terça-feira, 6 de agosto de 2019

Atos 2:31-32

Atos 2:31-32 - Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
NESTA PREVISÃO. Pedro se reporta ao que ele falou, Salmos 16:8-10 - Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei. Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Davi não falava a respeito de se mesmo, até porque ele morreu, foi sepultado em Jerusalém e não ressuscitou.

DISSE DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO. Essa era uma profecia messiânica sobre a ressurreição do Messias de Deus, que os filhos de Israel conheciam muito bem, e até aguardavam que realmente acontecesse, o que de fato se deu com Jesus de Nazaré. Uma vez que, ao terceiro dia, conforme o próprio Senhor Jesus havia previsto, Ele ressuscitou. De forma que, Davi, mais ou menos mil anos antes profetizou a respeito.

QUE A SUA ALMA NÃO FOI DEIXADA NO INFERNO. Durante os três dias em que esteve no seio da terra, Cristo Jesus foi levado às partes mais baixas da terra para cumprir missões importantes. No inferno ele pregou sua vitória sobre o pecado, sobre a morte e sobre o diabo. No seio de Abraão, Jesus foi para levar cativo o cativeiro para si mesmo, transportando os justos para o paraíso, lugar de repouso, paz e segurança.

NEM A SUA CARNE VIU A CORRUPÇÃO. Esta colocação feita por Pedro e que fazia parte da profecia messiânica citada por Davi, fazia parte de um provérbio dos hebreus para representar aqueles que perdiam sua memória na sepultura. Com Cristo, isso não poderia acontecer, porque seu corpo não ficaria na sepultura, uma vez que, ele ressuscitou de entre os mortos, e com isso, subiu ao céu, para estar com Deus, o Pai.

DEUS RESSUSCITOU. Atos 10:40-41 - A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse. Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. O grande Deus, Todo-poderoso exerceu o seu grande poder em ressuscitar o seu Filho Jesus Cristo, vencendo assim a morte, o inimigo dos homens e o inferno.

A ESTE JESUS. A vida, o ministério e até a morte de Jesus de Nazaré foram demarcados como provas substancias de que Ele era o Messias prometido por Deus ao seu povo Israel. Porem, se tudo que aconteceu com Jesus até o momento de sua morte não era o suficiente como prova de que Ele era o Messias, então, Deus dá ainda um prova maior de que Jesus era o Messias, o ressuscitando de entre os mortos.

DO QUE TODOS NÓS SOMOS TESTEMUNHAS. Paulo fala a respeito do que é dito neste momento por Pedro em 1 Coríntios 15:4-7 - E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. O que Pedro fala no momento, tem o testemunho dos seguidores de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...