terça-feira, 6 de agosto de 2019

Atos 2:33

Atos 2:33 - De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
DE SORTE QUE. Pedro, um homem simples da Galileia, com muita ousadia e autoridade do Espírito Santo, faz sua grande pregação, explicando o que aconteceu no dia de Pentecostes. A sua retórica tem como finalidade exaltar a pessoa bendita de Cristo Jesus, que na realidade foi o fundador da nova religião, o cristianismo, que estava sendo apresentado ao povo judeu. No dia de Pentecostes, Pedro dá início ao seu ministério de pregação do evangelho da circuncisão, com a pregação aos judeus.

EXALTADO PELA DESTRA DE DEUS. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Enquanto os homens buscaram humilharam a Cristo, porem, o Pai o exaltou soberanamente.

E TENDO RECEBIDO DO PAI. João Batista pregou sobre que Jesus é aquele que batiza com o Espírito Santo, conforme Mateus 3:11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. O que Cristo fez no dia de Pentecostes foi o cumprimento da promessa do Pai.

A PROMESSA. Certamente Pedro se reporta sobre a promessa da qual Joel profetizou como sendo uma palavra profética sobre o Messias de Deus, Jesus Cristo. Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. De fato, essa promessa estava se cumprindo por meio de Cristo Jesus.

DO ESPÍRITO. Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. João 16:7,14 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Glória a Deus por isso.

DERRAMOU ISSO. Pedro se utiliza de uma figura de linguagem que fala exatamente sobre o que aconteceu no dia de Pentecostes, em que a promessa de Joel era o derramamento de Espírito Santo sobre o novo Israel espiritual de Deus, que é a igreja remida de Cristo Jesus. Quando se fala sobre “derramar” compreende-se como algo que vem de cima para baixo, e foi justamente o que aconteceu, isso veio do céu de.

QUE VÓS AGORA VEDES E OUVIS. No Cenáculo, estava acontecendo mais uma reunião com os apóstolos e as principais lideranças do cristianismo, porem, aquele reunião foi a oportunidade propícia para que Cristo derramasse o Espírito Santo sobre todos que estavam no Cenáculo. Então, cheios do Espírito Santo, a igreja começou a falar em línguas estrangeiras, e isso chamou a atenção de todos que estavam em Jerusalém, porque ouviu dos discípulos sobre as maravilhas de Deus e viam o mover do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...