quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:10-11

Romanos 16:10-11 - Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.
SAUDAI A APELES. Continua o autor enumerando sua lista de conhecidos, o que não era nada de estranho, uma vez que, Paulo era um missionário transcultural, em que viajava muito e conhecia pessoas de várias partes do mundo. Apeles era um nome próprio, que foi colocado por seu pai, certamente em dedicação ao deus da música, e da poesia dos gregos, chamado Apolo. Há quem diga que este Apeles seria o mesmo Apolo que trabalhou em Corinto e em Éfeso, porem, isso não passa de especulação.

APROVADO EM CRISTO. Esta é uma designação para quem efetivamente trabalhava na obra de Cristo e que sendo submetido a vários testes e provações foi achado aprovado pelos homens, mas acima de tudo por Cristo Jesus. Todavia era pode ser uma colocação feita por Paulo para dar testemunho de que Apeles era um verdadeiro seguidor de Cristo, alguém que com dignidade vivia para Cristo e com Cristo.

SAUDAI AOS DA FAMÍLIA DE ARISTÓBULO. É interessante que Paulo envia saudação aos da família de Aristóbulo e não ao próprio. Baseado nisto é que alguns comentaristas chegam a afirmar que este homem não era cristão, seguidor do evangelho de Cristo, mas apenas os seus familiares. Como também se chega a especular que este homem seria um neto de Herodes o Grande, sem comprovação.

SAUDAI A HERODIÃO. Este é um nome próprio que vem da família dos Herodes, e que quer dizer heroico, valente, nobre. Os Herodes eram uma dinastia aliada dos reis do império romano, que representavam Roma em toda a palestina, inclusive em Israel, nos tempos do próprio Senhor Jesus Cristo. Com isso, fica comprovado que já haviam pessoas das autoridades do império romano que haviam se convertido a Cristo.

MEU COMPATRIOTA. Algumas versões bíblicas contem a palavra “parente” em vez de conterrâneo ou compatriota, o que não pode ser descartada esta possibilidade, porem, o mais correto é dizer que Herodião era um conterrâneo do apóstolo Paulo, alguém que poderia ser judeu ou morador de Israel, ou de Damasco ou Tarso, onde Paulo morou ou nasceu. Seja como for, Herodião era uma pessoa chegada a Paulo.

SAUDAI AOS DA FAMÍLIA DE NARCISO. O mesmo que foi dito sobre Aristóbulo, agora pode ser dito sobre os da casa de Narciso. Provavelmente este homem não era um homem convertido ainda, mas sua família sim, servia a Cristo Jesus. Há quem diga que este Narciso era um jovem encantador, de beleza hipnotizadora, porque este nome só era dado a crianças belas acima da média, mas tudo não passa de conjecturas.

OS QUE ESTÃO NO SENHOR. Por isso que se fala que as saudações de Paulo não foram dirigidas até o momento nem a Aristóbulo, nem muito menos a Narciso, porque não eram convertidos, mas sim aos seus familiares que já faziam parte do verdadeiro cristianismo. Está em Cristo é dizer o que disse o apóstolo Paulo em Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus. Isto sim, é estar em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...