sábado, 22 de junho de 2019

Apocalipse 2:15-16

Apocalipse 2:15-16 - Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
ASSIM TENS TAMBÉM OS QUE SEGUEM A DOUTRINA. A igreja de Cristo sempre foi composta dos que são mais firmes na fé, mas também dos que manquejam e são débeis na fé. O cristianismo em seus começos teve muitas dificuldades até que se construísse um corpo doutrinário sólido como nova religião, por este motivo, alguns vinham para o evangelho, mas queriam participar de determinadas coisas que não eram dignas de vida cristã. Neste mesmo tempo surgiram muitas heresias de homens.

DOS NICOLAÍTAS. Na carta escrita para a igreja em Éfeso, o Senhor Jesus fala a respeito das obras dos nicolaítas, e agora ele alerta sobre a doutrina dos nicolaítas. Na realidade se tradava de uma seita herética que defendia as ideias gnósticas, e que se infiltrava nas igrejas cristãs para transtornar o evangelho de Cristo e confundir o povo de Deus. Os seguidores desta doutrina queriam servir a Cristo e ao mundo também.

O QUE EU ODEIO. Cristo não aceita este tipo de negócio, em que as pessoas se dizem cristãs, mas que não largam as coisas do mundo. A bíblia diz que não tem como alguém servir a dois senhores, quem quiser servir a Cristo, deve renunciar as coisas profanas deste mundo enganador, para buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, amando a Deus acima de qualquer coisa e ao semelhante.

ARREPENDE-TE, POIS. Mudança de atitude é o que Cristo esperava daqueles que, mesmo fazendo parte de sua igreja, queriam do mesmo modo viverem para as coisas da carne e do mundo. Por todos os meios, o Filho de Deus busca salvar as pessoas de seus erros e desvios, o que Ele realmente deseja é que as pessoas reconheçam seus erros, se convertam dos seus caminhos errados e se arrependam de verdade.

QUANDO NÃO EM BREVE VIREI A TI. O Cristo glorificado, e que está assentado à destra de Deus, como Rei dos reis e Senhor dos Senhores está falando de suas atitudes, caso não houvesse arrependimento da parte daqueles que estavam sendo levados pelas doutrinas dos nicolaítas. O aviso e o alerta estavam sendo dados pelo Juiz dos vivos e dos mortos, quando não em breve Ele iria entrar em ação enérgica.

E CONTRA ELES BATALHAREI. Cristo estava desejoso de que ao receberem esta carta, os fracos na fé se compungissem de arrependimento, mudando de atitude para se adequarem as doutrinas cristãs, abandonando as falsas doutrinas dos nicolaítas e deixando de seguirem aos hereges gnósticos. Caso contrário, uma batalha já estava marcada, com resultados previstos de vitória para Cristo e derrota dos hereges da fé.

COM A ESPADA DA MINHA BOCA. Esta é uma expressão cristã que fala a respeito da palavra poderosa de Cristo contra as heresias maléficas dos falsos mestres que se infiltravam no meio do povo de Deus para desviarem os servos de Cristo do verdadeiro evangelho. No início desta carta, Cristo tem a espada aguda de dois fios, e no capítulo primeiro, de sua boca saia uma espada aguda de dois fios. Todas estas expressões representam a palavra de Deus que está com Cristo Jesus, o Verbo (Hebreus 4:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...