quarta-feira, 19 de junho de 2019

Romanos 16:12-13

Romanos 16:12-13 - Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, à qual muito trabalhou no Senhor. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
SAUDAI A TRIFENA E A TRIFOSA. Trifena quer dizer, aquela que é deleitável. Geralmente nos tempos antigos as pessoas mudavam de nome por um apelido por aquilo que a pessoa passava a fazer em sua vida. Já o nome Trifosa significa: Aquela que é delicada. As informações que nos chegam sobre estas duas mulheres são de que elas eram provavelmente gêmeas. Foram lembradas por Paulo, porque certamente eram bem conhecidas do apóstolo, como pessoas dedicadas ao serviço de Cristo.

AS QUAIS TRABALHARAM NO SENHOR. O cristianismo teve significativo avanço no que diz respeito ao envolvimento de mulheres na obra de Deus, isso em comparação ao tradicional judaísmo. Desde a época de Cristo, que se percebe que muitas mulheres dignas foram relevantemente utilizadas no progresso do reino de Deus, como também no ministério de Paulo muitas delas foram bastante úteis na igreja.

SAUDAI À AMADA PÉRSIDE. Antes da vinda de Cristo este era um nome que falava a respeito das mulheres estrangeiras que nasceram na Pérsia, mas que depois, já no tempo de Paulo veio a ser usado pelos gregos e romanos como um nome próprio. Porem, não fica descartada a possibilidade de Paulo ter mandado saudação a esta mulher por ser ela de origem persa. Ela era uma irmã muito querida do apóstolo Paulo.

À QUAL MUITO TRABALHOU NO SENHOR. O mesmo que o escritor diz a respeito de Trifena e Trifosa ela declara sobre Pérside, com paralelo ao que ele diz sobre Maria no versículo seis deste mesmo capítulo. Mas neste caso, o apóstolo dá testemunho de que Pérside trabalhou muito, talvez ela fosse ainda mais dedicada as coisas da obra de Deus, do que as demais citadas pelo grande apóstolo, como fato real e verídico.

SAUDAI A RUFO. Este era um nome próprio que tinha o significado de homem vermelho. No momento em que Cristo levava sua cruz sobre seus ombros, então, os soldados constrangeram a Simão cireneu que levasse a cruz, conforme Marcos 15:21 - E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz. Não sabemos se é o mesmo Rufo.

ELEITO NO SENHOR. Esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios nos faz pensar que este Rufo tenha sido escolhido diretamente por Cristo para fazer parte do seu reino. Razão porque vários comentaristas chegam a afirmarem que este homem de Deus fosse um dos setenta discípulos escolhidos por Cristo em sua grande comissão. No entanto, é mais razoável se pensar na eleição geral dos remidos de Cristo Jesus.

E A SUA MÃE E MINHA. Não se sabe dizer onde Paulo teve uma convivência com Rufo e sua mãe, o que não se pode pesar na cidade de Roma. Se este Rufo é mesmo um dos setenta discípulos de Cristo, não se sabe também como ele agora se encontrava na cidade de Roma, talvez por motivos de perseguições no país de Israel. Paulo chama a mãe de Rufo de sua mãe também, não que Paulo tivesse um irmão por nome de Rufo, mas com certeza o apóstolo estava falando de sua consideração pela mãe de Rufo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...