terça-feira, 13 de agosto de 2019

Atos 3:25

Atos 3:25 - Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
VÓS SOIS OS FILHOS DOS PROFETAS. Pedro neste momento faz um elogio aos seus ouvintes, por ter ele falado bem dos profetas, que foram mensageiros de Deus para profetizarem a respeito do Messias de Deus, e que seus ouvintes eram filhos de tais profetas. O apelo do pregador era para que sua mensagem tocasse nos corações dos seus ouvintes e eles se igualassem aos antigos profetas que predisseram a respeito do Messias e da nova dispensação da graça de Deus, que já havia chegado para todos.

E DA ALIANÇA QUE DEUS FEZ. Mais uma vez Pedro chama a atenção dos judeus quanto a outra personagem muito importante para os hebreus, que era a pessoa do patriarca Abraão, ele que foi chamado de amigo de Deus. Gênesis 12:3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Essa promessa de Deus Pedro chama de aliança geral.

COM NOSSOS PAIS. A aliança foi feita com o patriarca Abraão, Gênesis 18:18 - Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Confirmada também a Isaque, conforme ficou registrado em (Gênesis 17:19) e renovada ao patriarca Jacó também, de acordo com (Gênesis 28:14). Essa aliança com os pais dos hebreus era por meio do descendente deles, Cristo Jesus.

DIZENDO A ABRAÃO. Paulo escrevendo uma de suas cartas bastante polêmica em combate ao tradicional judaísmo, seguindo o mesmo raciocínio de Pedro, ele fala de Cristo como sendo o descendente de Abraão, Gálatas 3:16 - Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo, Jesus, o Messias.

NA TUA DESCENDÊNCIA. Essa promessa de Deus ao seu amigo Abraão, e chamada por Pedro de aliança, não se cumpriria nos descendentes biológicos do patriarca, ou seja, em Isaque e Jacó, mas sim, na igreja de Cristo. Essa descendência não seria a física, mas sim a espiritual, apontando para os filhos espirituais de Abraão. O descendente era o Messias, Cristo Jesus, que fez nascer o novo Israel espiritual, a igreja. Por meio do descendente de Abrão, Jesus Cristo, nasceu a nova dispensação da graça, pela fé.

SERÃO BENDITAS. A aliança de Deus com Abraão por meio do seu descendente, Cristo Jesus, o Messias, seria para abençoar a todos os povos do mundo, coisa que por meio da aliança mosaica não foi possível, haja vista que, o pacto mosaico foi exclusivista e nacionalista somente com uma nação chamada Israel. No entanto, a nova aliança da graça universal de Deus, chegou a todas as nações do mundo em Cristo, o Redentor.

TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA. Certamente esta declaração da parte de Pedro deve ter causado impacto nos corações dos judeus seus ouvintes, porque os judeus monopolizavam a fé monoteísta, ao ponto de não crerem que os gentios seriam abençoados ricamente pelo Deus de seus pais, Abraão, Isaque e Jacó. Todavia, o cumprimento da promessa feita a Abraão, bem como estas palavras de Pedro passou a ser uma realidade na história da composição da igreja de Cristo em todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...