quarta-feira, 3 de julho de 2019

Apocalipse 8:3

Apocalipse 8:3 - E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
E VEIO OUTRO ANJO. O envolvimento dos anjos de Deus nos eventos futuros da escatologia bíblica não é nem uma novidade para quem conhece as Escrituras Sagradas, porque desde a época mais antiga da história da humanidade que estes seres celestiais da parte de Deus interferem na história dos seres humanos, sempre a serviço do reino de Deus. Portanto, nesta nova etapa da grande tribulação serão envolvidos vários anjos de Deus, com o objetivo de executarem tarefas importantes.

E PÔS-SE JUNTO AO ALTAR. Já na antiga dispensação, no que diz respeito ao tabernáculo, havia o autor dos sacrifícios, servidos pelos sacerdotes, e existia o altar da expiação que ficava no santo dos santos, em que somente o sumo sacerdote servia uma vez por ano o sacrifício de expiação. Não temos como saber quais seriam as funções deste altar que é visto pelo vidente João, citado neste versículo bíblico.

TENDO UM INCENSÁRIO DE OUTRO. Já comentamos em (Apocalipse 5:8) sobre as taças de ouro, que tinha funções parecidas do que é dito aqui quanto ao incensário de ouro. No caso do tabernáculo, todos os objetos eram purificados com água, porem, para purificar também o ar e todo o ambiente de celebração, onde se servia o sacrifício se utilizava o incensário, com incensos de várias especiarias purificadoras do ambiente.

E FOI-LHE DADO MUITO INCENSO. Ainda em se tratando do tabernáculo, o que também pode ser dito quanto às celebrações nos templos de Jerusalém, é que no dia da expiação, quando o sacerdote espalhava o incenso sobre o altar, sinalizava como um momento em que todo o povo fazia sistematicamente suas orações a Deus. Por isso que para o povo judeu, o incenso também tem a simbologia de oração dos santos.

PARA O PÔR COM AS ORAÇÕES. Ainda no que concerne aos rituais realizados pelos judeus, o incenso servia como cheiro suave que chegava diante das narinas de Deus. Os hebreus serviam o incenso, juntamente com suas orações para que seus pedidos fossem purificados, com o objetivo de terem acesso ao santo dos santos, que representava a presença de Deus. As nossas orações são aceitas diante de Deus.

DE TODOS OS SANTOS SOBRE O ALTAR DE OURO. No caso do tabernáculo, o que foi copiado também nos templos de Jerusalém, havia o altar de bronze, onde eram servidos os sacrifícios pelos sacerdotes comuns. Mas no santo dos santos havia o altar de ouro, onde era feito o sacrifício de expiação, realizado uma vez por ano pelo sumo sacerdote. No céu só foi visto o altar de ouro, porque é a presença de Deus mesmo.

QUE ESTÁ DIANTE DO TRONO. A cultura religiosa dos hebreus declarava que o tabernáculo, bem como os templos de Jerusalém era miniatura do templo celestial de Deus, em que a crença comum era de que no céu tem os mesmos elementos que haviam no tabernáculo terreno e nos templos de Jerusalém. No caso do nosso texto em foco, o que podemos dizer é que o trono do Deus, que é a sua própria presença é um lugar de adoração de celebração e de culto ao grande Deus, digno de adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...