quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:1

Apocalipse 18:1- E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
E DEPOIS DESTAS COISAS. Um novo capítulo, com novas narrativas, dando continuidade ao assunto queda de Babilônia, mais com novos assuntos a serem tratados, por isso que o escritor começa este novo tema com a palavra “depois”. Que coisas o vidente João se refere? O autor se expressa como se estivesse seguindo um roteiro, ou fatos cronológicos, em que no capítulo anterior ele fala a respeito de como os aliados do anticristo se viraram contra o império religioso de Roma para destruí-lo.

VI DESCER. Mais uma vez o escritor destaca o seu sentido da visão que estava sendo por demais importante no recebimento das revelações dos fatos narrados no livro do Apocalipse, já em outras tantas oportunidade, as informações chegaram por meio da audição. O livro do Apocalipse fala a respeito de algumas coisas que subiram, porque vieram do mar, da terra e até de debaixo da terra. Mas aqui, o anjo desceu do céu.

DO CÉU. Em várias passagens das escrituras, os escritores colocaram a palavra “céus” no plural, porque a cultura judaico-cristã, acredita em vários níveis de céus. Os judeus por exemplo falam a respeito da existência de sete níveis de céus, já os cristãos citam até o terceiro céu. A palavra “céu” no singular é predominante no livro do Apocalipse porque fala a respeito da presença mesmo, do Deus Todo-poderoso. O trono de Deus.

OUTRO ANJO. Um dos sete anjos foi quem começou a anunciar a queda da Babilônia, que é a mulher, mãe das prostituições e abominações da terra, ela que foi o império político de Roma, que se transformou no império religioso de Roma, mas que se tornará em nada, porque será destruída. Mas neste ponto, é outro anjo quem dá continuidade aos detalhes de como a Babilônia misteriosa será finalmente derrotada. Percebe-se que muitos anjos da parte de Deus estão envolvidos nos fatos narrados.

QUE TINHA GRANDE PODER. Na história de Israel se tem uma noção bem clara do poder que tem os anjos de Deus, eles que estão a serviço do reino do Todo-poderoso, e que fazem tudo que o Criador determina. De forma que, este anjo que há de descer do céu a terra, vem carregado do poder outorgado por Deus para executar tudo que Aquele que está assentado sobre seu alto e sublime trono mandar que ele faça.

E A TERRA FOI ILUMINADA. Esse será um tempo na história da humanidade em que as trevas estarão tomando conta do planeta terra completamente, até porque, o governo do mundo terreno está sob o comando de potestades satânicas, por meio do anticristo, bem como por meio os seus aliados. Todavia, com a chegada deste anjo poderoso da parte de Deus, a terra foi iluminada, dissipando a escuridão do mundo.

COM A SUA GLÓRIA. Todo honra e todo glória pertence ao Deus Todo-poderoso e ao seu Cristo, mas o Senhor do céu e da terra, também compartilha de sua glória com os seus anjos, bem como com aqueles que o representa nesta terra. Esta glória do anjo fala a respeito do grande poder de Deus que está derramado sobre a sua presença, e nos ensina sobre a luz de Deus que resplandece por meio do seu representante, que é o seu anjo poderoso. Todos aqueles que estão ligados a Deus tem esse glória também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...