sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:17

Apocalipse 2:17 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA. Esta é uma frase que se repete nas cartas, e que serve de alerta aos que faziam parte das igrejas para as quais tais correspondências foram enviadas. Por isso que antes de chegar aos ouvintes, a carta será entregue ao mensageiro da igreja, o que Jesus chama de “anjo”, não porque o líder local seja um anjo, mas ele era um mensageiro das mensagens as igrejas. A igreja seria ouvinte da mensagem e não leitora da carta. O líder local era responsável em pregar ou ler.

O QUE O ESPÍRITO DIZ AS IGREJAS. Outra curiosidade que é dita nesta colocação é que Cristo iria encher o mensageiro de sua palavra do Espírito Santo, e a mensagem não seria do próprio pregador, mas sim, do Espírito Santo de Deus. Quando o pregador é um verdadeiro servo de Cristo, ele também é um instrumento do Espírito Santo para promover a edificação da igreja de Cristo, por meio de sua mensagem pregada.

AO QUE VENCER. Vencer o quê? No caso da igreja de Pérgamo, os servos de Cristo estavam em uma batalha terrível contra a seita dos nicolaítas, bem como aqueles que estavam semeando as doutrinas de Balaão. Nesta igreja, Satanás investia pesado, é tanto que tinha naquela cidade o seu trono instalado. Mas em linhas gerais, esta mensagem também serve para todos os seguidores de Cristo em todo o mundo.

DAREI A COMER DO MANÁ ESCONDIDO. Na peregrinação pelo deserto, o Deus de Israel sustentou durante muitos anos os judeus com o maná, que se multiplicava a cada dia. Na nova dispensação, Cristo se apresentou como sendo o pão que desceu do céu para dá vida aos seus. No que tange aos sentidos físicos, Cristo está escondido, mas a partir do arrebatamento da igreja, Ele será visivelmente manifesto aos remidos.

E DAR-LHE-EI UMA PEDRA BRANCA. No caso dos sacerdotes de Israel, eles usavam no peitoral uma pedra de diamante, com o nome de Deus gravado nele, mas que não era visto pelo povo, mas somente o sacerdote sabia. Porem, neste caso, certamente é o nome de Cristo Jesus, por ser Ele o Senhor e Sacerdote da igreja, que estará nesta pedra branca. A cor da pedra é significativa, porque fala de pureza e santidade.

E NA PEDRA UM NOVO NOME. Se na antiga dispensação, o sacerdote levava em seu peitoral o nome de Jeová, na nova dispensação que foi inaugurada por Cristo, o novo nome é o nome de Cristo Jesus. E isto nos fala da importância de Cristo na economia de Deus, como sendo o Príncipe do Pai, herdeiro de todas as coisas, Ele que também é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, Portanto, Cristo Jesus é Deus entre nós.

O QUAL NINGUÉM CONHECE SENÃO AQUELE QUE O RECEBE. Esta é a marca de Cristo na vida dos seus escolhidos, que é um mistério individual com cada um daqueles que romperam com o mundo, com as concupiscências carnais e com as influências malignas das trevas para servirem a Cristo e o seu reino neste mundo. Esta mensagem também nos ensina sobre as convicções da alma que os remidos de Cristo têm consigo mesmo da sua chamada para o reino de Deus e para o evangelho de Cristo, o Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...