sábado, 29 de junho de 2019

Apocalipse 5:2-3

Apocalipse 5:2-3 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
E VI UM ANJO FORTE. Destacamos mais uma vez o fato de que, o conteúdo deste livro foi revelado a João por meio de muitas visões, por isso que ele também é conhecido como “o vidente”, por tomar conhecimento de muita coisa que vai acontecer no futuro. Os anjos são seres espirituais que estão a serviço do reino de Deus, como também a serviço daqueles que hão de herdarem a vida eterna. Neste caso específico, não era um anjo qualquer, mas era um anjo poderoso da parte de Deus.

BRADANDO COM GRANDE VOZ. Esta é uma expressão do nosso escritor para falar a respeito do poder de comunicação que este ser espiritual tinha, ao comunicar sua mensagem, nas regiões celestiais. Este anjo, não falava normalmente, mas ele com tamanha autoridade, tinha algo a transmitir a todos, dada a importância de sua mensagem. Lembrando que, o nome anjo, tem o significado de mensageiro de Deus.

QUEM É DIGNO DE ABRIR O LIVRO. Além do sentido da visão, destacado no início deste versículo, João agora se utilizava do sentido da audição, para ouvir a mensagem do poderoso anjo de grande voz. Esta pergunta feita pelo anjo, deve ter causado uma tremenda expectativa no céu, porque era uma indagação relevante que merecia toda atenção, bem como uma resposta precisa, quanto a própria pergunta Feita pelo anjo.

E DE DESATAR OS SEUS SELOS? Abrir o livro, nem tanto, agora, desatar os seus selos, ai era uma outra história, porque a abertura dos selos deste livro importante que João viu a destra de Deus, era algo muito relevante, porque representa o desenrolar de toda a história futura da terra, dos seus moradores e de toda a criação. A partir do próximo capítulo deste livro, começam a ser abertos os selos do livro das revelações.

E NINGUÉM NO CÉU. É claro que este “ninguém” tira fora o Pai, bem como o Filho, e podemos falar também do Espírito Santo. Porem, esta palavra se refere aos seres criados, tanto humanos quanto os próprios anjos de Deus. No capítulo anterior, falou-se de quatro seres celestiais poderosíssimos, e vinte e quatro representantes de Israel e da igreja de Cristo, mas ninguém foi achado digno de abrir o livro nem de o vê-lo.

NEM NA TERRA, NEM DEBAIXO DA TERRA. Se no céu, não foi achado nem um ser criado digno de abrir o livro, nem desatar os seus selos, quanto mais nestes dois lugares citados por João. Ao falar sobre a terra, certamente se refere aos filhos dos homens vivos. Porem, ao se referir aos que estão debaixo da terra, logicamente fala a respeito dos que já partiram desta vida. E mais ainda, sobre o hades ou inferno.

PODIA ABRIR O LIVRO, NEM OLHAR PARA ELE. Percebe-se a expectativa que se gerou neste momento, pelo impasse gerado diante de tal situação, porque João percebe que havia a necessidade de se abrir o livro e seus selos serem abertos, até para que se cumprisse o que estava determinado por Deus sobre o futuro. Esta questão de “olhar para o livro” nos ensina sobre a impossibilidade de quem quer que seja ver o que estava escrito no livro, bem como receber qualquer conhecimento do seu conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...