sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:18

Apocalipse 2:18 - E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente.
E AO ANJO. Este anjo não pode ser um ser espiritual como alguns comentaristas afirmam que possa ser, até porque, para que Cristo se comunicasse com um ser espiritual, não precisava se comunicar por meio de uma carta, que é algo material, como método de comunicação humano. Também não pode ser que o líder local fosse um anjo, porque os anjos são seres espirituais, e não humanos. Os líderes das igrejas para as quais estas cartas estavam sendo enviadas eram seres humanos, mensageiros.

DA IGREJA. Como já temos comentado em momentos anteriores, a igrejas sobre as quais falam estas cartas, não eram organizações religiosas, como temos nos dias de hoje, que mais parecem reinos dos homens, com seus líderes idolatrados pelos seus subordinados. Mas eram comunidades cristãs, que se reunião nas casas dos seus líderes e dos irmãos, para orarem, louvarem e cultuarem a Cristo pelo Espírito Santo.

DE TIATIRA. No capítulo dezesseis de Atos dos Apóstolos nos fala a respeito de Lídia que era uma vendedora de púrpura, que era uma cidadã de Tiatira, ela que ouviu o evangelho por meio de Paulo e se convertera ao cristianismo. Esta era uma mulher muito influente nesta cidade, o que leva a alguns comentaristas a afirmarem que a igreja de Cristo naquele lugar teve de princípio como agente evangelizadora a irmã Lídia. Tiatira ficava no vale fértil do Rio Lico, com forte atividade comercial na região.

ESCREVE. Não só o conteúdo desta carta, mas tudo que está registrado no livro do Apocalipse foi uma revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe concedeu para mostrar aos seus servos as coisas que João viu, as que são e as que depois destas ainda hão de acontecerem. João neste momento estava preso na Ilha de Patmos, e, portanto, não tinha como se comunicar pessoalmente com esta igreja, então, teve que escrever.

ISTO DIZ O FILHO DE DEUS. Esta é uma declaração que nós encontramos dentro da palavra de Deus em muitos lugares. E esta já era uma promessa que Deus profetizou antes mesmo da vinda do Messias de Deus. Portanto, o cumprimento desta promessa é que o anjo do Senhor que apareceu a Maria e a José, disse que o menino seria Filho de Deus, isto porque, Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo de Deus.

QUE TEM SEUS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO. Esta mesma colocação já havia sido escrito sobre o Cristo glorificado em Apocalipse 1:14 - E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo. Já a referência aos olhos fala do conhecimento de Cristo sobre tudo que estava ocorrendo em Tiatira. Mas a questão do fogo, fala do julgamento das coisas erradas, como também da insatisfação da parte de Cristo, com a situação do cristianismo em Tiatira.

E OS PÉS SEMELHANTES AO LATÃO RELUZENTE. Esta colocação do vidente João também pode ser encontrada em Apocalipse 1:15 - E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. O sentido desta palavra, neste texto do Apocalipse é que Cristo fala de sua santidade, o que Ele também exigia dos seus seguidores na cidade de Tiatira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...