quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:16-17

Romanos 16:16-17 - Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
SAUDAI-VOS UNS AOS OUTROS. A saudação sempre foi um costume muito antigo entre os povos, seja nas correspondências de uns para com os outros, e temos o caso das cartas de Paulo, bem como em outras do Novo Testamento. Ou pessoalmente quando alguém se encontrava com um parente, amigo ou conhecido. Já entre os judeus a saudação comum era a paz de Deus. Mas entre os cristãos gentios era a graça e a paz de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Paulo achava importante a saudação cristã.

COM SANTO ÓSCULO. O ósculo era algo sagrado para os judeus seguidores do tradicional judaísmo, que era um beijo em um dos lados da face um do outro, e este costume era prevalecente em todas as igrejas do Oriente. Todavia, nas igrejas cristãs do Ocidente, este costume não vingou, por questões culturais. Hoje, o ósculo é uma saudação de um irmão para com o outro, tais como a paz de Deus ou paz do Senhor.

AS IGREJAS DE CRISTO VOS SAÚDAM. Certamente, o escritor fala das igrejas fundadas por ele no mundo gentílico e que contava com sua coordenação geral, e mais especificamente das igrejas regionais onde ele se encontrava neste momento, quem sabe na Ásia Menor, e mais especificamente em Éfeso. Quando se fala sobre “as igrejas” o apóstolo não se refere a templos religiosos, mas sim dos servos de Cristo.

E ROGO-VOS IRMÃOS. Quando Paulo fala em “irmãos” no contexto de suas cartas ele se dirige a todos aqueles que faziam parte da igreja remida de Cristo Jesus, quem sabe baseado no que escreveu João em seu evangelho, em que nos ensina que todos aqueles que aceitam a Cristo como Senhor e Salvador é que são filhos de Deus, aos que creem em sue nome (João 1:11-12), estes são irmãos em Cristo, o Filho de Deus.

QUE NOTEIS OS QUE PROMOVEM DISSENSÕES. Neste mesmo tempo, haviam muitos que se infiltravam no meio da igreja de Cristo com segundas intensões para perturbarem o rebanho do Senhor. Certamente, Paulo fala a respeito dos cristãos legalistas que tentavam impor a lei de Moises para os gentios convertidos ao cristianismo, bem como dos gnósticos que misturavam religião com todas as ciências.

E ESCÂNDALOS CONTRA AS DOUTRINAS QUE APRENDESTES. Apesar de neste momento da história do cristianismo, ainda não contar com um Novo Testamento em coletânea, como temos nos dias de hoje, mas já existiam vários dos documentos escritos dos quais mais tarde foram inseridos nas Escrituras canônicas dos cristãos. O fato é que mesmo de forma oral, as principais doutrinas cristãs já eram conhecidas.

DESVIAI-VOS DELES. Os hereges que promoviam dissensões e escândalos contra as doutrinas cristãs deveriam ser rechaçados do meio do povo de Deus, porque tais pregadores e ensinadores só traziam prejuízos para a igreja de Cristo. Em seus escritos, o apóstolo dos gentios manda que a tais falsos mestres, os irmãos não deveriam nem saudá-los, a fim de lhes oferecerem total desprezo, porque os hereges eram por demais perigosos para os mais simples do rebanho de Cristo e para os fracos na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...