sábado, 15 de junho de 2019

Romanos 16:2

Romanos 16:2 - Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo.
PARA QUE A RECEBAIS. Neste ponto, Paulo dá a entender que poderia ser que Febe estivesse com carta de mudança de Cencréia para a igreja de Cristo que estava na cidade de Roma, mas isso não se tem como provar. Porem, o mais correto é pensarmos que Febe levava consigo uma carta de recomendação, como o primeiro versículo nos da a entender, do que uma carta de mudança. Seja como for, o mais importante é que Paulo faz boa referência a esta mulher de Deus, como deve ser.

NO SENHOR. Além de Paulo assinar com seu nome, que era um nome muito respeitado como apóstolo dos gentios, ele também colocava como autenticação desta carta de recomendação enviada por Febe, a autoridade do Senhor Jesus que era o dono da igreja, tanto de Cencréia, quanto de Roma. Receber alguém em nome o Senhor Jesus era a mesma coisa que dizer que tal pessoa vivia com Cristo e para Cristo.

COMO CONVÉM AOS SANTOS. Ao receber esta carta das mãos da portadora da mesma, os líderes da igreja cristã na capital do império romano já sabiam de como procederem com a irmã Febe. Esta expressão nos faz entender que os líderes da igreja na cidade de Roma deveriam tratar com maior respeito e consideração à pessoa recomendada, como se fosse a própria pessoa quem a recomendou chegasse por lá.

E A AJUDEIS EM QUALQUER COISA. Esta irmã Febe era de fato uma pessoa muito importante na igreja de Cristo que estava na cidade de Cencréia, bem como uma liderança bastante influente para que Paulo escrevesse desta forma. Certamente o apóstolo dos gentios se sentia muito devedor a esta sua amiga, ao ponto de pedir encarecidamente com o melhor tratamento possível os irmãos de Roma lhe dessem.

QUE DE VÓS NECESSITAR. Podemos conjecturar que Febe não tivesse necessidades materiais, porem, ele precisava mesmo era de uma recepção fraternal de todos que faziam parte da igreja de Cristo em Roma. É provável ainda que ele precisasse de hospitalidade, porque morava distante de Roma, e, portanto, poderia ser que não tivesse parentes na capital do império, nem conhecidos que o acolhesse em sua casa.

PORQUE TEM HOSPEDADO A MUITOS. Ainda que indiretamente, o apóstolo Paulo nos faz saber o tipo de necessidade que Febe precisava das lideranças da igreja cristã na cidade de Roma, que era justamente a hospedagem daquela serva de Deus. Era mais do que justo que se prestasse este serviço a Febe, até em retribuição ao que ela já vinha fazendo em benefício de muitos servos de Cristo e missionários do reino.

COMO TAMBÉM A MIM MESMO. Como Cencréia era uma das principais cidades de apoio portuário de Corinto, então, os principais viajantes que chegavam na importante Corinto tinham que passarem por Cencréia. E como Paulo era um missionário que viajava muito, e Corinto era uma cidade muito visitada por ele, isso nas faz entender que sempre que Paulo passava por Cencréia ficava hospedado na casa de sua amiga Febe. Uma forma de gratidão de Paulo a Febe era lhe recomendar bem aos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...