quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:25

Romanos 16:25 - Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto.
ORA, ÀQUELE. Encontramos mais uma das doxologias de Paulo, como que o apóstolo se enche do Espírito Santo de Deus e rende a devida glória ao Deus Criador de todas as coisas. O escritor fala a respeito do Deus que justificou Abraão pela sua fé, e que lhe fez promessa de um novo tempo em que com sua graça abençoaria todas as nações do mundo. Este é o Deus de misericórdia que estava cumprindo sua promessa em derramar abundantemente sua graça salvadora, sobre judeus e gentios.

QUE É PODEROSO. Tudo de bom que estava acontecendo naquela mesma época com a igreja de Cristo era a mais forte manifestação do poder operante de Deus, que por meio do seu Filho Jesus estava demostrando a sua Onipotência. A vida e o ministério de Cristo foi à manifestação real do poder de Deus entre os homens, o que continuou por meio dos apóstolos, e Paulo era um exemplo de como Deus operava maravilhas.

PARA VOS CONFIRMAR. A igreja cristã na cidade de Roma era uma das que passava por intensas ondas de perseguições, uma vez que, era onde o império mantinha o controle absoluto sobre todas as atividades dos seus cidadãos. Porem, esta mensagem da parte de Paulo deu ânimo aos irmãos, que em muitos momentos passavam por tremendas pressões, no sentido de negarem a Cristo e a sua fé nas promessas de Deus.

SEGUNDO O MEU EVANGELHO. O evangelho pregado por Paulo era o evangelho da incircuncisão, que era muito diferente do evangelho pregado pelos apóstolos de Jerusalém, eles que pregavam o evangelho da circuncisão. Os apóstolos de Israel estavam vivendo o momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. Já Paulo implantou no mundo gentílico o cristianismo histórico, que permanece até os hoje.

E A PREGAÇÃO DE JESUS CRISTO. O Senhor Jesus Cristo veio para cumprir a lei de Moisés assim como ela era, e assim o fez com fidelidade. Além do mais, o Messias de Deus veio implantar uma profunda reforma do tradicional judaísmo dos judeus, por isso que a vida e o ministério de Cristo teve um impacto muito grande na vida dos hebreus, surgindo assim um novo Israel, que é a igreja remida do Senhor Jesus Cristo.

CONFORME A REVELAÇÃO DO MISTÉRIO. Este “mistério” nos fala sobre a igreja de Cristo, bem como sobre o próprio evangelho das boas novas e também sobre a nova dispensação da graça de Deus que estava acontecendo na verdade desde a manifestação do Emanuel entre os filhos dos homens. Neste mesmo tempo, tudo já estava bem definido sobre as novas operações de Deus, tudo pela sua graça e amor.

QUE DESDE TEMPOS ETERNOS ESTEVE OCULTO. Quando se faz um estudo mais profundo das profecias sobre a vinda do Messias e sobre tudo que já estava projetado sobre a nova dispensação da graça de Deus, então, chegamos à conclusão que o Deus que governa sobre tudo e sobre todos, só estava esperando o tempo próprio, segundo seus desígnios para fazer acontecer o que já dantes estava previsto. O que estava oculto dos filhos dos homens, Deus em Cristo manifestou na plenitude dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...