domingo, 11 de agosto de 2019

Atos 2:44-45

Atos 2:44-45 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E TODOS OS QUE CRIAM. O Dr. Lucas fala neste texto sobre um dos elementos fundamentais da nova dispensação que é a fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus, o Messias prometido nas Sagradas Escrituras dos hebreus. A mudança da velha dispensação da lei, que consistia nas boas obras, que nem mesmo os seguidores do judaísmo conseguiram cumprir, agora, requer a fé perfeita em Cristo como suficiente para justificar o pecador diante da justiça de Deus. A fé era quem sustentava a igreja.

ESTAVAM JUNTOS. O Espírito Santo de Deus que estava agindo poderosamente na vida de todos aqueles que agora faziam parte da igreja de Cristo promovia de forma intensa a unidade do povo de Cristo, fazendo com que a lei de Cristo se cumprisse no meio do seu povo, que era o amor a Deus acima de qualquer coisa e ao próximo como a si mesmo. Na igreja se cumpria o ditado que diz, a união faz a força. Aleluia!

E TINHAM TUDO EM COMUM. O movimento de amor fraternal foi tão forte com os cristãos nos primeiros dias da igreja de Cristo, que nunca mais se viu, nem jamais se verá aqui na terra tal prática a ação de amor uns pelos outros. Não havia divisão entre os que confessavam a fé em Cristo, não havia partidarismo, porque todos tinham os mesmos objetivos que era buscar o reino de Deus em primeiro lugar como prioridade.

E VENDIAM SUAS PROPRIEDADES E BENS. Uma das coisas que mais dominava o sentimento dos servos de Cristo naquela época era o desejo de que Jesus voltasse imediatamente para buscar seus discípulos para si mesmo. Movidos por este sentimento de ir morar na nova Jerusalém, os eleitos de Cristo desapegavam dos bens materiais, com o objetivo de socorrerem os que mais precisavam naquele momento.

E REPARTIAM COM TODOS. Uma onda de ação social tomou conta dos corações daqueles que tinham melhores condições financeiras, no sentido de repartirem seus bens com os que mais precisavam. Percebe-se que a igreja primitiva realmente estava em ação, no tocante a cumprir o segundo mandamento da lei de Cristo, amando não somente de palavras, mas com ações concretas, ajudando aos mais necessitados.

SEGUNDO CADA UM. Certamente os apóstolos não estavam preocupados em ganharem dinheiro com o ministério, mas se envolviam cada vez mais em distribuir de forma imparcial os alimentos com os mais carentes. Ninguém que fazia parte da igreja de Cristo passava fome, nem sofria necessidade das coisas básicas, porque as mãos de todos estavam estendidas para ajudar a todos, sem olhar para as diferenças sociais.

HAVIA DE MISTER. A igreja de Cristo que o Dr. Lucas apresenta neste texto, deixou história de como efetivamente praticar o amor fraternal, executando ações efetivas de ajuda comunitária para os que são mais carentes. Neste aspecto, a igreja da atualidade perdeu de vista, os ensinos de Cristo, no que diz respeito a por em prática o amor fraternal para com os necessitados. O egoísmo, o egocentrismo e o individualismo têm tirado dos cristãos da atualidade o foco, no segundo mandamento da lei de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...