terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atos 3:26

Atos 3:26 - Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.
RESSUSCITANDO. Pedro já havia falado para seus ouvintes sobre a ressurreição de Cristo, conforme Atos 3:15 - E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. No que o diabo pensou que era o fim de Cristo, usando os judeus contra o Messias, foi provado que a morte não é o fim, porque Cristo ressuscitou de entre os mortos. E a ressurreição de Cristo passou a ser o exemplo modelo de que, todos aqueles que nesta terra o segue ressuscitarão também.

DEUS. O Deus que ressuscitou a Jesus é o Todo-poderoso, Criador de todas as coisas, Ele que reina, governa e domina sobre todos e sobre tudo. Na ressurreição de Cristo Deus estava provando que Ele é o dono da vida e que ele tem poder sobre a morte. Além do mais, ressuscitando a Cristo, o Onipotente estava vencendo o diabo com os seus demônios, eles que se utilizaram dos judeus e romanos para matarem a Jesus.

A SEU FILHO. Deus ressuscitou a seu Filho Jesus. Quando a raça humana caiu por meio de Adão e Eva, Deus prometeu a redenção por meio do filho da mulher (Gênesis 3:15). Por meio de Isaías Deus prometeu que uma virgem daria a luz um filho (Isaías 7:14). Quando essas promessas se cumpriram, Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo, que não foi gerado por um homem, mas sim, pelo seu Espírito Santo. Cristo é o Filho de Deus.

PRIMEIRO O ENVIOU A VÓS. O evangelho confirma essa declaração de Pedro, em que Cristo veio para o que era seu (João 1:11). Os evangelhos fazem uma demonstração panorâmica de que Jesus, o Filho de Deus exerceu plenamente seu ministério entre os judeus, porque Ele concentrou suas atividades entre o povo de Israel. Quando o Deus de Abraão enviou seu Filho Jesus, Ele deu oportunidade de salvação ao seu povo.

PARA QUE NISSO VOS ABENÇOASSE. A promessa feita por Deus a seu amigo Abraão era de que todas as nações do mundo seriam abençoadas por meio do seu descendente, Cristo Jesus. Mas, antes de abençoar todas as famílias da terra, a benção de Deus chegou aos filhos de Israel. O Senhor Jesus não veio para prejudicar aos judeus, pelo contrário, o Filho de Deus exerceu suas atividades em Israel, com o objetivo de que os seus irmãos, os judeus fossem ricamente abençoados por Ele, Jesus.

NO APARTAR, A CADA UM DE VÓS. De que forma o Filho de Deus queria abençoar aos filhos de Israel? Ensinando aos judeus de que eles estavam no caminho errado e que precisavam de arrependimento, conversão e transformação de vida. O ministério, as pregações e o exemplo que Cristo deu ao seu povo, os judeus, foi para que percebessem que estavam longe do plano de Deus, e que precisavam se converter.

DAS VOSSAS MALDADES. Os cativeiros assírio e babilônico que os filhos de Israel tiveram que passar deveria ter servido de ensinamento para que os hebreus vivessem uma vida de santidade ao Senhor. Agora, estavam sob o domínio do carrasco império político de Roma, mas nem por isso reconheciam de que precisavam se apartar de suas maldades. O Messias veio com a melhor das intenções, mas o que os judeus fizeram? Se voltaram contra o Filho de Deus, condenando-o a morte e morte dolorosa de cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...