sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:9

Apocalipse 2:9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
CONHEÇO AS TUAS OBRAS. Esta é uma frase que se repete em todas as sete cartas, em que o Senhor Jesus expressa sua Onisciência, mostrando que tem absoluto conhecimento de tudo que acontece com sua igreja remida. Além do mais, ele diz que anda no meio dos sete castiçais de ouro, ou seja, Ele se faz presente sempre no meio do seu povo, consolando os atribulados e abençoando em tudo, aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas de cima, porque esta é a sua promessa.

E TRIBULAÇÕES. Como a cidade de Esmirna estava voltada diretamente para a adoração aos imperadores e as autoridades locais do império romano, os cristãos daquele lugar tinham que passar por muitas tribulações, uma vez que, o cristão verdadeiro não adora nem venera seres humanos, nem ídolos ou imagens de esculturas. Assim sendo, muitas perseguições se levantavam contra os remidos.

E POBREZA. De acordo com as maldades do império político de Roma, em qualquer lugar em que os cristãos não seguissem as leis injustas das autoridades romanas, então, aqueles que faziam parte do cristianismo eram perseguidos e oprimidos com pesadas cargas tributárias, ao ponto de se tornarem muito pobres economicamente. Essa era uma forma de tornar os cristãos enfraquecidos e dominados pelo império.

MAS TU ÉS RICO. Pobres, mas ricos. De fato, eram pobres economicamente, pelos motivos que já escrevemos, mas diante de Cristo eram ricos. A ótica de Cristo ver as coisas é diferente do que ver o olho e o entendimento dos seres humanos. O que mais conta diante de Cristo são os valores morais e espirituais de um ser humano. Cristo estava contemplando as virtudes dos seus seguidores na cidade de Esmirna, e isso era o mais importante, de que adianta ganhar o mundo todo e perder a alma?

E A BLASFÊMIA DOS QUE SE DIZEM JUDEUS. Uma outra fonte de perseguição vinha justamente dos judaizantes que moravam na cidade de Esmirna contra a igreja de Cristo. Essa blasfêmia sobre a qual João escreve diz respeito ao fato de que, os seguidores do judaísmo negavam peritoricamente de que Cristo Jesus era o Messias prometido por Deus. Será que existe uma acusação mais leviana do que esta?

E NÃO SÃO. Paulo escrevendo uma de suas cartas ele fala sobre o verdadeiro israelita em Romanos 2:28-29 - Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Agora, judeu verdadeiro era aquele que vivia pela fé em Cristo Jesus.

MAS SÃO A SINAGOGA DE SATANÁS. Certamente, havia uma sinagoga judaica na cidade de Esmirna que fazia movimento negativo contra a comunidade cristã naquele lugar. De forma que os elementos judaizantes estavam sendo fortemente usados pelo diabo para guerrearem contra os servos de Cristo. O adversário de Deus, e da igreja de Cristo, Satanás, estava se utilizando das autoridades romanas, bem como dos judeus, contra os filhos de Deus, o mesmo que aconteceu no tempo de Jesus em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...