domingo, 11 de agosto de 2019

Atos 2:46

Atos 2:46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
E, PERSEVERANDO. Os ensinamentos de Cristo estavam vivos na mente e no coração de todos aqueles que conviveram com ele e tiveram o privilégio de ouvi-lo pessoalmente, como os apóstolos e os discípulos. Do mesmo modo, os novos convertidos seguiam os ensinamentos transmitidos pelos apóstolos e as lideranças da igreja primitiva. O cristianismo que de princípio foi massacrado pelos judeus e pelas autoridades do império político de Roma, sobrevivia a todas as perseguições.

UNÂNIMES. Verdade é que ainda não havia uma legislação, como o Novo Testamento para que os seguidores do cristianismo seguissem regras práticas como no caso do judaísmo para os filhos de Israel, mas os ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus e retransmitidos pelos apóstolos e os discípulos eram suficiente para que houvesse unanimidade no pensamento e na vida de todos os seguidores de Cristo, o Mestre.

TODOS OS DIAS. O derramamento do Espírito Santo provocou um grande avivamento em que todos que faziam parte da igreja de Cristo estavam bastante empolgados em servirem ao reino de Deus. De fato, a energia do primeiro amor impulsionava aos novos convertidos, no sentido de buscarem com empenho o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima como prioridade de vida diária e sempre.

NO TEMPLO. É preciso lembrar que, até trezentos e treze de nossa era cristã, até onde havia o domínio do império político de Roma, não era permitido construir templos dedicados ao cristianismo pelas autoridades romanas. Desta forma, os cristãos continuavam frequentando o templo de Jerusalém, (para quem estava na capital de Israel), bem como, as reuniões privadas eram feitas nas residências dos irmãos. Certamente, os trabalhos eram feitos, seguindo o exemplo do Senhor Jesus Cristo.

E PARTINDO O PÃO EM CASA. O escritor fala a respeito da Santa Ceia do Senhor, que passou a ser uma ordenança de Senhor Jesus para a sua igreja, em substituição a Páscoa judaica. Assim como os cultos privados da igreja de Cristo eram efetuados nas residências das lideranças do cristianismo, então, a celebração da Ceia do Senhor era feita também nas casas dos cristãos, e não no templo de Jerusalém nem nas sinagogas.

COMIAM JUNTOS COM ALEGRIA. Hoje, as igrejas modernas, por conta da grande quantidade de membros, a Ceia é composta de pequenos pedacinhos de pão, com um pequeno cálice de suco de uva. Mas, no tempo da igreja primitiva, a Santa Ceia do Senhor era uma refeição normal com a participação de todos aqueles que faziam parte do corpo de Cristo. Portanto, a celebração da Ceia do Senhor era uma festa de alegria.

E SINGELEZA DE CORAÇÃO. Apesar da Santa Ceia do Senhor ser um banquete festivo, com muita alegria do povo de Deus, mas havia sinceridade e reverência na celebração deste importante evento da igreja, porque era um momento de relembrar a morte do Cordeiro de Deus em prol da sua igreja remida. Este também era um momento em que todos faziam um exame de consciência por aquilo que fazia e falavam para então pedirem perdão a Deus pelas falhas praticadas, até porque a Ceia é um ato de pureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...