quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Atos 4:3-4

Atos 4:3-4 - E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
E LANÇARAM MÃO DELES. Pedro e João não estavam fazendo nada de errado, não cometeram nenhum crime perante a lei, pelo contrário, foram usados por Deus para ajudar a uma pobre vida, que desde que veio a este mundo, que era deficiente. Mas a inveja e o ciúme tomou conta dos corações dos sacerdotes, do capitão do templo e dos saduceus, eles que não tinham amor em seus corações para com os necessitados. Percebe-se nisto tudo que o evangelho incomoda aos filhos das trevas e do mal.

E O ENCERRARAM NA PRISÃO. As mesmas perseguições que se levantaram contra os profetas de Deus, contra o pregador da verdade, João Batista, contra o pregador do evangelho, Cristo Jesus, agora, se levantava também contra os representantes do cristianismo, que eram os apóstolos de Cristo. Os sacerdotes, os saduceus e o capitão do templo de Jerusalém usaram do abuso de autoridade para prenderem os apóstolos.

ATÉ O DIA SEGUINTE, SENDO JÁ TARDE. O que o autor deste tratado fez no capítulo anterior foi apenas uma síntese de tudo o que aconteceu durante parte da manha e toda a tarde. Eram nove horas da manha, quando o milagre aconteceu, mas agora, o Dr. Lucas decoara que era já tarde. Certamente já era noite, quando resolveram encerrar na prisão a Pedro e João, para que no dia seguinte resolver o que fazer deles.

MUITOS, POREM, DOS QUE OUVIRAM. A simples leitura do capítulo anterior, não nos mostra a dimensão do discurso que Pedro fez naquele dia, ao ponto de milhares de pessoas terem o privilégio de ouvir as boas novas do evangelho libertador do Senhor Jesus. O milagre teve um impacto forte na vida daqueles que presenciaram o feito, no entanto, a pregação do verdadeiro evangelho da graça é que produziu efeitos.

A PALAVRA. No final de tudo, a libertação do homem que era coxo serviu apenas de plataforma para o grande discurso de Pedro. Não foi o milagre em si que segurou as pessoas ouvindo a palavra, quase um dia inteiro, mas sim, as poderosas palavras do evangelho da libertação. Quem prega o genuíno evangelho, não deve chamar atenção para si mesma, porem, precisa compreender que o evangelho é poderoso em libertar.

CRERAM. Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. O escritor não diz que eles creram porque viram o milagre, mas os ouvintes do evangelho creram porque ouviram o poderoso evangelho de Cristo. A palavra gera fé, porque o evangelho libertador provoca arrependimento, levando os pecadores à transformação de vida. O nosso papel é pregar a palavra e o Espírito Santo convence.

E CHEGOU O NÚMERO DESSES HOMENS A QUASE CINCO MIL. Na primeira pregação de Pedro, registrada no capítulo dois deste mesmo livro, que se deu no dia de Pentecostes, quase três mil vidas se agregaram ao cristianismo. Agora, muito mais pessoas, creram no evangelho libertador do Senhor Jesus. Pedro, que a bem pouco tempo queria voltar as suas atividades profissionais, agora, estava sendo um ganhador de vidas para o reino de Cristo. Somente o evangelho tem o poder de transformar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...