA SIMPLES NO MAL. Geralmente, ou infelizmente, os que são considerados os mais sábios deste mundo, não usam seus conhecimento e suas experiências para causas nobres, mas sim, para coisas fúteis que não levam a nada, senão para o benefício próprio. Jesus foi o pioneiro neste caminho de fazer o bem ao próximo, nos deixando o bom exemplo de como contribuir positivamente para o bem coletivo. Portanto, quem pratica conscientemente o mal contra o seu semelhante não é discípulo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...